Categorias:

Compartilhe

ANPUR endossa nota do Instituto de Economia da Unicamp em apoio a Márcio Pochmann

02/08/2023

A ANPUR endossa a nota divulgada pela Reitoria e Instituto de Economia da Unicamp manifestando apoio ao economista Márcio Pochmann, que tomará posse como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 07 de agosto. Antes mesmo do anúncio oficial, Pochmann sofreu diversas tentativas de desqualificação e acusações infundadas.

Expressamos nosso reconhecimento pela sua trajetória professional, especialmente dentro da academia onde atuou como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (IE/Unicamp), filiado à ANPUR.

Manifestamos nossos cumprimentos e votos de sucesso na gestão de Marcio Pochmann à frente de tão importante instituição, cuja missão, de identificar e analisar o território, é fundamental para o campo dos estudos urbanos e regionais e do planejamento urbano e regional.

A seguir, confira na íntegra a nota divulgada pela Unicamp:

A Reitoria da Unicamp e a direção de seu Instituto de Economia (IE) vêm a público cumprimentar o professor Márcio Pochmann, titular aposentado e colaborador dessa instituição, pela sua indicação à presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Reiteramos aqui o respeito e o reconhecimento pela trajetória acadêmica e política de nosso colega e lamentamos profundamente as tentativas de desqualificação a que tem sido submetido nos últimos dias. Essas, em grande parte das vezes, envolvem o IE e a Unicamp.

Não cabe a uma instituição pública como a nossa se posicionar em disputas internas a outros órgãos públicos, muito menos opinar sobre as escolhas de um governo. Mas gostaríamos de pontuar alguns aspectos.

A atribuição — leviana — de eventuais manipulações de estatísticas num futuro exercício do cargo é uma arma retórica que não costuma fazer parte desse tipo de discussão e se revela bastante inusitada. Não parece o tipo de recurso que engrandece o debate num momento de necessária reconstrução das relações políticas e institucionais no Brasil.

As adjetivações, inverdades ou difamações dirigidas ao instituto e à Universidade — que não são novidade — revelam mais uma vez desconhecimento da realidade e intolerância à diversidade de pensamento, em uma área do conhecimento tão rica quanto a Economia ou as Ciências Humanas em geral. Prestam-se muito mais aos acalorados (e pouco iluminados) atritos em redes sociais, que tanto mal causam à convivência social no Brasil e no mundo atualmente. No debate acadêmico, a desqualificação costuma ser sintoma de falta de argumentos melhores.

Orgulhamo-nos da contribuição de vários economistas e outros docentes da Unicamp ao país, em diferentes etapas e diferentes governos, e da orientação geral das reflexões desenvolvidas nesta Universidade, que não se limitam aos cânones do pensamento convencional e sempre estiveram preocupadas com o desenvolvimento do Brasil. Neste rumo, sempre houve e há espaço para divergências, opiniões e atuações pessoais.

Por fim, desejamos a Márcio Pochmann sucesso e excelente gestão à frente do IBGE, instituição com credibilidade e história, fundamental para o conhecimento e a formulação de políticas públicas.

Campinas, 28 de julho de 2023