BOLETIM DA ANPUR

MARÇO 2024 | NÚMERO 21

A ANPUR se soma à luta das mulheres

No âmbito da luta das mulheres, celebrada no dia 08 de março, é fundamental apontar o quanto a estrutura patriarcal da sociedade é opressora e violenta, inclusive em práticas e agendas que se propõem progressistas. É indispensável lembrar da amplitude dessa luta e da diversidade de vivências das mulheres, seja pelos territórios que habitam ou por serem pretas, LBTQIAP+, indígenas, quilombolas, com corpos dissidentes e distintos da normatividade e PCDs.

No cotidiano da nossa área de planejamento – nas agências, secretarias, salas de aulas, organizações, comunidades – é comum vermos mulheres à frente de processos e assumindo diversas tarefas, que são arduamente conciliadas com a responsabilidade pelos trabalhos do cuidado doméstico. Lélia Gonzalez lembra que o trabalho doméstico no contexto brasileiro é comumente terceirizado às mulheres negras, cujo reconhecimento de direitos trabalhistas foi estabelecido apenas recentemente. Nas posições eletivas e de poder, seja no executivo, legislativo, judiciário, reitorias e em organizações do mercado, ou onde se tomam decisões que desenham os nossos territórios, não é comum vermos mulheres. Apenas recentemente foi aprovada a obrigação da paridade na remuneração de homens e mulheres para os mesmos cargos e funções. Parece óbvio, mas nada disso foi sem luta. Para Silvia Federici, o papel das mulheres sendo exclusivamente responsabilizadas pela reprodução da vida e delegadas a um universo restrito de cidadania e liberdade foi estruturante na passagem para um sistema capitalista de remuneração pela venda da força de trabalho.

Cabe à ANPUR não só o desafio de manter e ampliar a diversidade nas suas representações, mas incentivar a incorporação do gênero como uma categoria estruturante nos processos de planejamento e desenvolvimento, assim como nas pesquisas e na formação da área.

Mulheres na Diretoria e no Conselho Fiscal da ANPUR Gestão 2023-2025:

Sandra (San) Momm (PGT/UFABC) - Secretária Adjunta 

Lívia Miranda (MDU/UFPE) - Diretora 

Luciana Saboia (PPGFAU/UnB) - Diretora

Clarice Maraschin (PROPUR/UFRGS) - Conselho Fiscal Titular 

Clarissa Freitas (PPGAU+D/UFC) - Conselho Fiscal Titular 

Luciana Royer (PPGAU/USP) - Conselho Fiscal Suplente

Prorrogado o prazo para a submissão de trabalhos do Sedres 2024
Até o dia 31 de março é possível participar da chamada para o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres)…
LER MAIS
 
NOTÍCIAS
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
picture
Criada em 1999, a RBEUR é um periódico online editado pela ANPUR. Seu propósito é contribuir para o aprimoramento e diversidade disciplinar, temática e conceitual do debate nacional e internacional no campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais.
LER MAIS
AGENDA
REUNIÃO DA DIRETORIA
Dia 04 de abril (quinta-feira), às 14h.
CHAMADA DOSSIÊ RBEUR
Prazo para o envio de artigos para o dossiê "A 'poli-periferia' e o 'giro periférico' nos estudos urbanos": 31 de março de 2024.

EXPEDIENTE BOLETIM DA ANPUR

Editor-chefe: José Júlio Ferreira Lima

Coordenadora editorial: Tuanni Borba

Design: Paula de Oliveira e Felipe de Macedo

Programação: Renan de Freitas

 

 

VISITE ANPUR.ORG.BR

 

facebook  youtube  instagram 
Descadastrar   |   Visualizar versão online