III ENEPCP

Em 2019, o Brasil inaugura um novo ciclo político, após décadas de consolidação da democracia e de avanços nas políticas sociais e de promoção da cidadania. Diante dos múltiplos desafios que se apresentam nos contextos político, econômico e social, nos próximos anos, constituirá tarefa central do Campo de Públicas sua análise e avaliação, bem como a construção de propostas para enfrentamento dos desafios históricos e dos que se colocarão para a gestão do Estado Brasileiro.

De outro lado, é necessário reafirmar o crescimento e a consolidação do Campo de Públicas, produzidos em um contexto favorável de transformações da esfera estatal brasileira, e que ora se vê diante de constrangimentos à manutenção do papel dos agentes governamentais como indutores do desenvolvimento econômico e social e da sua crescente profissionalização.

É nesse contexto que a Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP), uma das principais expressões organizadas do Campo, convoca seu terceiro encontro nacional, a realizar-se entre 27 e 30 de agosto de 2019, na cidade de Natal (RN). Com o tema “Democracia no século XXI e os desafios para a Gestão Pública”, o III ENEPCP reunirá pesquisadores, profissionais, professores e estudantes, de graduação e pós-graduação, em um conjunto de atividades voltadas à discussão desses temas, incluindo conferências, mesas-redondas e sessões temáticas.

O evento discutirá aspectos diversos que se relacionam ao tema Democracia no século XXI e os desafios para a Gestão Pública por meio de conferências, mesas redondas, sessões temáticas e oficinas. 

Dessa forma, promoverá debates profícuos que dialogam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que se revelam fundamentais para a reflexão acerca dos atuais desafios que se apresentam, atualmente, a gestores públicos no Brasil, a exemplo do objetivo relativo à promoção da educação de qualidade. Há de se destacar ainda que o campo dos Estudos urbanos e regionais, como parte das agendas políticas e de investigação acadêmica, será um tema transversal ao evento, e, portanto, reforça-se o convite a pesquisadores e profissionais desta área de atuação.