Categorias:

Compartilhe

Chamamento de adesão – O povo, sua casa, sua cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana

29/04/2023

Em parceria com outras organizações e entidades, a ANPUR integra a coordenação facilitadora do evento “O povo, sua casa, sua cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana“. A iniciativa visa resgatar a importância das cidades e do poder local para enraizar uma cultura democrática densa, participativa, desde os territórios, desde as entidades, desde as universidades, desde as redes organizadas na sociedade, como os movimentos sociais, organizações e entidades.

Resgatar os primeiras iniciativas de Reforma Urbana e comemorar os 60 anos do Seminário de Habitação e Reforma Urbana, não se limita a um mero olhar no retrovisor, significa olhar o passado para entender o presente e consolidar a luta futura, garantindo a convergência das pautas da Reforma Urbana para todo o território nacional, nas suas várias escalas, de forma a mitigar disparidades e contemplando a rede de cidades e suas conectividades.

Nesse sentido, propõe-se a realização de um seminário nacional com três objetivos:

  1. Resgatar as primeiras iniciativas de reforma urbana e revisitar a memória do SNHRU, que em 2023 faz 60 anos;
  2. Romper com a formação social brasileira de raízes coloniais, patriarcais, racistas e patrimonialistas;
  3. Mapear formulações e experiências exitosas a partir dos debates regionais.

A iniciativa está aberta para a adesão. Veja o texto de chamamento e inscreva a sua entidade ou organização em: forms.gle/j1uFHZQiCZXXAuCa9