RBEUR divulga seu dossiê 2025 e nova metodologia para organização dos artigos publicados
24/02/2025
A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) divulga seu novo dossiê 2025, intitulado “A ‘poli-periferia’ e o ‘giro periférico’ nos estudos urbanos” e organizado por Matthew A. Richmond (Universidade de Newcastle), Patrícia Maria de Jesus (Universidade Federal do ABC) e Jean Legroux (Universidade Estadual Paulista). Os primeiros artigos já estão disponíveis, sendo os demais divulgados ao longo dos próximos meses. Além dos trabalhos aprovados no âmbito do dossiê, também já foram publicados os primeiros artigos que completam o novo número do períodico.
Primeiros artigos do dossiê “A ‘poli-periferia’ e o ‘giro periférico’ nos estudos urbanos”:
- Territórios periféricos e as geografias da reprodução social crítica: heterogeneidade de práticas na urbanização periférica
- Autor: Thiago Canettieri
- Dar nome aos bois: um ensaio sobre categorias nativas e suas implicações políticas
- Autoras: Ana Luiza Vieira Gonçalves, Cibele Saliba Rizek
Primeiros artigos do número 2025 da revista:
- Espaços de lazer de natureza e iniquidade racial
- Autores: Danilo Ciaco Nunes, Bruno Modesto Silvestre, Sílvia Cristina Franco Amaral
- A lógica da “conta inversa”: rentabilidade imobiliária e interesse público no projeto urbano PIU Vila Leopoldina-Villa-Lobos em São Paulo
- Autoras: Isadora Marchi de Almeida, Paula Freire Santoro
Revista anuncia alterações na organização dos artigos
Os editores da RBEUR anunciaram recentemente alterações na forma de organizar os artigos publicados no periódico. A partir de 2025, os textos deixam de serem agrupados segundo seções temáticas e passam a ser vinculados a palavras-chave. Confira o anúncio:
Palavras-chave: nova metodologia de organização de artigos
Em 2024, a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) completou 25 anos de existência, os quais foram marcados por ética na condução do processo de avaliação e excelência nos critérios que o conduzem. O aniversário constituiu-se em momento de balanço e mudanças.
A partir de 2025, a RBEUR deixa de ser publicada a partir do agrupamento dos textos segundo seções temáticas: 1) Planejamento e Políticas Públicas; 2) Espaço, Economia e População; 3) Território, Cidadania e Direitos; 4) Cidade, História e Cultura; 5) Ambiente, Gestão e Desenvolvimento.
Duas razões levaram os Editores a proporem e a Comissão Científica a apoiar essa decisão:
- a) a ampliação dos interesses de pesquisa em um número crescente de novos temas, tendência que marca o conhecimento contemporâneo, exigiria a constante criação de novas seções;
- b) vários textos aprovados para publicação encontram-se na interface entre os temas enunciados em diferentes seções, tornando a classificação sempre parcialmente inadequada.
Para não prejudicar as buscas especializadas de publicações atuais e pretéritas, o que vinha sendo feito pelas seções, tal estrutura vai ser substituída pelo procedimento obrigatório de vinculação dos textos científicos a sete palavras-chave, três das quais necessariamente terão que ser escolhidas pelos autores entre as que estão listadas pela Revista.
Esse novo procedimento possibilitará, de um lado, oportunidade de os autores observarem a adequação de suas submissões ao campo de foco da RBEUR e, de outro, que haja buscas menos verticalizadas e mais rizomáticas, uma vez que um mesmo texto aparecerá em buscas realizadas por diferentes caminhos.
Os números publicados até 2024 permanecerão estruturados em seções, mas os textos científicos que lhes são constitutivos poderão também ser acessados pela nova metodologia. Os já aprovados para publicação em 2025 e os que vierem a ser submetidos, a partir de agora, já comporão números sem seções e, igualmente, serão acessados pela nova metodologia.
No item 5 do link https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/about/submissions, os autores poderão encontrar informações adicionais sobre a escolha das palavras-chave.
Dezembro de 2024.
