Categorias:

Compartilhe

38ª Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe

17/03/2021
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.3.4″ border_style=”solid” global_module=”1070″ saved_tabs=”all”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.3.4″ hover_enabled=”0″]

Vejam o comunicado da organização:

“Amigas e amigos, 

 

Ensinando a Criar – O projeto como disciplina” é o tema da 38ª Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe, a se realizar em 19 de março, de modo virtual, a partir das 16h.

Segundo Alfonso Corona Martinez, em “Ensaio sobre o Projeto” (1991), “as expressões “Desenho Arquitetônico”, “Composição Arquitetônica”, “Arquitetura”, “Projetos”, “Ateliê de Projetos” designam um conjunto de matérias do ensino da prática projetual, que se assemelham bastante nas diferentes escolas de arquitetura” (…) “Esse conjunto é considerado o núcleo do currículo de Arquitetura, a tarefa essencial do arquiteto”. (…) “Essa disciplina é o tronco do currículo porque os arquitetos desenham edifícios, e o atelier de projeto é o local onde aprendem a desenhá-los: é a parcela mais específica da formação. (…) O decisivo não é possuir conhecimentos, mas sim exercitá-los e exibi-los implicitamente nos resultados”.
Consideramos que é em torno do projeto e de seu ensino que podemos visualizar com maior nitidez as tensões transformadoras que fizeram a história de nossa prática até aqui e as perspectivas para a atuação e formação deste profissional, e do conjunto de conhecimentos específicos envolvidos. Professores e estudantes têm-se deparado com a necessidade de se reinventar frente às agudas e excepcionais circunstâncias que atingem a sociedade.
Diante dessa realidade e das provocações levantadas pelo autor citado, quanto à atualidade das escolas de arquitetura e urbanismo, Escola em Transe serve-se da oportunidade para colocar em debate o processo do ensino de projeto, suas potências e resultados na formação de arquitetos e urbanistas.

Para debater o tema e suas repercussões sobre os modelos de ensino que permeiam essa formação, convidamos os seguintes colegas e amigos, que, em suas vidas profissionais, têm se dedicado à formação de novos profissionais em nosso campo de atuação:

Leo Name – FAUFBA;
Adriana Caúla, Ronaldo Brilhante e Rossana Brandão – EAU-UFF;
Otávio Leonídio – PUC-Rio;
Carlos Alberto Maciel (“Robin”) – EA-UFMG;

Além destes, somos todos convidados para esta 38ª Roda de Conversa: “Ensinando a Criar – O projeto como disciplina”.  

 
Não perca! Além de convidad@s! Somos tod@s Protagonistas!

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/BR77pnkzdqNS8S2QA
 
Atenciosamente,
 
Vitoria Gouveia 
Monitora Equipe Escola em Transe”

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]