Curso de Extensão “Neoextrativismo e Autoritarismo” encerra com sucesso e impulsiona o debate acadêmico sobre o tema
05/12/2024
No dia 28 de novembro de 2024, ocorreu a última sessão do Curso de Extensão “Neoextrativismo e Autoritarismo”, iniciativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PPGPAM/UNIFESSPA), com apoio da RBEUR e da ANPUR.
Com grande procura no período de inscrições, mais de 100 pessoas concluíram a carga horária mínima do curso, que contabiliza, até o momento, quase 2 mil visualizações no canal da ANPUR no Youtube. Foram quatro sessões ao longo de duas semanas com 16 pesquisadores(as) convidados(as) que compartilharam seus trabalhos sobre as especificidades do extrativismo capitalista contemporâneo.
As sessões abordaram os seguintes temas:
- Abertura e aula inaugural “La Geografía bajo el Asedio Extractivista”;
- Sessão 1 – Capitalismo espoliador e a vida em risco;
- Sessão 2 – Capitalismo extrativista: finanças, especialização produtiva e controles territoriais;
- Sessão 3 – Mineração e Produção de Desastres: Estado, corporações e comunidades.
O conteúdo programático se baseia no dossiê homônimo publicado em 2024 na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) e contou com contribuições de autoras e autores dos artigos publicados, bem como debatedoras e debatedores convidados. Todos os artigos que serviram como material de estudo do curso estão disponíveis em: rbeur.anpur.org.br
Os organizadores do dossiê, Fernando Michelotti (PPGPAM/UNIFESSPA) e Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ), foram também responsáveis por coordenar as sessões do curso e compartilharam suas impressões sobre a iniciativa:
“Dada a participação que tivemos nas sessões do curso, considero que foi uma experiência positiva de ampliação do debate em torno do tema, oportunizando o contato entre os/as diferentes autores/as que participaram do dossiê, bem como entre esses e um público diverso”, afirmou Michelotti. Segundo ele, o interesse pelo curso reforça a importância da mobilização da pós-graduação para que a pesquisa e a extensão universitária sejam consideradas, cada vez mais, atividades indissociáveis.
Já para Acselrad, foi grande a riqueza de questões discutidas nos trabalhos publicados no dossiê e apresentados nas sessões do curso. “Os territórios a cujo controle almejam as corporações – espaços em que os grandes projetos extrativos provocam desestruturação de paisagens e socio-ecossistemas – tornam-se domínios delimitados da vigência de práticas cujo perfil sociopolítico os autores e debatedores buscaram, por diferentes perspectivas analíticas, delinear e questionar”, pontuou o professor do IPPUR/UFRJ.
Editores da RBEUR destacam nova estratégia para fomentar o debate acadêmico
A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), periódico científico vinculado à ANPUR, abre-se, ainda mais, à discussão teórico-metodológica, a partir de 2024, por meio da realização de encontros virtuais voltadas ao debate dos textos científicos publicados pela revista – iniciativa inaugurada com o Curso de Extensão sobre o Dossiê Temático “Neoextrativismo e Autoritarismo”.
“O alcance do curso, em termos de pesquisadores matriculados e instituições de suas origens, contribuiu para a maior difusão da publicação dos textos do dossiê e, ademais, favoreceu o diálogo entre autores e público, estimulando a reflexão, a crítica e propiciando o avanço das ideias”, afirmaram os editores da RBEUR, Maria Encarnação Beltrão Sposito e Everaldo Santos Melazzo.
Para eles, essa primeira experiência foi extremamente exitosa e sua continuidade está prevista, em 2025, à medida que venha a público o Dossiê Temático “A ‘Poli-Periferia’ e o ‘Giro Periférico’ nos Estudos Urbanos”.
Os registros do curso estão disponíveis em nosso canal no Youtube, CLIQUE AQUI.