Categorias:

Compartilhe

CHAMADA DE ARTIGOS PARA EBOOK

05/03/2020
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”3.19.4″ border_style=”solid” global_module=”1070″ saved_tabs=”all”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.3.4″ hover_enabled=”0″]
O  professor Antonio Carlos Queiroz do O Filho (Universidade Federal do Espírito Santo) divulga chamada para submissão de artigos/capítulos do e-Book: Corpografias da Cena Urbana: Poéticas do Habitar Marginal. Prazo: 31 de julho de 2020.
 
Este livro busca olhar para a cidade no sentido de encontrar exemplos de experiências contrárias às que pautam a vida na cidade contemporânea, tais como: medo, pressa, individualismo, indiferença, velocidade, aglomeração. A pergunta central é: como a cidade se apresenta para determinado tipo de pessoas e o que define a experiência citadina para elas. Com isso, objetiva-se problematizar os interstícios de uma vida urbana solidária, reflexiva, contemplativa, lenta e colaborativa, formando assim uma “imagem dupla”, “espelhada”, da vida urbana contemporânea em face das suas complexas contradições. Em especial, intenta-se observar as questões que envolvem quem e onde esses exemplos e “contraexemplos” ocorrem, enfatizando alguns atores sociais específicos, notadamente, aqueles que se configuram num maior grau de vulnerabilidade, em virtude de suas práticas de vida pela sobrevivência e resistência (ex: pessoas em situação de rua, mulheres, idosos, artistas de rua, ambulantes, andarilhos, migrantes, refugiados, etc), pensadas a partir de“cenas urbanas” ancoradas em temas e/ou espacialidades: uso dos transportes públicos; calçadas e o caminhar; atravessar a rua; praças públicas e seus usos; contradições entre morar e habitar; arquitetura do medo; temporalidades e lazer; conflitos entre estabelecidos e “outsiders”, dentre outras que possam surgir nas propostas textuais. Público alvo: Doutores, doutorandos e mestres. Aceita-se a participação de mestrandos como co-proponentes.O artigo deverá conter no máximo 5 autores.  
 
Ver mais no LINK

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]