Novos episódios do podcast Cidades de Fato destacam debates sobre direito à cidade e desigualdades no XXI ENANPUR
04/08/2025
A edição especial do podcast Cidades de Fato, gravada durante o XXI Encontro Nacional da ANPUR (ENANPUR), segue trazendo reflexões fundamentais sobre os rumos do planejamento urbano no Brasil. Com coordenação do professor João Bazzoli (Universidade Federal do Tocantins – UFT), a série reúne entrevistas com especialistas que participaram do evento realizado em Curitiba (PR), entre os dias 19 e 23 de maio de 2025.
Erminia Maricato fala sobre função social da propriedade e democratização do conhecimento
No terceiro episódio da série, o podcast recebeu a urbanista Erminia Maricato, professora emérita da FAU-USP, fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) e da rede BrCidades. Em conversa com Bazzoli, Maricato ressaltou a centralidade da função social da propriedade como eixo estruturante da política urbana no país e alertou para o que denomina “analfabetismo urbanístico”, um obstáculo à construção de cidades mais justas e democráticas.
A entrevista também abordou a importância da incidência política da rede BrCidades e o compromisso com a democratização do conhecimento sobre as cidades, aproximando universidade, movimentos sociais e territórios populares.
Marcelo Ribeiro analisa as desigualdades nas metrópoles a partir da estrutura social das famílias
Já no quarto episódio, o convidado foi o economista Marcelo Ribeiro, professor do IPPUR/UFRJ e coordenador do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles. Durante a entrevista, Ribeiro apresentou os principais achados do seu livro recém-lançado, “Estrutura social familiar nas metrópoles brasileiras”, em que propõe uma nova abordagem para o entendimento das desigualdades urbanas, a partir das famílias (e não apenas dos indivíduos).
Além disso, Ribeiro compartilhou sua trajetória de pesquisa no Observatório das Metrópoles e comentou sua participação no XXI ENANPUR, destacando a importância de espaços coletivos como o encontro para o fortalecimento da produção crítica em planejamento urbano e regional.
Acompanhe os episódios no canal da ANPUR no YouTube! Ou acesse: cidadesdefato.com.br | Spotify | Rádio Universitária 96.9 UFT FM.
Ficha técnica – Edição Especial XXI ENANPUR
- Apresentação e edição: João Bazzoli
- Co-apresentação (episódios 4, 6 e 8): Giovanna Ferreira Lima
- Apoio: Bruna Pioli
- Material gráfico: Jéssica Wludarski
- Vinheta: Felipe de Macedo
- Divulgação: Tuanni Borba e Gabriel Domingos
