EVENTOS

FÓRUM RIO – Diálogos Críticos sobre a Crise

Carta Convite Prezadxs dirigentes, No dia 30 de junho de 2017 foi realizada uma reunião no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo, com a presença de universidades públicas e instituições de pesquisa vinculadas ao MCTIC...

Seminário urbBA 17

Com o tema URBANISMO EM COMUM: novas formulações do urbanismo enquanto tecnologia social, o urbBA[17] busca enfrentar esses urbanismos diversos, problematizados através de três ângulos de abordagem: 1) os saberes e tecnologias que derivam da interação universidade-sociedade; 2) os bens coletivos produzidos a partir de iniciativas de moradores, movimentos e organizações; 3) a relação entre projetos coletivos e o exercício da democracia.

CHAMADA DE TRABALHOS: Diálogos Franco-Lusófonos

No ambito do Programa Franco-Brasileiro Attilio
* CHAMADA DE TRABALHOS *

NATUREZA E CIDADE: olhares cruzados franco-lusófonos
NATURE ET VILLE : regards croisés franco-lusophones

Colóquio sobre Planejamento e Urbanismo
Organizado pelo Departamento de Planejamento e Meio Ambiente da
Politécnica de Tours e l’UMR CNRS 7324 CITERES
5a Edição, 2018 – Tours, França
13-15 junho 2018

Chamada para Submissão de Artigos e Resumos Expandidos Para a XIV Semana de Análise Regional e Urbana

A Comissão Organizadora da XIV Semana de Análise Regional e Urbana convida toda a comunidade acadêmica a submeter seus trabalhos acerca da temática central da edição deste ano: “Cultura, Criatividade e Desafios Contemporâneos”. O tema está subdividido em cinco eixos temáticos:

Empregabilidade e Novas Configurações do Mundo do Trabalho;
Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano;
Infraestrutura e Desenvolvimento Regional;
Cidades e Processos Urbanos;
Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico.
O prazo para submissão é até 31 de julho de 2017.

URB Favelas – II Seminário Nacional sobre Urbanizaçãode Favelas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro tem o prazer de convidá-lo a participar do II Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas (ou II UrbFavelas), a ser realizado em 23 a 26 de novembro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.
A atividade conta com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e sua organização e realização envolve um conjunto de mais de 20 organizações, dos campos acadêmico, movimentos sociais, ONGs, instituições profissionais e governamentais.
O seminário tem por objetivo debater as características, alcances e limitações das intervenções recentes em urbanização de assentamentos precários e, em especial, renovar a reflexão acerca dos avanços e desafios da urbanização de favelas e do conjunto de medidas a ela associadas.

3º Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE), localizado na cidade de Recife, tem a satisfação de convidar os pesquisadores da história das cidades, da arquitetura, do urbanismo e da engenharia urbana, da história das trajetórias profissionais e da história das ideias no âmbito do urbanismo e planejamento territorial, a enviarem trabalhos para o III Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil, a ser realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2017, no Museu da Cidade do Recife.

Nesta 3ª edição do Seminário, que nasceu em Brasília, em abril de 2013, o tema será URBANISTAS E URBANISMO MODERNO: TRAJETÓRIAS MÚLTIPLAS E JUÍZOS HISTORIOGRÁFICOS.

VIII Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento Regional

O Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional é um evento bianual,promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. O evento é uma continuidade dos Seminários Nacionais de Desenvolvimento Regional, cuja primeira edição foi realizada em 1996, com periodicidade anual. A partir de 2002, o evento adquiriu abrangência internacional, com periodicidade bianual, e desde então vem se consolidando no Brasil, como um dos principais eventos que possibilita a reflexão, a análise e o debate interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento regional, entre pesquisadores, docentes e estudantes brasileiros dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e demais Programas de PósGraduação das áreas de Ciências Sociais e Humanas, bem como de pesquisadores e estudantes estrangeiros que desenvolvem pesquisas sobre essa temática.

Em 2017, a oitava edição, terá como tema Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios.