Categorias:

Compartilhe

Reunião do CLACSO – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais

25/06/2021

A professora Sara Medeiros (Secretária Executiva da ANPUR 2019-2021) participou da reunião do CLACSO – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, das 17h às 18h35, do dia 24 de junho de 2021.

A reunião contou com a presença de 43 centros-membros do Brasil, com pesquisadores de diferentes estados e diretoria da CLASCO. Após a apresentação dos participantes, a professora Karina Batthyány (Secretária Executiva de CLACSO) apresentou as ações do CLASCO, com destaque para o Observatorio Social Pensar la Pandemia (https://www.clacso.org/pensar-la-pandemia-observatorio-social-del-coronavirus/ ), Observatorio de género y disidencias: Pensar y actuar desde los feminismos  (https://www.clacso.org/pensar-y-actuar-desde-los-feminismos/), O Foro Latinoamericano sobre Evaluación Científica ( https://www.clacso.org/folec/ ) – com a próxima reunião do Fórum agendada para 23 de setembro de 2021. Divulgou o Edital de investigación “Bienestar social y disputas por lo público y lo común en América Latina y el Caribe” ( https://www.clacso.org/bienestar-social-y-disputas-por-lo-publico-y-lo-comun-en-america-latina-y-el-caribe/), com chamada aberta 28 de junho de 2021. Destacou os vários cursos e intercâmbios promovidos. Os interessados podem visualizar as especializações e cursos oferecidos pelo CLACSO em https://www.clacso.org/formacion/especializaciones-y-cursos-internacionales/   . Na comunicação destacou o Mundo CLACSO (https://www.clacso.org/mundo-clacso-los-centros-miembros-se-presentan/) e o calendário de eventos do CLACSO (https://www.clacso.org/calendario/ ).

Apresentou ainda a Plataforma para a Promoção de Programas de Pós-graduação ( https://www.clacso.org/formacion/red-de-posgrados-en-ciencias-sociales/programas-de-posgrados/ ); e o INFOCLACSO em português (https://www.clacso.org/en/infoclacso-em-portugues-1/), com a primeira edição onde se encontra uma mensagem do de Boaventura de Sousa Santos sobre a crise da pandemia no Brasil, um importante diálogo que reuniu o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente argentino, Alberto Fernández.

Por último, destacou a 9ª Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales  (https://www.clacso.org/clacso2022/ ), com as chamadas de trabalhos abertas de 10 de setembro a 10 de dezembro de 2021.

Informou que no dia 25 de novembro às 17h, haverá uma assembleia do CLASCO para discussão do novo estatuto.