Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR, é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega programas universitários de pós-graduação e entidades brasileiras que desenvolvem atividades de ensino e/ou pesquisa no campo dos estudos urbanos e regionais e do planejamento urbano e regional.

É uma associação pluridisciplinar e aberta, cujas finalidades principais abrangem: o incentivo ao estudo, ao ensino e à pesquisa nesse campo do conhecimento; a divulgação de informações e a troca de experiências referentes a essas áreas de atuação; a promoção de reuniões científicas objetivando o intercâmbio de informações entre os integrantes das instituições associadas e, também, com outras associações congêneres, nacionais e estrangeiras.

Fundada em 1983 por cinco programas, a ANPUR desde então ampliou significativamente o número e o espectro de instituições associadas e filiadas, reunindo hoje setenta e dois membros, atuantes nas áreas do planejamento urbano e regional, do desenvolvimento regional, da arquitetura e urbanismo, da geografia, da economia, da administração pública, das ciências sociais e outras.

A cada dois anos, é organizado o ENANPUR – Encontro Nacional da ANPUR, cujos trabalhos são publicados em anais. Desde 2014, são organizados bienalmente o SEPEPUR – Seminário de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Estudos Urbanos e Regionais e o ERCIPUR – Encontro das Revistas Científicas de Planejamento Urbano e Regional.

Em 1997 a ANPUR instituiu o Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional”, que é uma premiação bienal, que contempla a produção nesse amplo campo de atividades nas categorias: livro, tese de doutorado e dissertação de mestrado. Em 1999 a ANPUR lançou a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, com periodicidade semestral. Em 2003, foi instituído o Prêmio Milton Santos, para a categoria melhor artigo, em 2012 foi criado o Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro na categoria melhor livro e em 2016 o Prêmio Rodrigo Simões na categoria de melhor tese de doutorado.

No campo das relações interinstitucionais, a ANPUR é associada à SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e mantém relações com outras sociedades científicas nacionais e com instituições congêneres de outros países e regiões, sendo uma das fundadoras do GPEAN – Global Planning Education Association Network, rede que congrega onze associações científicas de planejamento urbano e regional nos cinco continentes.

Estatutariamente a ANPUR é composta por sua Assembléia Geral, uma Diretoria e um Conselho Fiscal. A diretoria inclui a Presidência, Secretaria Executiva, a Secretaria Adjunta e quatro Diretores, que representam a sua diversidade disciplinar e regional. A Associação não tem uma base fixa permanente, mas ganha o endereço das instituições que sediam a Presidência e a Secretaria Executiva.