O Boletim da ANPUR surgiu como parte da política editorial já durante a primeira diretoria (1984-1986), refletindo a demanda por uma publicação periódica que informasse os membros sobre as atividades da Associação, reunindo também textos escritos pelos pesquisadores. Nesse primeiro momento, não havia periodicidade definida e o formato era uma espécie de “carta circular” entre os programas.

Entre 1989-1991 o Boletim foi redesenhado, passando a ser impresso como órgão informativo quadrimestral, editado pela diretoria, sob os cuidados do professor Philip Gunn (secretário geral da ANPUR entre 1989-1991). Neste momento, a estrutura continha sempre um editorial; um ou dois artigos de conjuntura; relatos e programas de eventos nacionais e internacionais; informações sobre livros, revistas e boletins publicados recentemente; listas de teses e dissertações defendidas nos programas associados; e uma última seção de notas e comunicações, conforme descreve o então presidente, professor Celso Monteiro Lamparelli. Consolidado como uma das principais publicações da ANPUR, o Boletim apresentava conteúdos fundamentais para a consolidação dos estudos urbanos, como o “Catálogo da Área” e o “Catálogo de Teses”, este elaborado por Lícia Valladares e sua equipe do Urbandata.

Entre 1993-1995, o Boletim assumiu a importante função de divulgação e discussão das propostas para a reforma dos estatutos da ANPUR. Com quatro números publicados no período, o Boletim deu “ampla divulgação às atividades de filiados e associados, levando a cada um as informações indispensáveis para mantê-los ligados à Associação”, afirma Wrana Panizzi, presidente na época.

Na gestão seguinte (1995-1997), a preocupação foi regularizar a periodicidade do Boletim e atualizar a sua lista de endereços. Consolidado “como um efetivo instrumento de informação e intercâmbio da comunidade”, segundo Carlos Vainer (presidente no biênio), naquele momento surgiu a proposta de disponibilizá-lo no formato online, através do lançamento de um sítio eletrônico da ANPUR.

Em 2000 foi lançado o site, juntamente com o novo logotipo da Associação, e o primeiro número do Mural ANPUR, em abril. O envio sistemático de um informativo em versão eletrônica só ocorreu a partir de 2006, quando o Boletim foi relançado, com objetivo de tornar-se um instrumento de informação ágil e comunicação entre os membros, especialmente no contexto do expressivo crescimento no número de programas associados e filiados, segundo Ana Fernandes (presidente entre 2005-2007). Com periodicidade mensal, as edições eletrônicas assumiram uma nova numeração e, entre 2005 e 2009, foram publicados 20 números em formato PDF. Entre 2007 e 2009, a gestão da professora Edna Castro deu continuidade à campanha de recuperação da coleção dos antigos Boletins impressos.

Retomamos no contexto das comemorações pelos 40 anos da ANPUR (gestão 2021-2023) a exitosa trajetória de divulgação periódica das atividades da Associação através do Boletim da ANPUR. Com periodicidade mensal, a nova newsletter, totalmente digital, é composta por uma mensagem da Diretoria, as principais notícias publicadas no site e redes sociais, como chamadas, editais, eventos e publicações da área, além da agenda do mês.

Esperamos, com o novo Boletim da ANPUR, estabelecer um contato direto com docentes, pesquisadores e discentes de todos os programas filiados à associação.

*Informações históricas retiradas do livro “Estudos urbanos e regionais no Brasil, 1983-2013: a trajetória de um campo disciplinar e de sua associação nacional”.

Para além dos Encontros Nacionais, a ANPUR realiza, a cada dois anos, os Seminários Nacionais de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais – SEPEPUR. Em 2022, a iniciativa incorporou “Extensão” em seu enunciado: Seminário de Avaliação do Ensino, Pesquisa & Extensão em Estudos Urbanos e Regionais.

Os Seminários, realizados em anos intercalados em relação aos ENANPURs, contam com a presença dos coordenadores e representantes de todos os Programas de Pós-Graduação e Centros de Pesquisa filiados e associados, de muitos de seus professores e estudantes, de representantes das agências públicas do Sistema Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Pesquisa, procurando consolidar o amplo esforço reflexivo da ANPUR.

O I SEPEPUR, realizado em São Paulo-SP (2002), trouxe como pauta de discussão os impasses da ampliação da formação de terceiro grau e a relação entre o ensino público e o ensino privado. O evento procurou discutir a dualidade entre a formação crítica da universidade pública e a formação para o mercado da universidade privada, indagando sobre a possibilidade da independência da pesquisa numa universidade não pública.

O II SEPEPUR, ocorrido em Belo Horizonte-MG (2004), debateu as tendências e implicações da internacionalização do ensino, a interação entre a pesquisa acadêmica e a sociedade civil, as redes e grupos de pesquisa e cooperação interinstitucional.

O III SEPEPUR, realizado em Salvador-BA (2006), discutiu as perspectivas da área frente às diretrizes colocadas pelo Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010, considerando a implantação da reforma universitária, as diretrizes de fomento à pesquisa no país e as potencialidades e limites dos formatos para a Pós-Graduação stricto-sensu.

O IV SEPEPUR, ocorrido em Belém-PA (2008), levantou os seguintes temas para discussão: a interação junto à sociedade civil, metodologias de ensino, internacionalização e visibilidade dos programas, procurando construir uma agenda de pesquisa e ensino para a área.

O V SEPEPUR, realizado em Florianópolis-SC (2010), explorou o papel da universidade frente à fragilização de paradigmas e a atualização do pensamento sobre a cidade, a região e o território como reflexão para o ensino e pesquisa da área. 

O VI SEPEPUR, ocorrido em Brasília-DF (2012), avaliou as propostas dos cursos de pós-graduação da área em relação às políticas e demandas dos Ministérios da Integração Nacional, das Cidades e do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, analisando o papel das universidades na formação do pensamento sobre as cidades e sobre o habitat, com o intuito de formular diretrizes para uma política da área urbana e regional.

O VII SEPEPUR, novamente realizado em São Paulo-SP (2014), teve como tema central o problemático diálogo entre o perfil consolidado da área e os desafios emergentes que questionam e apontam para novas demandas relativas ao ensino e à pesquisa em estudos urbanos e planejamento urbano e regional.

O VIII SEPEPUR, realizado em Porto Alegre-RS (2016), recolocou em pauta a formação para o planejamento territorial em suas diferentes expressões acadêmicas – doutorados e mestrados acadêmicos, mestrados profissionais, relação dessas formações com cursos de graduação de diferentes áreas, como arquitetura e urbanismo, economia, geografia e sociologia –, enfatizando a importância do diálogo sul-sul frente aos problemas vividos pelas metrópoles e instituições de ensino superior sul-americanas.

Em 2018 foi realizado o IX SEPEPUR em Campinas-SP, com o tema “O Planejamento Urbano e Regional em tempos de crise: mobilização, criatividade e resistência”. O seminário procurou relacionar o ensino, a pesquisa e a extensão aos desafios contemporâneos no contexto de crise institucional e política. 

O X SEPEPUR, programado para acontecer em maio de 2020, na Praia da Pipa-RN, precisou ser adiado em função da pandemia de Covid-19. O evento foi finalmente realizado de forma remota, entre os meses de agosto e setembro de 2020. Com o tema “Desenvolvimento e Contradição no Brasil de Hoje”, o seminário propiciou o debate sobre o enfrentamento emergencial da crise sanitária no âmbito do ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos urbanos, mas também da permanente crise institucional.

Programado para acontecer de forma presencial, em São Paulo-SP, em novembro de 2022, o XI Seminário de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Estudos Urbanos e Regionais deverá discutir os desafios e as perspectivas do atual Sistema Nacional de Pós-graduação no campo dos estudos urbanos e planejamento, inclusive no que diz respeito à estrutura, avaliação e financiamento.

Boletins da ANPUR (2024-2022)

Março
2024
Fevereiro
2024
Janeiro
2024
Dezembro
2023
Novembro
2023
Outubro
2023
Setembro
2023
Agosto
2023
Julho
2023
Junho
2023
Maio
2023
Abril
2023
Março
2023
Fevereiro
2023
Janeiro
2023
Dezembro
2022
Novembro
2022
Outubro
2022
Setembro
2022
Agosto
2022
Julho
2022

Boletins da ANPUR (2008-2006)

Dez./Jan.
2007/2008
Set./Nov.
2007
Julho/Agosto
2007
Maio/Junho
2007
Abril
2007
Março
2007
Fevereiro
2007
Janeiro
2007
Dezembro
2006
Novembro
2006
Outubro
2006
Setembro
2006
Agosto
2006
Julho
2006
Junho
2006
Maio
2006

Mural ANPUR (2000)

Abril
2000