XXI ENANPUR: edição histórica do evento reuniu mais de dois mil participantes em Curitiba
26/05/2025
De 19 a 23 de maio de 2025, ocorreu a vigésima primeira edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR). Sediado pela primeira vez na cidade de Curitba (PR), o eventou ocorreu no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou com diversas atividades, como seminário de teses, 12 Oficinas Pré-evento, 65 Lançamentos de Livros, 14 Mesas Redondas, 67 Sessões Livres, 15 Sessões Especiais e 14 Sessões Temáticas com quase 800 trabalhos apresentados, além mostra fotográfica e reuniões de Redes/Grupos de Pesquisa.

Fachada do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com iluminação especial por ocasião do XXI ENANPUR. Foto: José Carlos Branco.
Mais de duas mil pessoas discutiram o planejamento urbano e regional de diversas regiões do Brasil e da América Latina – registramos grande presença de participantes latino-americanos, oriundos do México, Colômbia, Argentina, entre outros. Essa integração foi o foco da mesa intitulada “El urbanismo latinoamericano y sus retos en las ciudades en transformación: una perspectiva desde el Sur Global“, que reuniu representantes de associações de planejamento urbano e regional da Argentina, Colômbia, México e Brasil, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências, estratégias e desafios, além de debater uma agenda de articulação com vistas a uma rede futura.
O XXI ENANPUR trouxe novidades este ano, como a Anpurzinha, um espaço de recreação para pais e mães inscritos no evento deixarem os filhos, as salas de acomodação sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e melhorias para a acessibilidade.
Agradecemos a todas as pessoas que participaram e fizeram desta uma edição histórica do evento, com valiosas trocas, aprendizados e debates! Confira os registros fotográficos no link “Fotos XXI ENANPUR_Créditos: José Carlos Branco“.
A Diretoria da ANPUR registra seu agradecimento especial à Comissão Organizadora, listada abaixo, pelo excelente trabalho realizado e pela generosa acolhida na capital paranaense!

Comissão Organizadora do XXI ENANPUR. Foto: José Carlos Branco.
Comissão Organizadora
José Ricardo Vargas de Faria | Coordenação Geral (UFPR)
UFPR
Alessandro Filla Rosaneli
Daniele Regina Pontes
Danilo Volochko
Leticia Nerone Gadens
Madianita Nunes da Silva
Olga Lúcia Castreghini de Freitas
UTFPR
Anderson Dias de Almeida Proença
Antonio Gonçalves de Oliveira
Christian Luiz da Silva
Edna Miola
Isaura Alberton de Lima
Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza
Simone Aparecida Polli
PUCPR
Agnes Silva de Araujo
Geisa Tamara Bugs
Rodrigo José Firmino
EQUIPE DE APOIO
Aline Holanda
Ana Carolina de Souza Costa
Anna Paula Ribeiro Gonçalves
Beatriz Fófano Chudzij
Daniela Vanessa Rodriguez Lara
Eduardo de Souza Ransolim
Ewerton Lemos Gomes
Fernanda Cantarim
Giovanna Kapasi Tramujas
Gleycianne Rodrigues Araújo
Jéssica Wludarski
João Renato Ferreira Durães
Julia Silveira
Liria Yuri Nagamine
Martha Monique dos Santos
Matheus Lemos Nogueira
Rafael Kalinoski
Sandra Rafaela Magalhães Corrêa
Sara Cristina da Silva
Sofia Moresca
Veja também:
- UTFPR é sede do pré-evento do maior Fórum Nacional de Planejamento Urbano e Regional;
- XXI Enanpur leva debates sobre planejamento urbano e regional à UFPR, em Curitiba;
- Enanpur 2025: Especialistas discutem como a população se expressa sobre a organização dos espaços;
- Enanpur 2025: Palestrantes analisam no que Curitiba é cidade modelo de planejamento urbano;
- Ministério das Cidades e instituições de ensino se unem por planejamento urbano sustentável no XXI ENANPUR.
