Categorias:

Compartilhe

Lançamento de Livro do Prof. FERNANDO CÉZAR DE MACEDO (UNICAMP)

14/11/2019
[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”3.19.4″ border_style=”solid” saved_tabs=”all” hover_enabled=”0″ global_module=”1070″ /][et_pb_text _builder_version=”3.19.4″]

O Professor FERNANDO CÉZAR DE MACEDO (UNICAMP), Diretor da ANPUR, lança o livro JÁDER DE CARVALHO E O NORDESTE: LITERATURA, JORNALISMO E REGIÃO, pela Editora da UECE.

Link para o livro.

“O livro Jáder de Carvalho e o Nordeste, de Fernando Cézar, recompõe não só a trajetória intelectual e política de um grande escritor brasileiro, isto, por si só, já seria um feito, pois não deve ser fácil sintetizar a vida longa, agitada e quixotesca de Jáder de Carvalho. O livro vai além da biografia intelectual e política do cearense; consegue, com propriedade, recompor as forças em disputa no Brasil sobretudo nos anos pós-1930.

O incrível personagem aqui estudado municiou Fernando para abordar, sob vários ângulos e a partir de uma região periférica do Brasil, a história das ideias e dos intelectuais brasileiros que atravessaram boa parte do século passado. Assim, o leitor entenderá como é possível a vida de um homem se entranhar de forma radical com a vida do país e dos temas cruciais de um povo: a democracia, a liberdade de imprensa, os direitos trabalhistas, o acesso à justiça, a desigualdade social, a reforma agrária, as disputas partidárias, a autonomia nacional, a arte burguesa e a cultura popular. Um recorte preciso e rico do complexo político, econômico e cultural brasileiro se apresenta aqui de forma articulada em prosa ágil e atrativa, através da história pessoal de um dos nossos mais talentosos polígrafos.

Talvez por sua formação – Fernando Cézar é professor do Instituto de Economia da UNICAMP – o autor conseguiu passear por diversos campos do conhecimento, de modo que o livro importa a pesquisadores de história, literatura, sociologia e comunicação interessados em compreender o Brasil republicano de 1920 até o ano de falecimento de Jáder, 1985. E mais ainda, Fernando mostra aos seus alunos de Economia que a área dos economistas é uma ciência humana essencialmente transversal. Com isso, contribui, assim espero, para que os seus colegas de profissão se tornem mais sensíveis à arte e à cultura assim como foi Jáder de Carvalho. (Prof. Dr. Rodrigo Marques Professor de Literatura da FECLESC – Campus da UECE no Sertão Central)

“Ao Brasil do século XX, não faltaram intérpretes que pensaram o país a partir dos mais variados problemas. Neste livro, Fernando Cézar de Macedo, professor da Unicamp, apresenta ao leitor um deles, menos conhecido fora dos limites do Ceará. O autor reconheceu em Jáder de Carvalho (1901-1985), típico homem de letras de seu tempo, os méritos de quem refletiu e escreveu sobre o Brasil e, mais especificamente, o Nordeste com pena incisiva, arguta, mas não menos sensível, equação justificada por sua biografia, marcada por idas e vindas entre o sol do sertão e a brisa do litoral.

            Em Fortaleza, passando ocasionalmente por outras capitais, Jáder de Carvalho deu corpo a uma carreira multifacetada, atuando em várias frentes: jornalismo, ensino, política, literatura. Nele, a impossibilidade de domesticar a palavra encontrou saídas interessantes, sendo possível encontrar o cronista no poeta, o jornalista no romancista. Como, então, compreender uma obra forjada no cruzamento de forças diversas e por vezes contraditórias? Jáder de Carvalho e o Nordeste: literatura, jornalismo e região aponta alguns (frutíferos) caminhos.

            Fernando Cézar de Macedo, atento, pois, ao caráter inquietante dessa vida-obra, mergulhou fundo na produção intelectual de Jáder de Carvalho – dando a ver o jornalista, o cronista, o romancista – para trazer à tona um livro que, entre outros méritos, coloca novamente em circulação a contribuição do notável cearense para o pensamento brasileiro e para a compreensão do Nordeste.” (Sávio Alencar)

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]