Categorias:

Compartilhe

Em defesa de uma ética própria para as Humanidades

03/07/2023

Matéria divulgada no site Humanamente da Fiocruz aborda a Consulta Pública sobre o documento “Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica”, aberta até o dia 15 de julho e conduzida pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSLLA).

Intitulado “Em defesa de uma ética própria para as Humanidades“, o texto é de Washington Castilhos e apresenta as motivações e desdobramentos da iniciativa, que reivindica uma regulação ética específica e mais adequada.

No documento submetido à Consulta Pública, os cientistas argumentam que, deste modo, a legislação nacional acabou por fortalecer um sistema de avaliação que não dialoga com os procedimentos éticos e metodológicos inerentes às pesquisas das grandes áreas que compõem a CHSSALLA (ciências humanas, sociais, sociais aplicadas, linguística, letras e artes). 

“O sistema desconsidera as peculiaridades do fazer científico das humanidades”, afirma Frederico Garcia Fernandes, coordenador do Fórum e professor associado do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. Segundo ele, a Conep faz um processo apenas de aprovação do projeto, “mas a ética é algo maior, é um elemento estruturante da pesquisa, que deve ser pensada ao longo do estudo”, complementa.

Confira o texto completo: humanamente.fiocruz.br/agora/em-defesa-de-uma-etica-propria-para-as-humanidades

O site Humanamente – divulgação científica em Humanidades tem por objetivo dar visibilidade à investigação científica em humanidades e aos distintos grupos de pesquisa deste campo no Brasil. A iniciativa é liderada pela jornalista e pesquisadora Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, sediado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Visite: humanamente.fiocruz.br