Categorias:

Compartilhe

Submissão de trabalhos para o XVIII SIMPURB – Simpósio Nacional de Geografia Urbana

14/05/2024

De 03 a 07 de dezembro de 2024 , na Universidade Federal Fluminense – Campus da Praia Vermelha (Niterói/RJ), ocorrerá o XVIII SIMPURB – Simpósio Nacional de Geografia Urbana, com o tema “Uma Agenda de Democratização da Cidade”.

A submissão de trabalhos para um dos 23 Grupos de Trabalho (GTs) do evento pode ser realizada até o dia 05 de julho de 2024, através da  Plataforma SISGEENCO, clicando aqui.

A seguir, confira a apresentação do evento:

As edições do SIMPURB sempre estiveram atentas às contradições que envolvem a cidade, o urbano e a metrópole. Contradições essas que sempre desafiaram a sociedade, os movimentos sociais, os governos, os profissionais, os pesquisadores, cidadãos e cidadãs, que tornam central e premente o debate sobre os conteúdos urbanos de espaços, lugares, territórios e regiões, bem como demandam um posicionamento diante da crescente crise de sociabilidade, presente não apenas no Brasil, mas no mundo todo, e nas múltiplas escalas do viver o urbano e a cidade.

Após mais de três décadas de edições bianuais, a Universidade Federal Fluminense e Niterói receberão pela primeira vez a 18ª edição desse evento nacional. Motivo de orgulho e de reafirmação dos compromissos de nossa Universidade com a produção de excelência acadêmica e relevância da geografia urbana brasileira.

Após 35 anos da promulgação da Constituição de 1988, apesar dos avanços alcançados até o presente, a Democratização da Cidade permanece por se concretizar. Essa é uma questão polêmica urgente, em especial, em um contexto de urbanização excludente, segregadora, desigual e inóspita comandada pelo Estado e mercado, que leva a uma perda da urbanidade e da sociabilidade, com a desconstrução da cidadania, reduzindo os cidadãos a consumidores ou clientes do mercado e do Estado.

Esta proposta funda-se no direito a participação de todos no planejamento e gestão das cidades, em respeito a conquistas sociais expressas em leis e políticas públicas, para garantir que o uso dos recursos e implementação de projetos urbanos revertam em benefício da coletividade, sem discriminação acatando a diversidade social. Afinal, o Direito à Cidade tem por base o exercício da cidadania, que inclui direitos políticos de natureza societária.

Na retomada democrática iniciada com a posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coloca-se a perspectiva de fazer frente ao avanço das desigualdades estruturais que afligem a população brasileira, em especial nas cidades. Assim, urge elaborar uma Agenda para a Democratização da Cidade.

Para tanto, cabe buscar meios de difundir o conhecimento a diferentes setores da sociedade, de modo a promover o diálogo informado e o debate de questões do urbano contemporâneo e de uma práxis transformadora buscando evidenciar questionamentos sobre as utopias reais e concretas vislumbradas nas práticas sociais urbanas. Assim, o evento está estruturado para:
a. propiciar interações entre docentes, pesquisadores, estudantes brasileiros e estrangeiros de Geografia e áreas afins, mediante 2 Conferências, 7 Mesas-Redondas e apresentação de trabalhos em 20 Grupos de Trabalho com reflexões acadêmico-científicas inéditas recentes;
b. estabelecer diálogos da academia com representantes de movimentos sociais, de governo e de órgãos e instituições governamentais e não governamentais, mediante 6 sessões de Diálogos Provocativos.

Para saber mais, acesse: sisgeenco.com.br/eventos/simpurb/2024