Categorias:

Compartilhe

45ª Roda de Conversa da Escola em Transe

22/06/2021

Vejam o comunicado da organização do evento:

“Amigas e amigos,
Nesta sexta-feira, dia 25 de junho, Escola em Transe colocará em discussão a reocupação do Centro do Rio de Janeiro, proposta pela administração municipal pelo programa Reviver Centro, com vistas à sua “ressignificação”, atraindo novos habitantes, entre famílias e moradores individuais para o “bairro” a ser renovado, hoje essencialmente comercial.
O projeto prevê instrumentos fiscais como o IPTU progressivo, locação social, redução de encargos e outros incentivos; além de investimentos em restauração de monumentos e outras edificações, revitalização de lojas térreas, arborização de vias e criação de áreas comuns de uso coletivo.
Paralelamente, a Câmara Municipal revê o Plano Diretor Decenal da cidade e entidades de classe referenciadas em Arquitetura e Urbanismo, como o IAB/RJ e o CAU/RJ, colocam em discussão, não apenas o plano da cidade, mas também se preparam para debater o Programa Reviver Centro, há pouco lançado. Com isto, pretendem ampliar a participação da sociedade no processo e estabelecer meios alternativos às ameaças especulativas do mercado imobiliário, à gentrificação do espaço urbano e os desvios e recuos, que temos como triste exemplo, nas intervenções do chamado “Porto Maravilha”, ainda em curso.
Escola em Transe não poderia manter-se alheia a este movimento de tão grande significado para a cidade, seus cidadãos, profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo. “De Volta ao Centro: Reviver para Quem?” será nossa 45ª Roda de Conversa, contando com a participação dos seguintes debatedores:
Tainá de Paula (egressa EAU UFF, vereadora PT-Rio);
Elisete Napoleão (MNLM);
Maria dos Camelôs (MUCA);
Representante do NUTH (Defensoria Pública);
Pablo Benetti (CAU RJ)
45ª Roda de Conversa: “De Volta ao Centro: Reviver para Quem?”
Somos tod@s convidad@s! Somos tod@s protagonistas!
Link para inscrição até às 16h: https://forms.gle/XqznakXzRae1J6td9