Nesse momento singular da história, a ANPUR faz por meio desta mensagem um alerta para uma tomada de consciência sobre o papel estratégico da pós-graduação brasileira, do campo do planejamento urbano e regional, no sentido de elaborar uma agenda de pesquisa e prática social voltada a explicar e promover transições sustentáveis nos territórios.
São tempos de enfrentamento, crise política e necessidade da retomada crescente do protagonismo da pós-graduação, pesquisa e extensão e sua internacionalização para produzir evidências científicas que possam subsidiar a gestão de políticas públicas. Outrossim, a ANPUR norteia a pós-graduação para promoção e transferência de conhecimento, em articulação com gestores públicos, e implementação de respostas aos problemas da sociedade brasileira em escala urbana e regional.
A sociedade civil clama uma governança que norteie processos democráticos que envolvam o debate de projetos alternativos de (des)envolvimento. Nesse contexto, o tratamento das relações entre a universidade e a sociedade civil, em escala urbana e regional, pode perseguir os valores de um processo de participação democrática substantiva.
Saudações Anpurianas,
Cristiane Mansur de Moraes Souza - Diretora | Gestão 2021-2023 |