Categorias:

Compartilhe

Submissão de trabalhos para o Sedres 2024 está aberta

17/01/2024

A comissão organizadora do VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres), que acontecerá de 25 a 28 de setembro de 2024 em Florianópolis, comunica que a chamada de trabalhos para o evento está aberta até 29 de fevereiro.

No formato de resumo expandido, os trabalhos devem ser submetidos em uma das sete sessões temáticas:

  • 1 Questões teóricas e metodológicas do desenvolvimento
  • 2 Dinâmicas socioeconômicas regionais
  • 3 Populações, migrações e desenvolvimento
  • 4 Estado, políticas públicas e desenvolvimento regional
  • 5 Gestão e desenvolvimento socioambiental
  • 6 Território, cultura e identidades
  • 7 A espacialidade no planejamento e na gestão territorial

O evento está sendo organizado Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN), sediado no Centro de Ciências Humanas e de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC).

A temática geral desta edição será “Os desafios do desenvolvimento socioambiental e as horizontalidades: pontes entre a região, o Estado e o cotidiano”. Farão parte da programação do evento conferências, mesas redondas, sessões temáticas para apresentação oral de trabalhos, atividades culturais e saídas de campo. Espera-se a participação de pós-graduandos, professores e pesquisadores de todas as regiões do país.

O desafio proposto por esse SEDRES é pensar as questões do desenvolvimento socioambiental num mundo marcado por mudanças climáticas e suas interfaces com questões energéticas, as questões de desenvolvimento e suas articulações com a sustentabilidade e como incluir as populações, principalmente as mais vulneráveis, em modelos de desenvolvimento que busquem reduzir as desigualdades geradas pelo atual modelo econômico. Neste sentido, a discussão das horizontalidades como dinâmicas sociais que vêm de baixo, surgidas em reação às demandas globais, colocam os desafios de criar pontes entre as demandas dos atores locais e as políticas públicas regionais, estaduais e globais. O evento convida a refletir sobre esses desafios.

O PPGPLAN/UDESC organiza o encontro em parceria com a Associação Catarinense de Geógrafos (ACG) e com o apoio da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), do Instituto Ignacio Rangel (Iir) e da Cátedra Manoel Correia de Andrade.

Saiba mais em: doity.com.br/vii-seminario-de-desenvolvimento-regional-estado-e-sociedade