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Chamada de trabalhos para o Seminário “Territórios da Praça: o espaço público e a educação nas periferias em debate”

18/07/2024

O Seminário “Territórios da Praça: o espaço público e a educação nas periferias em debate” integra o projeto de pesquisa e extensão Praça de Aulas realizado pelo Grupo de Estudos Mapografias Urbanas (GeMAP), sediado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), em parceria com a Associação Imargem, que reúne coletivos autônomos ligados à educação, artes, permacultura e navegação no território do Jardim Gaivotas, às margens da represa Billings, extremo sul da cidade de São Paulo.

O projeto Praça de Aulas, sediado na Associação Imargem e nas escolas públicas do Jardim Gaivotas, com financiamento do CNPq por meio do edital CNPq nº 39/2022 – Divulgação científica e educação museal em espaços científico-culturais, propõe a capilaridade territorial da difusão cultural e científica. O cotidiano do projeto tem sido caracterizado pelas práticas extensionistas e ativistas da parceria no território, entretanto, a partir dele se abre um extenso campo de investigação e trocas científicas.

A submissão de resumos está aberta até o dia 25 de agosto de 2024, maiores informações em: pracadeaulas.wixsite.com/gemapfauusp

Os quatro painéis temáticos definidos para os debates a partir das ações no território:

  • PT1: Agenciamentos do espaço público, o painel põe em debate estratégias de ações educativas e culturais processadas nos espaços públicos
  • PT2: Agenciamentos do território, debate as estratégias de ações transformadoras sobre o habitat urbano nos fluxos pelo território
  • PT3: Territorialização pela escola, o painel discute as escolas públicas como elemento territorializador de ações de transformação sociocultural
  • PT4: Difusão cultural e científica nas bordas, propõe trocas de experiências relacionadas a esta questão em sua capilaridade social e territorial.