Cartas a Paulo Freire

Cartas a Paulo Freire

O livro Cartas a Paulo Freire foi organizado pelo professor Dr. Cidoval Morais de Souza e publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba.
 
Confira o livro no LINK

PATRIMÔNIO 4.0

PATRIMÔNIO 4.0

O evento Patrimônio 4.0: conectando dimensões da realidade, busca reunir pesquisadores nacionais e internacionais para discutir os possíveis impactos do paradigma 4.0 sobre o Patrimônio Cultural Edificado, por meio da articulação em um ambiente de divulgação e troca de conhecimentos sobre a área de tecnologia, inovação e ciência. O evento nasce da parceria de grupos de pesquisa envolvidos na temática do Patrimônio Cultural Arquitetônico, contando com a comunidade acadêmica, especialistas e profissionais das áreas de interesse.
Submissões de trabalho até 01.08.2021

Ver mais informações no LINK

42ª Roda de Conversa: “O Transe da Formação”

42ª Roda de Conversa: “O Transe da Formação”

Veja o comunicado da organização:

“Amigas e amigos,

“O Transe da Formação – Primeiros Passos” é o tema da quadragésima segunda Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe, a se realizar em 23 de abril, de modo virtual, a partir das 16h.

A complexidade da arquitetura e do urbanismo, como sabemos, não reside apenas no processo de escolha de alternativas e intervenção sobre o projeto. A cada decisão, haverá novos problemas a resolver, sejam eles formais, construtivos, ambientais funcionais ou com suas relações sociais, culturais e urbanas, entre tantos outros aspectos a resolver. O que norteia o projeto é, portanto, a solução de um problema. Aliás, para Giulio Argan, “Não se projeta nunca para, mas sempre contra alguém ou alguma coisa”.
À primeira vista e por este grau de complexidade, entende-se que o saber deste profissional é composto por um emaranhado de conhecimentos técnicos, culturais, artísticos, metodológicos, entre outros, só ao fim do curso desfeito. Entretanto, são os primeiros passos de nossa formação os mais difíceis, os mais delicados, os que envolvem ainda mais a visão pessoal, ainda pura, sobre os resultados do projeto.
O que parece, à primeira vista, contraditório, repete-se por gerações e gerações e é melhor visto e explicado por aqueles que convivem com esses estudantes, que há pouco decidiram ser arquitetos, há menos tempo ainda ingressaram na Escola de Arquitetura e Urbanismo e hoje têm os primeiros contatos, alguns ainda em dúvida se lhes cabe dedicar suas vidas, com a problemática que envolve a profissão.

Para decifrar esse enigma, convidamos os professores abaixo relacionados, cujo ponto comum é exercer o magistério para turmas ingressantes nas disciplinas iniciais do curso de arquitetura e urbanismo, que mais convivem com esses jovens cheios de esperança, dúvidas e receios:

Silvana Weihermann – CAU/UFPR;
Rafael Dias Fonseca – FAU/UFRJ;
Ricarda Tavares – EAU/UFF;
Ana Beatriz da Rocha – EAU/UFF;
Guilherme Lassance – FAU/UFRJ;
Além destes, somos todos convidados para esta 42ª Roda de Conversa: “O Transe da Formação – Primeiros Passos”, na próxima sexta-feira, 23 de abril, às 16h.
Não perca! Além de convidad@s somos tod@s Protagonistas!
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/vZQtruYuiMnMke9VA
Vídeos de algumas Rodas de Conversa em https://www.youtube.com/channel/UCMSg6e3lzQlr30A01AVC_3A

Atenciosamente,
Vitoria Gouveia
Monitora – Equipe Escola em Transe”

10º PROJETAR LISBOA 2021 – CHAMADA DE TRABALHOS

10º PROJETAR LISBOA 2021 – CHAMADA DE TRABALHOS

Está aberta a chamada de trabalhos para o 10º Projetar Lisboa 2021, organizado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa em parceria com o Grupo Projetar do Centro de Tecnologia da UFRN.
 
Envio de artigos até 31 de maio.
 
Mais informações no LINK

ANPUR APOIA IPEA NA REALIZAÇÃO DE EVENTO PARA DISCUSSÃO DE PROPOSTA PARA O PNDU

ANPUR APOIA IPEA NA REALIZAÇÃO DE EVENTO PARA DISCUSSÃO DE PROPOSTA PARA O PNDU

Ao longo dos próximos meses, o IPEA promove evento, DIÁLOGOS PARA UMA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO, com apoio da ANPUR. As próximas duas sessões tratam do FINANCIAMENTO URBANO. Em cada uma das sessões, há um/a debatedor/a que representa a ANPUR, como o prof EDUARDO NOBRE (PPGAU-USP), no dia 30 de abril, e a profa FERNANDA FURTADO (PPGAU-UFF), no dia 7 de maio. 
 
Vejam a programação no LINK
Vejam o caminho para inscrições no LINK

NOTA EM DEFESA DA CAPES

NOTA EM DEFESA DA CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, que completará 70 anos em julho, é uma instituição importantíssima para o desenvolvimento da educação e da ciência nacionais. Sua atuação técnica e científica é de crucial relevância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional/ANPUR recebe consternada e com muita preocupação a nomeação da nova presidente da Capes, cujo histórico acadêmico não reflete a excelência dos Programas de Pós-graduação brasileiros, e pede que a mesma seja revista em prol da garantia do imprescindível papel histórico da instituição.