FÓRUM RIO – Diálogos Críticos sobre a Crise
01/08/2017
Carta Convite
Prezadxs dirigentes,
No dia 30 de junho de 2017 foi realizada uma reunião no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo, com a presença de universidades públicas e instituições de pesquisa vinculadas ao MCTIC localizadas no Rio de Janeiro. Após discussão da grave conjuntura brasileira e, particularmente, suas consequências para as instituições universitárias, de ciência e tecnologia e da área cultural, foi consensuada a criação de um Fórum que articulasse as instituições com os setores democráticos da sociedade civil com os seguintes objetivos principais:
a) Estabelecer as bases de uma ação unitária e coordenada das IES e centros de pesquisa públicos, bem como do conjunto da comunidade acadêmico-científica;
b) Promover, através de iniciativas unitárias, a discussão, formulação e ação, de modo a contribuir para a superação da crise nacional, preservando os direitos sociais conquistados nas últimas décadas, nos marcos de um estado de direito democrático e republicano;
c) Discutir, elaborar e implementar formas unitárias de ação em defesa da preservação das condições (orçamentárias e institucionais) de manutenção e desenvolvimento das instituições de ensino e pesquisa;
d) Promover ciclo de debates e constituição de um amplo, diverso e unitário Fórum que integre também importantes instituições da sociedade civil democrática – numa espécie de combinação das experiências do “Ciência 6 e Meia” e os “Debates do Teatro Casa Grande”.
Ficou acertada nova reunião dos reitores, dirigentes das ICT e de representantes da sociedade civil democrática para o dia 1 de Agosto as 16 horas no Fórum de Ciência e Cultura, localizado na Av. Rui Barbosa, 762.
Pauta: Manifesto de Lançamento do Fórum, Definição de temas dos primeiros debates, Comissão Organizadora dos Eventos, Calendário 2017-2.
Não podemos nos dispersar! As ações unificadas em prol da ciência, tecnologia, educação e de um porvir democrático para o país contribuirão para a compreensão coletiva da crise e, por isso, para a sua superação! Aguardamos vocês!
Roberto Leher
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]