O último editorial do Boletim da ANPUR abordou as disputas políticas em torno das eleições municipais realizadas em outubro, destacando suas implicações para as políticas públicas e para a democracia local. Os resultados confirmaram a expectativa de uma inflexão conservadora, com o crescimento de partidos de ultradireita, mas também evidenciaram uma relativa hegemonia dos partidos do chamado, eufemisticamente, centro.
Para o campo do planejamento urbano e regional, caberá a tarefa de analisar os efeitos desses resultados nas políticas urbanas e de desenvolvimento regional, tanto na escala local quanto na configuração das políticas nacionais. Antecipando parcialmente a divulgação da programação, esse tema estará presente nos debates do XXI Enanpur, em conjunto com temas como emergências climáticas, descolonização do saber urbano e regional, cidades feministas, urbanização de favelas, mobilidade urbana e a questão urbana e regional na América Latina e em países africanos.
Reforçamos o convite para submissão de artigos e sessões livres, cujo prazo foi prorrogado para 22 de novembro, e para a participação de doutorandos no seminário de teses, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio. A comissão científica foi divulgada, e destacamos o esforço em garantir a participação de pesquisadores(as) da América Latina e África, a interdisciplinaridade e a diversidade regional, de gênero e de raça nas coordenações de Sessões Temáticas. Informamos, ainda, que já estão disponíveis, no site da ANPUR, os editais para as premiações de teses, dissertações, livros, artigos e extensão universitária.
Saudações Anpurianas,
José Ricardo Vargas de Faria - Diretor | Gestão 2023-2025 |