Categorias:

Compartilhe

40ª Roda de Conversa: “Arquitetura, urbanismo e o clima da cidade: conflitos e propostas”

07/04/2021
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.3.4″ border_style=”solid” global_module=”1070″ saved_tabs=”all”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.9.3″ hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

Vejam o comunicado da organização do evento

“Amigas e amigos,

Em plena quarentena, a Escola em Transe promove sua 40ª Roda de Conversa, “Arquitetura, urbanismo e o clima da cidade: conflitos e propostas”, a se realizar no dia 9 de abril, de modo virtual, a partir das 16h.

Nossas cidades podem ser mais justas, amenas e habitáveis quando ampliarmos a presença da natureza no ambiente urbano. As massas construídas que bloqueiam os ventos, a agressão pela poda radical ou remoção de árvores, os materiais que revestem a cidade absorvendo a luz e irradiando calor, junto a outras consequências do modelo vigente de desenvolvimento capitalista são atentados ao meio ambiente urbano, que precisamos enfrentar, em benefício do clima da cidade.

Parte desta luta pertence à ação profissional e política de arquitetos e urbanistas. Em meio ao quadro planetário do aquecimento global, despontam os problemas decorrentes do perfil de nossa sociedade, com extrema desigualdade social, e reflexos na ocupação do espaço urbano e suas graves respostas climáticas, com uma exposição desigual dos diferentes grupos sociais aos riscos ambientais.

Os avanços que almejamos se referem à melhoria da qualidade do ar, à diminuição de casos de doenças respiratórias, à diminuição das ilhas de calor urbana, do consumo de energia para refrigeração, bem como à distribuição menos desigual das áreas verdes na cidade, dentre outros. Cabe a nós, portanto, aprofundarmo-nos sobre esses problemas, identificar sujeitos e ações espaciais que incidem diretamente no clima e oferecer propostas.

Para debater essas possibilidades bem como os diferentes enfoques em seus campos de atuação, convidamos os seguintes colegas:

Denise Duarte – FAU USP
Henri Acselrad – IPPUR UFRJ
Debatedora: Louise Land – EAU – UFF
Curadoria: Cristina Nacif – EAU – UFF

Além destes, somos todos convidados para esta 40ª Roda de Conversa: “Arquitetura, urbanismo e o clima da cidade: conflitos e propostas” na próxima sexta-feira, 9 de abril, às 16h.
Não perca! Além de convidad@s somos tod@s Protagonistas!
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/KA3yMbsVciRaCaYz5
Vídeos de algumas Rodas de Conversa em https://www.youtube.com/channel/UCMSg6e3lzQlr30A01AVC_3A

Atenciosamente,
Vitoria Gouveia
Monitora – Equipe Escola em Transe”

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]