Categorias:

Compartilhe

Chamada de trabalhos: 14ª Bienal do Colóquio Transformações Territoriais

12/06/2023

O Comitê Acadêmico para o Desenvolvimento Regional (CADR), pertencente à Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), convida para a 14ª Bienal do Colóquio Transformações Territoriais nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2024, com o tema “Desafios territoriais diante das ameaças e possibilidades latino-americanas: estratégias para reduzir as injustiças socioambientais”, no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil), em modalidade híbrida (presencial e remoto).

O evento é organizado a cada dois anos por todas as universidades que participam do Comitê Acadêmico de Desenvolvimento Regional da AUGM. Seu objetivo é promover o encontro periódico de profissionais, pesquisadores e pós-graduandos de diversas disciplinas que estudam as transformações territoriais nas diferentes regiões.

Espera-se que tanto as apresentações quanto as mesas redondas planejadas e as conferências programadas contribuam para discutir os atuais desafios territoriais e conhecer as diversas estratégias para reduzir as injustiças socioambientais na América Latina, enfatizando as ameaças e as possibilidades coletivas de enfrentá-las, tanto da academia quanto da gestão pública e da sociedade civil.

A submissão de resumos expandidos, cujo prazo para envio foi prorrogado até dia 31 de agosto de 2023, deve considerar um dos oito eixos que compõem as mesas temáticas:

  1. Ordenamento territorial e políticas públicas
  2. Processos urbanos, sistemas e redes de cidades
  3. Redes e sistemas na organização e integração socioterritorial
  4. (Des)Territorialização dos modelos de produção e acumulação
  5. Transformações rurais, questão agrária e desenvolvimento territorial
  6. Cultura, identidade, patrimônio
  7. Fronteiras, migrações, processos de integração e fragmentação territorial
  8. Risco ambiental, vulnerabilidade e territorialidades

Para saber mais sobre as regras de submissão, acesse: www.even3.com.br/14-bienal-do-coloquio-transformacoes-territoriais-365117/