Categorias:

Compartilhe

ANPUR PARTICIPA DA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO DO COMITÊ GESTOR DA INTERNET – CGI

06/06/2020
[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title meta=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.3.4″ border_style=”solid” global_module=”1070″ saved_tabs=”all”][/et_pb_post_title][et_pb_text _builder_version=”4.3.4″ hover_enabled=”0″]

A ANPUR tem como representante para assuntos relativos ao CGI, o professor Rodrigo José Firmino (PUC-PR). Em maio, representantes da sociedade civil foram eleitos para o Conselho da CGI, incluindo o professor Rafael Evangelista (UNICAMP). Professor Rafael muito gentilmente encaminhou o relato abaixo sobre as atribuições da CGI:

 
“O Comitê Gestor da Internet é uma entidade multi-setorial, pioneira em termos de administração democrática dos recursos da Internet. Entre as suas atribuições formais estão, desde estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente do “.br”, à promoção de estudos e pesquisas sobre a Internet no Brasil. O conselho do CGI, sua principal instância de decisão, é formado por membros do governo, do setor acadêmico/técnico-científico, do setor empresarial e do terceiro setor (sociedade civil). Os conselheiros não governamentais são escolhidos, desde 2004, via processo eleitoral. Alguns processos políticos-legislativos recentes relacionados à Internet no Brasil foram marcados pela participação direta do CGI, destacando-se o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados. Além das atividades técnicas, o cotidiano do CGI é marcado pela promoção e realização de debates relacionados à Internet, como o Fórum da Internet no Brasil (realizado anualmente) e eventos sobre desinformação e eleições, inteligência artificial, vigilância e privacidade, entre outros. Vale destacar ainda as atividades do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), responsável pelo maior levantamento sobre uso da Internet no Brasil, a TIC Domicílios; e a Escola de Governança da Internet no Brasil (egi.nic.br/), instância de capacitação, pesquisa e estudos única no Brasil.”
 
Vejam também vídeo do professor Rafael no LINK

 
   
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]