Ao alcançar o vigésimo boletim mensal, gostaria de reafirmar o compromisso da atual diretoria na participação em fóruns governamentais e não governamentais em que a ANPUR tem representação.
A presença nestes espaços garante seu protagonismo no contexto político e social atual em que se aproximam as eleições municipais no Brasil. Em meio a retomada da democracia, o pleito municipal representa importante e fundamental oportunidade de reafirmar nossa posição de defesa dos direitos constitucionais colocados em risco no passado recente. É na escala das cidades que o planejamento territorial e urbano são postos em debate.
A formulação e implementação de políticas públicas no território estão cada vez mais sujeitas à composição política nacional, a tal ponto que os instrumentos de planejamento orçamentário vêm sendo submetidos ao jogo de poder nas casas legislativas. Perguntamo-nos neste contexto, onde fica o planejamento?
É necessário que o território seja reconhecido tanto como base para o cálculo de diferentes indicadores de déficit social nas cidades e regiões, como também ponto de partida para os programas de políticas públicas desenhados de forma integrada com a sociedade – diferentemente do que se constata no debate diário em torno de mecanismos legislativos que fazem com que a exceção se torne regra na programação orçamentária.
Neste espírito, acreditamos que a produção acadêmica na pesquisa, ensino e extensão dos membros da ANPUR possa participar de forma efetiva nos desígnios do país.
Saudações Anpurianas,
José Júlio Ferreira Lima - Presidente | Gestão 2023-2025 |