Categorias:

Compartilhe

Chamada de trabalhos para a 12ª edição do Seminário Internacional PROJETAR

14/02/2025

Está aberta a chamada de trabalhos, no formato de artigo, da 12ª edição do Seminário Internacional PROJETAR, que será realizada de 14 a 17 de outubro de 2025, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Pelotas, Brasil. O evento terá duração de quatro dias, com conferências internacionais, oficinas, mesas temáticas, sessões de comunicação e exposição de trabalhos de alunos.

A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 07 de abril de 2025, serão aceitos artigos em Espanhol, Inglês e Português. O tema principal desta edição é “Reexistir no mundo contemporâneo”, com três eixos de desenvolvimento: “Interpretar”, “Conservar” e “Transformar”, refletindo sobre como arquitetos e urbanistas dialogam, na contemporaneidade, com o mundo ao seu redor. O seminário também terá um Eixo Especial, “Mitigar”, que trará uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e justiça climática, coordenado pela equipe local da pesquisa internacional “Mãe Mekea – Sabedoria Indígena Amazônica: Moldando Soluções Climáticas no Brasil”, projeto centrado no pluralismo ontológico indígena no contexto das mudanças ambientais globais no bioma Amazônico, financiado pela Academia Britânica.

Saiba mais em: www.even3.com.br/projetar2025

Após 11 edições regulares, o PROJETAR consolidou-se como um evento que tradicionalmente abrange estudos, ações e reflexões críticas na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, por meio de três grandes eixos: Ensino, Pesquisa e Prática. A esses eixos, soma-se agora o eixo da Extensão, que vem assumindo um papel protagonista no diálogo entre Academia e Sociedade.

O 12º PROJETAR 2025 será organizado em parceria com cursos situados no extremo sul do país: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB), em conjunto com o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Contará também com a coorganização do Grupo Projetar, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), unidade de origem do evento.