Categorias:

Compartilhe

ANPUR se manifesta sobre eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul

03/05/2024

A ANPUR vem, em nome da comunidade acadêmica do planejamento urbano e regional, prestar sua solidariedade a todas as pessoas atingidas com os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. Os graves episódios relacionados às fortes chuvas, inundações e deslizamentos vêm causando uma grande tragédia que já vitimou mais de 30 pessoas, com muitos desaparecidos e mais de 10 mil desalojados, afetando mais de 150 municípios. As previsões para os próximos dias não são otimistas.

Nos últimos anos, eventos e desastres afetaram a região sul da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty (RJ), litoral de Pernambuco, Paraíba e Alagoas e em setembro passado o próprio Estado do Rio Grande do Sul. A maior parte desses episódios resultaram em perdas humanas e prejuízos materiais e socioambientais, sobretudo às comunidades mais vulneráveis. A tendência é que tais eventos sejam mais frequentes, abrangentes e intensos.

A desestruturação recente das políticas urbanas e regionais, o descaso com as legislações ambientais e o contingenciamento de recursos para a prevenção a desastres em um contexto de prevalência do ideário neoliberal têm contribuído significativamente para o agravamento deste quadro. Ressalta-se nesse contexto, para além do imprescindível socorro e assistência ampla à população do Rio Grande do Sul, a necessidade de reconstrução das políticas de prevenção e gestão dos riscos socioambientais aos desastres em todas as escalas do planejamento e de fortalecimento das capacidades estatais. É fundamental desnaturalizar os desastres e colocar as populações mais vulneráveis no centro da agenda que, em decorrência de injustiças socioambientais históricas, são sempre as mais atingidas.

O novo quadro climático desafia as cidades e regiões brasileiras a promoverem políticas públicas preventivas e adaptativas para construir territórios mais resistentes, resilientes e adequados aos contextos ambientais. A comunidade anpuriana se coloca solidária a todas as pessoas atingidas pelos desastres no Rio Grande do Sul e à disposição para pensar formas de ampliar as capacidades de respostas a estes eventos por meio de políticas públicas de prevenção e mitigação.

Diretoria da ANPUR – Gestão 2023-2025.