Categorias:

Compartilhe

Carta Pública – A ANPUR também em defesa da democracia

11/08/2022

Num momento de intensas e cotidianas ameaças à democracia brasileira, a Diretoria da ANPUR se junta a outros coletivos, entidades e organizações na mobilização pela defesa do Estado Democrático de Direito, das Instituições Públicas e das eleições democráticas a serem realizadas no próximo mês de outubro de 2022.

Nos últimos anos, desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, as instituições públicas vem sendo alvo de ataques diuturnos e sistemáticos, num processo constante que visa sua fragilização e desmonte. Soma-se a isso um quadro de crise econômica e de aumento da fome, da pobreza, das desigualdades e das violações de direitos.

No campo específico da Pós-graduação e da Pesquisa, os cortes de verbas, as trocas de comando e a má gestão no Ministério da Educação, bem como nas agências federais de fomento, são apenas parte do problema. O fechamento de programas pós-graduação em planejamento urbano e regional, o sucateamento de órgãos públicos, a falta de políticas públicas e de articulação institucional têm produzido consequências negativas e de difícil reversão no território.

Esse quadro de desmonte e violação de direitos ameaça também toda a estrutura de Ciência e Educação do país, em especial as Universidades Públicas e os programas de inclusão social ainda em fase de consolidação.

Subscrevemos e nos somamos à Carta de Brasília, aprovada na Assembleia da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência/SBPC no último dia 29 de julho, e à Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, encabeçada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Assim, a Diretoria da ANPUR se junta às diversas vozes na defesa do Estado Democrático de Direito, de eleições livres, do respeito aos seus resultados e da obediência à soberania popular.

Diretoria ANPUR | Gestão 2021-2023
11 de agosto de 2022.
Belém do Pará, Belo Horizonte, Blumenau, Natal, Presidente Prudente, Rio de Janeiro e São Paulo

Para acessar o documento, clique aqui.