Categorias:

Compartilhe

ANPUR marca presença no XII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (SIDR)

12/09/2025

Entre os dias 10 e 13 de setembro de 2025, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) sediou a 12ª edição do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (SIDR), que teve como tema “Planejamento e Desenvolvimento Regional: Estado, Mercado e Sociedade”. O evento reuniu pesquisadores do Brasil e de países como Argentina, Chile, Uruguai e México, promovendo mesas-redondas, conferências e apresentação de trabalhos.

A ANPUR esteve representada na abertura pelo presidente José Ricardo Vargas de Faria, que, em nome da associação, reafirmou o apoio institucional ao SIDR e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC (PPGDR/UNISC). Para ele, o evento tem papel decisivo na consolidação do campo:

“O SIDR tem colaborado para a consolidação e também para a vitalidade do debate sobre desenvolvimento regional, fundamental para a construção de um país com justiça socioambiental”, destacou.

Durante a Cerimônia de Abertura, José Ricardo também apresentou as diretrizes da atual gestão da ANPUR, com ênfase na incidência em políticas públicas. Ele ressaltou a importância da discussão sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), além de reafirmar compromissos institucionais como a valorização dos eventos científicos, a articulação entre programas filiados, a promoção da visibilidade do planejamento urbano e regional, o fortalecimento das colaborações científicas e políticas latino-americanas e o apoio a políticas antirracistas, feministas e de equidade de gênero na pós-graduação.

A diretora da ANPUR, Heleniza Campos Ávila, também integrou a programação, participando da mesa-redonda “Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial”. Na ocasião, apresentou a Agenda Referencial para o Ordenamento Territorial do Rio Grande do Sul, projeto piloto que compõe a atual Política Nacional de Ordenamento Territorial (PNOT), em construção pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

A Agenda busca formular, de forma coletiva e participativa, propostas sobre temas, prioridades e indicadores para o ordenamento territorial do estado e suas regiões, com especial atenção aos impactos dos eventos climáticos extremos registrados em 2023 e 2024. A mesa também contou com a participação de João Mendes da Rocha Neto (PPGA/UnB), diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial do MIDR, que apresentou princípios e o processo de elaboração da PNOT. Completaram a mesa Anelise Rambo (PGDREDES/UFRGS), Virginia Etges (PPGDR/UNISC) e Marco Cadoná (PPGDR/UNISC), como mediador.

Desde sua primeira edição em 1996, ainda como evento nacional, o SIDR consolidou-se como um dos espaços mais importantes de debate sobre políticas e práticas de desenvolvimento regional. Confira os registros do evento, disponíveis no Youtube: www.youtube.com/@uniscaovivo