Categorias:

Compartilhe

A ANPUR irmana-se com seus associados e filiados, especialmente com a PPGAU-UFBA, como também com os familiares, no pesar pela morte do arquiteto, urbanista e político ZEZÉU RIBEIRO.

26/02/2015
[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_post_title _builder_version=”3.0.64″ saved_tabs=”all” title=”on” meta=”on” author=”off” date=”on” categories=”on” comments=”off” featured_image=”off” featured_placement=”below” parallax_method=”on” text_orientation=”left” text_color=”dark” text_background=”off” border_style=”solid” global_module=”1070″ /][et_pb_text _builder_version=”3.0.64″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Morreu em São Paulo nesta quarta-feira (25), o ex-deputado baiano Zezéu Ribeiro, 65 anos, militante da sociedade civil e da sociedade política, em defesa da democracia, da cultura e dos direitos sociais. Em toda sua vida política, a cidade, o urbanismo e a moradia digna mereceu uma atenção especial e sua liderança se tornou nacional, reconhecida por todos. Zezéu se formou em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1974, com ativa liderança na política estudantil contra a ditadura militar. Ainda muito jovem, à frente do Instituto dos Arquitetos da Bahia, de forma sempre aglutinadora, fortaleceu essa representação institucional na ampla defesa dos interesses coletivos da cidade. Seu primeiro mandato, filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1982, foi como vereador de Salvador, em 1993, elegendo-se por três mandados consecutivos. Seu desempenho político conquistou uma crescente adesão dos movimentos sociais urbanos, elegendo-se deputado federal em 2002. Nessa trajetória ampliou a sua atuação para questões nacionais, destacando-se, dentre as suas importantes iniciativas no Congresso Nacional, na autoria da Lei Nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008, que  assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Mais recentemente foi Relator  do Projeto de Lei 3.460, de 2004, que institui diretrizes para a Política Nacional de Planejamento Regional Urbano, cria o Sistema Nacional de Planejamento e Informações Regionais Urbanas e dá outras providências (Estatuto da Metrópole). Nossas homenagens a esse reconhecido homem público, que nos deixa um importante legado para todos aqueles que militam por cidades melhores e mais justas.

Atenciosamente, Virgínia

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]