Chamada de trabalhos para o VI ELAC – Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária
19/03/2024
Está disponível o site e a chamada de trabalhos do VI Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, de 14 a 19 de outubro de 2024, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).
A realização do ELAC/BRASIL está sob responsabilidade do MALOCA – Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul, sediado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em colaboração com o Afoxé Ogún Fúnmilaiyó, pretendendo dar continuidade ao compartilhamento das diferentes experiências de suas e seus participantes e suas distintas abordagens, assim como discutir as possibilidades de ações conjuntas e de projetos mais participativos na produção comunitária de habitação popular, num debate que se espraiará a partir de Foz do Iguaçu para todo o Brasil e América Latina.
O evento conta com apoio da ANPUR e da Federação Nacional dos/as Arquitetos/as e Urbanistas (FNA), além da parceria do Quilombo Apepu, da Ocupação Bubas e do Movimento dos Sem-Terra (MST).
O VI ELAC ou ELAC/BRASIL tem como tema central “Tecnologias Sociais e Autonomia Construtiva no Habitat Latino-Americano“, um tema urgente e premente para a realidade latino-americana, absolutamente convergente com uma compreensão da arquitetura a serviço da classe trabalhadora. As trocas promovidas nos ELACs fornecem importantes e concretas ferramentas no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo para consolidar uma prática profissional, no continente, que seja crítica, popular e comunitária.
Envio de trabalhos até 14 de abril de 2024, conforme as normas descritas no site (clique aqui). Os trabalhos devem integrar um dos seis eixos temáticos:
- EIXO 1: Arquitetura de terra como caminho popular sustentável
- EIXO 2: Ensino e extensão universitária
- EIXO 3: Ruralidades e pequenas e médias cidades
- EIXO 4: Paisagem e espaço exterior doméstico
- EIXO 5: Diálogos arquitetura, arte e cinema comunitários
- EIXO 6: Periferias e movimento de moradia
Maiores informações pelo email elacvibr@gmail.com.
Atualizações pelas redes sociais: https://www.instagram.com/elac.la/