Categorias:

Compartilhe

Lançamento do livro “Arquitetura e Criatividade”

02/08/2022

Organizado por Márcio Valença, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ex-presidente da ANPUR (Gestão 2019-2021), o livro “Arquitetura e Criatividade” reúne nove capítulos escritos por 13 renomados acadêmicos de várias universidades brasileiras.

O tema é tratado seguindo abordagens diversas e em relação a temas correlatos, como tectônica e processo projetual, ambiência criativa, projeto participado e cocriação, artes, psicanálise, projeto e ensino, expressão e representação, neurociência e repertório, e conexões diagramáticas.

Nos dias 16/08, 14/09 e 06/10, sempre às 18h30, ocorrerão eventos de lançamento da obra através do Youtube. Os eventos contarão com apresentações dos autores dos capítulos, além da presença do organizador e de moderadores e debatedores convidados.

O livro, publicado pela EDUFRN, está disponível gratuitamente para download (CLIQUE AQUI).

A seguir, confira um trecho da apresentação da obra:

Penso que ainda são escassas as produções sobre o tema criatividade no alargado campo da arquitetura e do urbanismo. A maior parte do que foi produzido se insere em discussões mais amplas sobre o processo de projeto (inclusive no ensino-aprendizagem), em que a criatividade aparece como dada; sem maiores explicações, ela aparece como uma habilidade nata e inerente à profissão, quase um dogma. A criatividade talvez seja um talento ou uma virtude de alguns poucos privilegiados geniais que a receberam como um dom da natureza ou dos deuses, mas não é isso o que acredito que ela seja. Nem por isso penso que a criatividade dos “criativos” e a dos “não criativos” sejam a mesma coisa e se manifestem da mesma forma no cotidiano da vida pessoal e de trabalho de cada um de nós. Embora de maneiras diferentes, eles desenvolvem habilidades especiais que lhes permitem inovar com originalidade em campos cada vez mais diversos, das artes às ciências e tecnologias.