Categorias:

Compartilhe

ANPUR elege nova diretoria em Assembleia Geral realizada no XX ENANPUR 2023

26/05/2023

A Assembleia Geral 2023 da ANPUR foi realizada no dia 26 de maio, às 8h30, no âmbito do XX ENANPUR. Na ocasião, ocorreu a apresentação do relatório de atividades da Diretoria 2021-2023, a prestação de contas, além dos relatos das comissões organizadoras do XIX ENANPUR, organizado pela FURB em formato virtual em 2022, e o XX ENANPUR, recém-realizado em Belém (PA) pela UFPA.

Em seguida, a presidente Camila D’Ottaviano conduziu também o processo de eleição da nova Diretoria. A única chapa inscrita foi eleita e  assumirá a gestão da associação no período 2023-2025, sob a presidência do prof. José Júlio Ferreira Lima (PPGAU/UFPA). Completam a nova diretoria: Raul Ventura Neto – PPGAU/UFPA (secretário executivo), Sandra Momm – UFABC (secretária adjunta), José Ricardo Farias – PPU/UFPR (diretor), Orlando Alves Junior – IPPUR/UFRJ (diretor), Lívia Miranda – MDU/UFPE (diretora) e Luciana Saboia Cruz – PPGFAU/UnB (diretora). O conselho fiscal é composto por Clarice Maraschin, Flavio de Souza e João Bosco Tonucci Filho, além de Clarissa Freitas, Rafael Gumiero e Luciana Royer como suplentes.

Outro ponto de pauta da assembleia foi a apresentação da proposta de recebimento do XXI ENANPUR, cuja candidatura dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Planejamento Urbano, ambos vinculados à UFPR, e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública, vinculado à UTFPR, foi aprovada por unanimidade. Nesse sentido, o próximo ENANPUR, a ser realizado em 2025, será sediado na cidade de Curitiba (PR).

Na sequência, ocorreram as deliberações a respeito do apoio à eventos, como o VI ELAC – Encuentro Latino-Americano de Arquitectura Comunitaria e a 14ª Bienal del Colóquio Transformaciones Territoriales.

O último ponto de pauta foi a filiação de dois novos programas: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlaT) da UFSJ e o Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) da UFSJ.