Categorias:

Compartilhe

Presidente da ANPUR comenta o relançamento do Programa Minha Casa Minha Vida

16/02/2023

A presidente da ANPUR (2021-2023), Camila D’Ottaviano (FAUUSP), foi uma das especialistas entrevistadas pelo Brasil de Fato para comentar o relançamento do Programa Minha Casa Minha Vida, ocorrido no último dia 14, em Santo Amaro (BA). Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma nova versão de programa habitacional, sob expectativas de subsídios e melhorias.

Segundo D’Ottaviano, o foco na baixa renda e a participação de entidades sociais no MCMV foram suas mais positivas características, possibilitando que pessoas mais pobres conseguissem comprar um imóvel próprio regularizado. A pesquisadora destaca, no entanto, que movimentos sociais entregaram ao novo governo uma série de apontamentos para que o MCMV venha melhorado.

Outro especialista entrevistado foi Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ), que também integra a diretoria da ANPUR (2021-2023). Oliveira destacou a importância da retomada de investimento do governo na habitação popular em um país que tem déficit habitacional de cerca de 6 milhões de moradias. Ele também comentou a necessidade de aprimoramento do programa, já que muitas moradias do MCMV foram construídas nas regiões mais afastadas das grandes cidades, sem oferta de serviços públicos.

A matéria completa está disponível em: brasildefato.com.br/governo-relanca-minha-casa-minha-vida-sob-expectativas-de-subsidios-e-melhorias