Categorias:

Compartilhe

47ª Roda de Conversa da Escola em Transe

06/07/2021

Veja o comunicado da organização do evento:

“Amigas e amigos,
“Assessoria técnica aos movimentos sociais: do chão ao teto, a extensão do morar” é o tema da quadragésima sétima Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe, a se realizar nesta sexta-feira, 9 de julho, de modo virtual, a partir das 16h.
Vivemos tempos de recrudescimento da ação de grupos dominantes sobre o espaço da cidade e o território. O problema habitacional não se limita mais à ausência de uma política de produção de moradias, que acompanhe o crescimento populacional com a qualidade e a infraestrutura que o direito social há muito reserva a todos os cidadãos.
Hoje, a ausência da ação pública tem contribuído decisivamente para o crescimento da sub-habitação, das obras sem acompanhamento técnico e do surgimento de conjuntos habitacionais produzidos de forma irregular por construtores clandestinos, entre outros personagens do universo paralelo de milicianos e outros quadrilheiros. Nessas condições, o risco à vida em acidentes causados por vícios de construção, que passam a povoar o noticiário, é o novo atributo da omissão governamental.
Diante disto, cresce em importância e urgência a participação da universidade pública, em compartilhar conhecimentos e recursos em favor dos movimentos sociais que hoje lutam pela habitação popular e sua prioridade na política urbana, assim como pelo direito à terra.
Ao mesmo tempo, a assessoria técnica, como extensão universitária, acrescenta aprendizado prático complementar ao ensino oferecido em sala-de-aula, de grande importância para a formação profissional do estudante.
Para debater tema tão amplo e relevante que transcende o cotidiano didático da vida acadêmica, a partir de experiências já vividas ou em andamento, convidamos:
Regina Bienenstein – NEPHU e PPGAU UFF;
Simone Polli / José Ricardo Vargas de Faria – Observatório de Conflitos, UTFPR e UFPR;
Liza Maria Souza de Andrade – Periférico e PPG – FAU UnB;
Além destes, somos todos convidados!
47ª Roda de Conversa: “Assessoria técnica aos movimentos sociais: do chão ao teto, a extensão do morar”
Somos tod@s convidad@s! Somos tod@s protagonistas!
Sexta-feira – 09/07/2021 às 16h
Link para inscrição até as 16h: https://forms.gle/xBXVBbumfVcCX5Xa9