Categorias:

Compartilhe

VII Seminário de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais

25/05/2014
[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row _builder_version=”3.0.64″][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_post_title _builder_version=”3.0.64″ saved_tabs=”all” title=”on” meta=”on” author=”off” date=”on” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” border_style=”solid” global_module=”1070″ /][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

VII Seminário de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais: Permanências, desafios e novos caminhos.
I Encontro dos Editores Científicos de Planejamento Urbano e Regional
São Paulo, 13 e 14 de novembro de 2014.
FAUUSP, Vila Penteado.

 

http://www.seminariopesquisa.fau.usp.br/

 

A sétima edição do seminário acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2014, no Edifício da Vila Penteado, sede do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O tema proposto, “O Ensino e a pesquisa no campo dos estudos urbanos: permanências, desafios e novos caminhos”, busca trazer à pauta o diálogo nem sempre fácil entre o perfil consolidado da área e os novos desafios que vêm sendo colocados.

 

Os rumos do desenvolvimento nacional recente, com suas transformações econômicas, sociais e demográficas, reforçou a importância da área, trazendo novas questões, pautas e discussões, tanto na escala urbana quanto na regional.

 

Se por um lado, a participação, nos últimos trinta anos, de programas abrigados em um número restrito de áreas de conhecimentos foi suficiente para garantir uma forte identidade à área, por outro, as especificidades de cada um dos diversos programas e a velocidade com que novos programas se integram à Associação demandam um esforço constante no sentido da interdisciplinaridade, um dos aspectos que identifica a ANPUR.

 

Não bastassem essas questões específicas, outros fatores recentes vêm exercendo pressão e podem indicar novos caminhos. Em primeiro lugar, os investimentos e os esforços das agências de fomento vem realizando no sentido de buscar uma maior internacionalização do ensino e da pesquisa podem transformar paradigmas e levar a novas relações institucionais e modificações no ensino e pesquisa. Essa tensão se reflete na forma de como os programas são avaliados, pois a pressão pela internacionalização traz novos desafios a serem considerados. Entretanto, também podem dar lugar ao produtivismo, à dependência financeira e à mercantilização.

 

Para fazer face a estes desafios indaga-se: Quais as diretrizes das agências de fomento para o campo de estudos urbanos e regionais? Como está sendo a relação entre a demanda e a oferta de recursos destinados às bolsas e financiamentos de pesquisas?

 

Outra questão de grande importância é o papel político da área, levando-se em consideração o atual momento de rediscussão da política urbana. O balanço dos doze anos do Estatuto da Cidade, a pauta da “Reforma Urbana Já” da Conferência Nacional das Cidades, a recente eleição da ANPUR para o Conselho Nacional das Cidades e as manifestações sociais ocorridas no decorrer do ano passado, que tinham claramente uma pauta urbana, exigem da área uma posicionamento político claro e recolocam na pauta de discussão o papel da universidade e da pesquisa junto ao poder público, sociedade civil, a sua reflexão crítica, seu compromisso com a democracia e com as transformações sociais.

 

Nesse aspecto, espera-se como resultado do seminário a elaboração de uma pauta de questões que balizem os programas junto aos desafios que se colocam em suas atividades de ensino e de pesquisa e a própria Associação na sua atuação e representação junto à sociedade civil. Essa pauta resultará em documento a ser publicado na revista da Associação, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais – RBEUR, seja em formato digital, ou seja, impresso, e encaminhado para as agências de fomento.

 

Essa revista foi lançada em 1999 pela ANPUR, com periodicidade semestral, estando classificada no Qualis da CAPES como nacional A2 nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Interdisciplinar e Geografia, embora contenha nos seus números artigos que dialogam com outros campos disciplinares como a arquitetura e urbanismo, a sociologia e a economia.

 

Nos quinze anos ininterruptos de publicação os Editores, as Comissões Editoriais junto às Diretorias da ANPUR tem envidado esforços para manter independência, qualidade e atualidade. Apesar da ANPUR, dispor de reduzidos recursos financeiros para fazer frente as exigências atuais. Cabe dizer que a ANPUR, sendo uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, aglutina e representa programas de pós-graduação e centros de ensino e/ou pesquisa dispõe de recursos provenientes das contribuições anuais de seus associados.

 

Ademais, no momento não basta garantir continuidade, qualidade e procedimentos funcionais claros e organizados profissionalmente a um periódico científico. Os desafios tecnológicos, o reconhecimento e a aceitação por intuições de certificação ou indexação, a integração com periódicos internacionais trazem outros requerimentos a um periódico que tenha como missão publicar estudos relevantes sobre temas constantes na pauta de pesquisa de diversos campos disciplinares, interdisciplinares ou multidisciplinares, além de contribuir para o adensamento do debate nacional e internacional.

 

Nesse sentido a ANPUR e sua Revista estão propondo um encontro de revistas científicas. O objetivo do encontro é reunir e trocar experiências acerca da evolução, perfis e conteúdos das revistas científicas da área do planejamento urbano e regional. Serão apresentados e debatidos os principais problemas e desafios dos veículos de divulgação dos resultados de pesquisa da área, buscando potencializar ações. A reunião será coordenada pelo Prof. Dr. Carlos Brandão, com a presença da diretoria da ANPUR e com a Comissão Editorial da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.

 

1. Atividades

 

Mesa e Palestra de Abertura
Balanço dos seminários em estudos urbanos e regionais: permanências, desafios e novos caminhos.
Ementa: balanço dos seis seminários ocorridos anteriormente e a consolidação desse evento como principal meio para a discussão, difusão e intercâmbio entre os programas de ensino e pesquisa da área.

 

Mesas Redondas

 

Mesa Redonda 1: As políticas de fomento governamentais e os caminhos do ensino e pesquisa em estudos urbano e regional
Ementa: as agências de fomento e a formulação das políticas governamentais, a relação entre os programas e as agências de fomento.

 

Mesa Redonda 2: O papel do ensino e pesquisa em estudos urbanos e regionais frente às manifestações sociais recentes
Ementa: as manifestações sociais recentes e a representação política da ANPUR, a relação dos programas com a sociedade civil.

 

Grupos de Trabalho

 

Grupo de Trabalho 1:  A pós-graduação e as políticas de fomento das agências financiadoras: atualidade e perspectiva.
Ementa: subsídios para montagem de uma política de fomento no campo dos estudos urbanos e regionais.

 

Grupo de Trabalho 2: Desafios do ensino em estudos urbanos e regionais na contemporaneidade: tendências e implicações.
Ementa: Internacionalização, ensino à distância, interdisciplinaridade, as relações do ensino com o poder público e mercado profissional.

 

Grupo de Trabalho 3: Os rumos no ensino e pesquisa em estudos urbano e regional e sua relação com a sociedade civil: permanências e desafios
Ementa: ensino e extensão universitários, a relação dos programas com a sociedade civil, a representação política da ANPUR.

 

2. Cronograma

 

 

3. Organização

 

Comissão Organizadora Profa. Dra. Virgínia Pontual (MDU/UFPE) – presidente da ANPUR Prof. Dr. Eduardo Nobre (FAU/USP) – Diretor Prof. Dr. Pedro Novais (IPPUR/UFRJ) – Diretor Prof. Dr. Rodrigo Simões (CEDEPLAR/UFMG) – Diretor Comitê Organizador Local Prof. Dr. Eduardo Nobre (FAU/USP) – Coordenação Profa. Dra. Camila D´Ottaviano (FAU/USP) Prof. Dr. Jorge Bassani (FAU/USP) Profa. Dra. Maria Cristina Leme (FAU/USP) Profa. Dra. Maria Lúcia Refinetti Martins (FAU/USP) Profa. Dra. Maria de Lourdes Zuquim (FAU/USP) Mestranda Mariana Meidani Ripoli (FAU/USP) – Coordenação Executiva Local do Evento Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rua Maranhão, 88, 01240-000, São Paulo, SP, Brasil Tel.: +55-11-3017-3150, Fax: +55-11-3258-2377 e-mail: viisepepur@gmail.com

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]