Categorias:

Compartilhe

42ª Roda de Conversa: “O Transe da Formação”

21/04/2021

“O Transe da Formação – Primeiros Passos” é o tema da quadragésima segunda Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe, a se realizar em 23 de abril, de modo virtual, a partir das 16h.

A complexidade da arquitetura e do urbanismo, como sabemos, não reside apenas no processo de escolha de alternativas e intervenção sobre o projeto. A cada decisão, haverá novos problemas a resolver, sejam eles formais, construtivos, ambientais funcionais ou com suas relações sociais, culturais e urbanas, entre tantos outros aspectos a resolver. O que norteia o projeto é, portanto, a solução de um problema. Aliás, para Giulio Argan, “Não se projeta nunca para, mas sempre contra alguém ou alguma coisa”.
À primeira vista e por este grau de complexidade, entende-se que o saber deste profissional é composto por um emaranhado de conhecimentos técnicos, culturais, artísticos, metodológicos, entre outros, só ao fim do curso desfeito. Entretanto, são os primeiros passos de nossa formação os mais difíceis, os mais delicados, os que envolvem ainda mais a visão pessoal, ainda pura, sobre os resultados do projeto.
O que parece, à primeira vista, contraditório, repete-se por gerações e gerações e é melhor visto e explicado por aqueles que convivem com esses estudantes, que há pouco decidiram ser arquitetos, há menos tempo ainda ingressaram na Escola de Arquitetura e Urbanismo e hoje têm os primeiros contatos, alguns ainda em dúvida se lhes cabe dedicar suas vidas, com a problemática que envolve a profissão.

Para decifrar esse enigma, convidamos os professores abaixo relacionados, cujo ponto comum é exercer o magistério para turmas ingressantes nas disciplinas iniciais do curso de arquitetura e urbanismo, que mais convivem com esses jovens cheios de esperança, dúvidas e receios:

Silvana Weihermann – CAU/UFPR;
Rafael Dias Fonseca – FAU/UFRJ;
Ricarda Tavares – EAU/UFF;
Ana Beatriz da Rocha – EAU/UFF;
Guilherme Lassance – FAU/UFRJ;
Além destes, somos todos convidados para esta 42ª Roda de Conversa: “O Transe da Formação – Primeiros Passos”, na próxima sexta-feira, 23 de abril, às 16h.
Não perca! Além de convidad@s somos tod@s Protagonistas!
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/vZQtruYuiMnMke9VA
Vídeos de algumas Rodas de Conversa em https://www.youtube.com/channel/UCMSg6e3lzQlr30A01AVC_3A