O boletim do mês de abril segue enfatizando o ideário da ANPUR de compromisso na construção de um Brasil mais justo e inclusivo. Assim, os olhares da diretoria da ANPUR, bem como de toda comunidade anpuriana, são de preocupação com um planejamento urbano e regional que de fato considere os territórios a partir do encaminhamento de projetos ancorados em diagnósticos participativos dos problemas locais.
Vivemos num momento oportuno para o aproveitamento das novas possibilidades que se apresentam, como as vinculadas aos trabalhos da Secretaria Nacional de Participação Social. Uma das tarefas atuais desta Secretaria é justamente fortalecer os mecanismos de participação e controle social sobre as políticas públicas: conselhos, conferências e comitês.
Sabemos a importância das políticas públicas para o desenvolvimento e seu papel para alavancar o planejamento e os processos de governança. Como agentes de transformação entendemos que todas as políticas possuem previsão de algum mecanismo de participação e controle social, algumas com mais força e outras com menos. Portanto, a diretoria reforça esse chamamento para a construção de uma governança no sentido da definição dos fins e meios que devem ser perseguidos pela sociedade, através de um processo de participação democrática substantiva, sempre ancorado no ideário de uma sociedade de respeito e convivência entre a diversidade, e que vise erradicar as desigualdades.
Saudações Anpurianas,
Cristiane Mansur de Moraes Souza - Diretora | Gestão 2021-2023 |