METODOLÓGICAS CEM – Cursos, oficinas e seminários metodológicos do Centro de Estudos da Metrópole – CEM
24/08/2015
No segundo semestre de 2015, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) promove a série de eventos Metodológicas CEM, que inclui cursos, oficinas e seminários.
Trata-se de uma série de eventos que busca promover a reflexão metodológica plural, oferecendo subsídio a pesquisas multimétodos. Esta se constitui em uma das características centrais da produção do Centro e, neste sentido, no segundo semestre de 2015, o CEM prossegue compartilhando seus avanços metodológicos por meio de Cursos, Seminários e Oficinas sobre Metodologia abertos a pesquisadores e estudantes interessados.
Os eventos são de curta duração, sendo organizados e apresentados por pesquisadores do CEM e professores convidados tendo em vista as suas linhas de pesquisas convergentes com as do Centro.
A programação (ver cartaz abaixo) inclui os seguintes cursos e oficinas (além de seminários):
– Curso de Introdução à Análise de Regressão: voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em áreas das Ciências Sociais. Objetivos: Introduzir a técnica de análise de regressão múltipla. A finalidade do curso é principalmente prática, no entanto, em alguns momentos faremos pequenas demonstrações e derivações de fórmulas. Com isso, espera-se que o aluno tenha maior domínio sobre os pressupostos da técnica e maior fluência nas notações matemáticas, o que é fundamental para a leitura e compreensão de trabalhos que aplicam a técnica. Pré-requisitos: Introdução a Estatística: a) Medidas de tendência central, dispersão e posição; b) representações gráficas; noções de probabilidade (em especial, propriedades das distribuições de bernoulli, binomial e normal); medidas de associação e correlação; noções de inferência estatística (população e amostra, testes de hipótese para médias e proporções, noções intuitivas sobre a Lei dos Grandes Números e o Teorema do Limite Central). Área do conhecimento: Ciências Sociais
– Curso de Geoprocessamento com Terraview Política Social: voltado para o público em geral, estudantes e profissionais com formações diversas. Objetivos: proporciona uma visão geral do sistema, tanto do ponto de vista conceitual como prático. Propicia conhecer as funcionalidades básicas e habilitação para explorar as possibilidades de apresentação e de análise espacial de dados sociais, econômicos e demográficos, proporcionadas pelo programa e pelas bases de dados disponíveis. Ao final do treinamento, espera-se que os participantes possam visualizar, pesquisar e analisar dados geográficos e tabulares, além de gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica. Pré-requisitos: conhecimento básico de informática. Área do conhecimento: Geografia. Inscrições pelo site.
– Oficina de etnografia urbana: Entre a indeterminação, a rotinização e a crise das UPPs: Público alvo: estudantes, pesquisadores, profissionais da área social. Objetivo: Apresentar e debater a possibilidade de se pensar na etnografia como uma investigação que acompanha e analisa “processos de investigação” (no sentido proposto por John Dewey) realizados pelos próprios pesquisados. Como exemplo, será exposta uma etnografia feita junto a moradores de favelas, policias e traficantes de drogas que tiveram suas rotinas diretamente afetadas pela inauguração das primeiras Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) no Rio de Janeiro. Pré-requisitos (graduação): não. Área de conhecimento: Ciências Sociais.
– Curso Introdução à Análise de Redes Sociais (ASR): voltado a alunos de graduação e pós graduação em Ciências Sociais, Gestão de Políticas Públicas e áreas humanas afins. Objetivos: apresentar conceitos gerais da análise de redes sociais (ARS), incluindo as potencialidades dessa metodologia, os modos de operacionalização de pesquisas com utilização de ARS e as limitações dessa abordagem, de modo a permitir que os participantes do curso sejam capazes de utilizar essa metodologia em suas pesquisas. Pré-requisitos: noções básicas de Excel. Área do conhecimento: Ciências Sociais.
– Oficina ‘Qualitative Comparative Analysis (QCA): Público alvo: estudantes, pesquisadores. Objetivo: apresentar QCA como abordagem metodológica que permite fazer sistemáticas comparações entre o número pequeno ou intermediário de casos de modo a encontrar explicações parcimoniosas e sem abdicar da riqueza e complexidade de estudos de caso. Pré-requisitos: não. Área de conhecimento: Ciências Sociais.
– Curso Etnografias Urbanas: epistemologia, experiência, exercício: Público alvo: estudantes, pesquisadores, profissionais da área social. Objetivo:apresentar e exercitar fundamentos da etnografia urbana – de sua tradição aos seus procedimentos básicos, debatendo sua atualidade e relevância para a pesquisa e intervenção social. Pré-requisitos (graduação): não. Área de conhecimento: Ciências Sociais.
Veja a seguir o cartaz com a programação completa, bem como os locais dos eventos, todos presenciais, que ocorrerão na Cidade Universitária/USP (Butantã) ou no CEM/Cebrap (Vila Mariana). Aberta a todos os interessados observando-se os pré-requisitos em alguns casos.
[/et_pb_text][et_pb_image _builder_version=”3.0.64″ src=”https://anpur.org.br/wp-content/uploads/2017/07/metodologicas.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” sticky=”off” align=”left” always_center_on_mobile=”on” border_style=”solid” force_fullwidth=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]Mais informações no site do CEM.
O arquivo em pdf com a programação pode ser baixado aqui
Ximena I. León Contrera
Comunicação Institucional/Centro de Estudos da Metrópole – CEM
http://www.fflch.usp.br/centrodametropole
Fone: (11) 5574-0399 ramal 128 (CEBRAP)
ximena@cmetropole.org.br
http://twitter.com/CEM_CMS
Facebook