49ª Roda de Conversa da Escola em Transe

Veja o comunicado da organização do evento:
 
“Amigas e amigos,

Nesta sexta-feira, dia 30 de julho, a Escola em Transe promove sua 49ª Roda de Conversa: *Desenho Universal – O afeto como acesso por todos os sentidos*.

Sob este título, a Roda tratará do acesso, mobilidade, interação, percepção e diálogo, enfim, da fruição do ambiente natural, do espaço construído e, sobretudo, do meio social, livre para todos, sob os princípios do Desenho Universal, dos direitos humanos e da equidade.
O conceito de universalidade não se estende apenas a pessoas com necessidades especiais, permanentes ou temporárias, assim denominadas quando atendidas por equipamentos adaptados a seu uso, sejam estes para suprir habilidades físicas ou sensoriais reduzidas, mas a toda a sociedade, como coletivo de indivíduos.
Diante deste quadro, evidencia-se a relevância do afeto na concepção do projeto, zelando pela autoestima, criando laços e demonstrações de consideração, acolhimento e boas vindas àqueles que, de certa forma, carregam consigo a luta cotidiana pela vida e a reflexão sobre seu lugar em um mundo, tantas vezes, inóspito e excludente.
Vale aqui reler “Passagem das Horas”, de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.

“Viajei por mais terras do que aquelas em que toquei…
Vi mais paisagens do que aquelas em que pus os olhos…
Experimentei mais sensações do que todas as sensações
que senti,
Porque, por mais que sentisse, sempre me faltou que sentir”
(…)
“Não sei se a vida é pouco ou demais para mim.”
Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), Passagem das Horas, 1916.

O tema central desta Roda de Conversa é o direito que todos têm a uma vida sem imposições limitadoras, em que a todos seja permitido o acesso e que o afeto seja usual e dominante nas relações humanas.
Nesses tempos tão difíceis de negação da ciência, da cultura e dos direitos individuais, convidamos a todas, todos e todes para o debate, a partir das comunicações de: *

  • Rayssa Bandeira, 
  • Francisca Cury, 
  • Gabriela Zubelli, 
  • Bruna Guterman, 
  • Larissa Faria, 
  • Sérgio Bahia e 
  • Matheus Sabadim.
49ª Roda de Conversa: *Desenho Universal – O afeto como acesso por todos os sentidos*. Nesta sexta-feira, 30 de julho de 2021, às 16h.
Não perca! Somos tod@s convidad@s! Somos tod@s Protagonistas!
https://forms.gle/6UxxuLXabbT5WkaL9
Inscreva-se antes das 16h! Ajude a divulgar! 
 
 
Escola em Transe”