BOLETIM DA ANPUR

ABRIL 2023 | NÚMERO 10

Chamamento para a comunidade anpuriana

O boletim do mês de abril segue enfatizando o ideário da ANPUR de compromisso na construção de um Brasil mais justo e inclusivo. Assim, os olhares da diretoria da ANPUR, bem como de toda comunidade anpuriana, são de preocupação com um planejamento urbano e regional que de fato considere os territórios a partir do encaminhamento de projetos ancorados em diagnósticos participativos dos problemas locais. 

Vivemos num momento oportuno para o aproveitamento das novas possibilidades que se apresentam, como as vinculadas aos trabalhos da Secretaria Nacional de Participação Social. Uma das tarefas atuais desta Secretaria é justamente fortalecer os mecanismos de participação e controle social sobre as políticas públicas: conselhos, conferências e comitês. 

Sabemos a importância das políticas públicas para o desenvolvimento e seu papel para alavancar o planejamento e os processos de governança. Como agentes de transformação entendemos que todas as políticas possuem previsão de algum mecanismo de participação e controle social, algumas com mais força e outras com menos. Portanto, a diretoria reforça esse chamamento para a construção de uma governança no sentido da definição dos fins e meios que devem ser perseguidos pela sociedade, através de um processo de participação democrática substantiva, sempre ancorado no ideário de uma sociedade de respeito e convivência entre a diversidade, e que vise erradicar as desigualdades.

Saudações Anpurianas,

Cristiane Mansur de Moraes Souza - Diretora | Gestão 2021-2023

ANPUR subscreve carta aberta à CAPES pela abertura do edital PAEP
A ANPUR subscreve e divulga a carta aberta à Presidência da CAPES pela abertura do edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).…
LER MAIS
 
NOTÍCIAS
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D-UFC)
LER MAIS
Urban Studies Foundation divulga programa de bolsas para jovens doutores
LER MAIS
Consulta pública sobre ética em pesquisa do FCHSSALLA
LER MAIS
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
pic
Criada em 1999, a RBEUR é um periódico online editado pela ANPUR. Seu propósito é contribuir para o aprimoramento e diversidade disciplinar, temática e conceitual do debate nacional e internacional no campo do planejamento e dos estudos urbanos e regionais.
LER MAIS
AGENDA
17 DE ABRIL
Encerramento das inscrições para o processo seletivo do mestrado em Planejamento Urbano (PPU/UFPR).
Saiba mais
17 DE ABRIL
Prazo final para submissão de trabalhos para o Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE).
Saiba mais
REUNIÕES DA DIRETORIA (1º SEM.)
Reunião nos dias 18/abril, 23/maio e 27/junho. Sempre às terças-feiras, às 14h.

EXPEDIENTE BOLETIM DA ANPUR

Editora-chefe: Camila D'Ottaviano

Coordenadora editorial: Tuanni Borba

Design: Paula de Oliveira e Felipe de Macedo

Programação: Renan de Freitas

 

 

VISITE ANPUR.ORG.BR

 

facebook  youtube  instagram 
Descadastrar   |   Visualizar versão online