Categorias:

Compartilhe

CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO “Desenvolvimento Urbano e Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais”

05/08/2016
[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_post_title _builder_version=”3.0.64″ saved_tabs=”all” title=”on” meta=”on” author=”off” date=”on” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” border_style=”solid” global_module=”1070″ /][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Volume 22, Número 1 – jan/abr, 2017.

Prazo para a submissão de artigos: 31 de outubro de 2016.

 

Editores do Dossiê Temático:

Heleniza Ávila Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS).

Julio José Plaza Tabasco (Universidad de Castilla-La Mancha – Espanha).

Jorge Luis Hernandez (Universidad Nacional de Rio Cuarto – Argentina).

Margarida Pereira (Universidade Nova de Lisboa – Portugal).

Rogério Leandro Lima da Silveira (Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC).

 

A Revista Redes torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Desenvolvimento Urbano e Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais”, cuja publicação, referente no volume 22, número 01, janeiro/abril, 2017, está prevista para ser divulgada na versão on-line, em dezembro de 2016.

O objetivo desse Dossiê temático é divulgar artigos científicos que desenvolvam a reflexão teórica e metodológica e/ou que apresentem resultados de pesquisas empíricas sobre os processos de desenvolvimento territorial existentes no espaço geográfico, notadamente na escala urbano-regional, em diferentes formações socioespaciais.

O propósito é reunir desde diferentes olhares disciplinares, trabalhos com distintas abordagens teóricas e metodológicas, e que apresentem diferentes análises e reflexões sobre o complexo, diverso, e também desigual processo de desenvolvimento urbano e regional existente em territórios de diferentes países.

O processo de desenvolvimento urbano e suas decorrentes políticas setoriais territoriais, ou mesmo os processos advindos de políticas públicas implementadas no espaço urbano-regional, revelam relações, contradições, alianças e embates entre interesses e estratégias de ação de agentes sociais, do Estado, e do mercado. Igualmente, expressam no território, distintas tipologias e configurações espaciais, dinâmicas territoriais, interações espaciais, articulações e interdependências intra e interregionais, entre cidades e entre elas e suas áreas ou regiões de influência. Apresentam também diferentes dinâmicas de reestruturação urbana, que se manifestam territorialmente nas escalas regional e nacional, através da constituição e desenvolvimento de cidades médias, aglomerados urbanos, regiões metropolitanas, cidade-região, redes urbanas. Tais processos de desenvolvimento urbano e seus reflexos no território igualmente engendram distintas políticas de planejamento e de desenvolvimento territorial na escala urbano-regional. Esses, entre outros, são alguns dos temas e questões que o presente Dossiê propõe debater e refletir.

 

Nesse Dossiê temático pretende-se reunir artigos, ensaios e relatos de pesquisa que apresentem distintas abordagens ou analisem diferentes aspectos da temática do “Desenvolvimento Urbano e Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais”, através da perspectiva da Geografia, da História, da Sociologia, da Economia, da Arquitetura e Urbanismo, quanto das demais ciências humanas e sociais.

 

Os artigos poderão ser escritos nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa. As normas de redação do texto definidas pela revista Redes, estão disponíveis no site da revista, no link: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#authorGuidelines

 

Além dos artigos para o Dossiê temático, a revista Redes também recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições: artigos sobre temas diversos, ensaios e relatos de pesquisa relacionado ao campo do Desenvolvimento Regional.

 

Os artigos para o Dossiê temático bem como os demais textos devem ser enviados aos editores da revista, conforme os meios indicados nas normas para submissão, através do link:

https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#onlineSubmissions

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]