Categorias:

Compartilhe

O não pagamento das bolsas CAPES não é fato isolado. É política do governo

12/12/2022

Em texto publicado na coluna do BrCidades na Carta Capital, Camila D’Ottaviano, presidente da ANPUR, argumenta que o não pagamento das bolsas de Pós-graduação pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) não é fato isolado, mas uma política definida por um governo criminoso.

Neste momento, dia 08 de dezembro de 2022, o quadro de paralisia criminosa do governo federal é total e atinge todas as áreas essenciais: Educação, Saúde, programas sociais, pagamento de aposentadorias e pensões. As Universidades e Institutos Federais estão com suas contas bloqueadas, sem condições de pagar contas básicas, como água e luz. A título de exemplo: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tinha ontem em sua conta corrente a inacreditável quantia de R$ 71,00. Isto mesmo: setenta e um reais, para pagar todas as contas do mês de dezembro, que incluem as bolsas de permanência estudantil, auxílio alimentação e auxílio transporte, para os estudantes de graduação e pós-graduação.

Para a professora da FAUUSP, é necessário uma mobilização para garantir que os responsáveis pelo contingenciamento sejam denunciados, julgados e responsabilizados enquanto agentes públicos.

Confira o texto completo, disponível em: cartacapital.com.br/blogs/br-cidades