Categorias:

Compartilhe

SBPC – Mesa ABEP/ANPUR: A expansão do ensino superior no nordeste: desenvolvimento regional e população

29/10/2020
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.3.4″ border_style=”solid” global_module=”1070″ saved_tabs=”all”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.3.4″]

Ao longo das últimas décadas, o Brasil ampliou investimentos na expansão do ensino superior, sobretudo na região Nordeste que impactou o crescimento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação de modo significativo. Este processo alterou as dinâmicas econômicas, regionais, sociais e populacionais pela compensação de desigualdades sociais e o fortalecimento das possibilidades de fixação populacional, sobretudo de jovens nas regiões mais afastadas dos centros urbanos tradicionais. Soma-se à política de interiorização da pós-graduação a atração e a manutenção de mestre e doutores, a criação e/ou consolidação de grupos de pesquisa, a partir de estruturas educacionais de qualificação e profissionalização. Essas ações permitiram novas perspectivas e análises sobre as realidades locais e regionais, assistida por uma desconcentração da pesquisa e da pós-graduação, com a garantia do diálogo entre as várias regiões do Brasil. Diante desse contexto e das reduções de investimentos em curso e em perspectiva. Esta mesa, composta por representantes da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) – com participações recorrentes na SBPC –, pretende discutir os desafios e as perspectivas diante deste cenário, com vistas a entender as relações que essa tendência podem promover no desenvolvimento regional, nas análises sobre o local, nas dinâmicas populacionais e, principalmente, nos indicadores e potencialidades da educação brasileira, com especial ênfase sobre a região Nordeste.   Participam da mesa-redonda: Ricardo Ojima (UFRN); Maria do Livramento Miranda Clementino (UFRN); Mônica Tomé Pereira (UNIVASF) e Wilson Fusco (FUNDAJ)

Veja o banner no LINK.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]