Categorias:

Compartilhe

Seleção para mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT/UFRRJ) Turma 2025

22/10/2024

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está com as inscrições abertas para a seleção da Turma 2025 do seu curso de Mestrado.

As inscrições podem ser realizadas no período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2024. Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas, podendo variar de acordo com os resultados do processo seletivo e a disponibilidade de orientação.

A missão do PPGDT é produzir e disseminar conhecimento na área do planejamento urbano e regional. Seu objetivo é promover a construção de conhecimentos e a formação de recursos humanos voltados à reflexão e orientação de políticas públicas relacionadas e consistentes com o desenvolvimento territorial sustentável, principalmente, mas não exclusivamente, no que concerne à Baixada Fluminense e à Região Metropolitana do Rio de Janeiro, além das áreas circunvizinhas aos campi da UFRRJ.

O programa está organizado em três linhas de pesquisa:

  • Linha de pesquisa 1 – Desenvolvimento e Políticas Públicas: visa fomentar projetos que envolvam o debate teórico e analítico das complexas e multidimensionais questões do desenvolvimento em sua dinâmica espacial-territorial, buscando capacitar seus pesquisadores no ciclo de políticas públicas que não negligenciem tal dimensão.
  • Linha de pesquisa 2 – Sustentabilidade e Territorialidades: visa compreender os processos de transformação espacial e suas implicações sobre o desenvolvimento territorial a partir de arcabouço teórico e analítico para os estudos socioambientais referenciados na sustentabilidade em suas diversas dimensões.
  • Linha de Pesquisa 3 – Planejamento e Gestão Territorial: Considera os impactos da globalização na perspectiva das questões urbanas, rurais e regionais do contexto geográfico mais próximo – dos territórios circunvizinhos e da área metropolitana em que se insere – priorizando a redução das assimetrias regionais e intrarregionais e o atravessamento de processos de participação, cooperação e inclusão social envolvidos no planejamento e gestão de políticas públicas para o desenvolvimento territorial.

Para mais informações, consulte o edital (CLIQUE AQUI).