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SOBRE O EVENTO

COMISSÃO ORGANIZADORA

COORDENADOR GERAL

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN

COORDENADORA GERAL ADJUNTA

Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN

DIRETORIA DA ANPUR

Eduardo Alberto Cusce Nobre – PPGAU-FAU/USP

Tomás Antônio Moreira – PPGAU-IAU/USP

Humberto Miranda do Nascimento – PPGDE-IEU/UNICAMP

Hipólita Siqueira de Oliveira – PPPUR-IPPUR/UFRJ

José Júlio Ferreira Lima – PPGAU-FAU/UFPA

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN

Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski – PPGGEO/UFPR

COMISSÃO CIENTÍFICA

Adauto Lúcio Cardoso – IPPUR/UFRJ

Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – PPEUR-PPGAU/UFRN

Amadja Henrique Borges – PPGAU/UFRN

Ana Cláudia Duarte Cardoso – PPGAU/UFPA

Ângelo Magalhães Silva – PLANDITES/UERN; PROFIAP/UFERSA

Benny Schvarsberg – PPG-FAU/UNB

Camila D’Ottaviano – PPGAU-FAU/USP

Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ

Carlos Bernardo Vainer – IPPUR/UFRJ

Carolina Pescatori Candido da Silva – PPG-FAU/UNB

Cimone Rozendo – PGCS/UFRN

Clóvis Ultramari – PPGTU/PUC-PR

Christian Luiz da Silva – PPGTE/UFTPR

Cibele Saliba Rizek – PPGAU-IAU/USP

Cidoval Morais de Sousa – PPGDR/UEPB

Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas – PPGAU+D/UFC

Cláudio Roberto de Jesus – PPEUR/UFRN

Denise de Souza Elias – ProPGeo/UECE

Edna Maria Ramos de Castro – NAEA/UFPA

Eneida Maria Souza Mendonça – PPGAU/UFES

Ester Limonad – PPGEO/UFF

Fernanda Ester Sanchez Garcia – PPGAU/UFF

Fernando Cézar de Macedo Mota – PPGDE-IE/UNICAMP

Fernando Manuel Rocha da Cruz – PPEUR/UFRN

Francisco do O de Lima Júnior – PLANDITES/UERN; URCA

Frederico Rosa Borges de Holanda – PPG-FAU/UNB

George Alexandre Ferreira Dantas – PPGAU/UFRN

Geraldo Magela Costa – IGC/UFMG

Giovana Paiva de Oliveira – DARQ/UFRN

Glória Cecília dos Santos Figueiredo – PPGAU/UFBA

Heloísa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG

Inês Martina Lersch – PROPUR/UFRGS

Ivo Marcos Theis – PGDR/FURB

Jeroen Johannes Klink – PPG PGT/UFABC

João Farias Rovati – PROPUR/UFRGS

João Sette Whitaker Ferreira – PPGAU-FAU/USP

José Clewton do Nascimento – PPGAU/UFRN

José Gomes Ferreira – PPEUR/UFRN

Jupira Gomes de Mendonça – NPGAU-EA/UFMG

Karina Oliveira Leitão – PPGAU-FAU/USP

Larissa da Silva Ferreira Alves – PLANDITES/UERN

Leila Christina Duarte Dias – PPGG/UFSC

Lindijane de Souza Bento Almeida – PPEUR/UFRN

Lúcia Maria Machado Bógus – PEPG/PUC-SP

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN

Marcos Barcellos de Souza – PPG PGT/UFABC

Maria Ângela de Almeida Souza – MDU/UFPE

Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN

Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN

Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins – PPGAU-FAU/USP

Mariana de Azevedo Barretto Fix – PPGDE-IE/UNICAMP

Norma Lacerda Gonçalves – MDU/UFPE

Pedro Vasconcelos Maia do Amaral – CEDEPLAR/UFMG

Regina Dulce Barbosa Lins – PPGAU/UFAL

Ricardo Alexandre Paiva – PPGAU+D/UFC

Ricardo Libanez Farret – PPG-FAU/UNB

Rita de Cássia da Conceição Gomes – PPEUR/UFRN

Rita de Cássia Lucena Velloso – NPGAU-EA/UFMG

Rogério Haesbaert da Costa – PPGEO/UFF

Rogério Leandro Lima da Silveira – PPGDR/UNISC

Rosana Denaldi – PPG PGT/UFABC

Rubenilson Brazão Teixeira – PPGAU/UFRN

Ruth Maria da Costa Ataíde – PPGAU/UFRN

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Junior – NAEA/UFPA

Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN

Temis Gomes Parente – PPGDR/UFT

Verônica Maria Fernandes de Lima – PPGAU/UFRN

Virgínia Pitta Pontual – MDU/UFPE

Winifred Knox – PPEUR/UFRN

Wrana Maria Panizzi – FA/UFRGS

Zoraide Souza Pessoa – PPEUR/UFRN

EQUIPE E INFORMAÇÕES TÉCNICAS

DIREÇÃO DE ARTE

Janilson Torres

DESENVOLVIMENTO DO SITE

Viana Patrício Barbosa Neto

SISTEMA DE SUBMISSÃO

SISGEENCO

INSTITUIÇÃO PROMOTORA

ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional

INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA

UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

APOIOS INSTITUCIONAIS

PPEUR – Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais – UFRN

PPGAU – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFRN

CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – UFRN

PPG – Pró-Reitoria de Pós-Graduação – UFRN

PROEX – Pró-Reitoria de Extensão – UFRN

PRÉ-EVENTO - OFICINAS

No Sábado, dia 25, e no Domingo, dia 26 de maio de 2019, das 08:00 às 18:00

EVENTO - XVIII ENANPUR

De Segunda-feira, dia 27, à Quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, das 08:00 às 21:30

FESTA

Na Quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, a partir das 22:00

ASSEMBLEIA DA ANPUR

Na Sexta-feira, dia 31 de maio de 2019, das 08:00 às 14:00

08:00 > 10:00   –

10:00 > 12:10   –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 21:30   –

Credenciamento

Abertura/Conferência

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Mesas Redondas 1 e 2

08:00 > 10:00   –

10:10 > 12:10   –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 21:30   –

Sessões Temáticas

Sessões Temáticas

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Mesas Redondas 3 e 4

08:00 > 10:00   –

10:10 > 12:10   –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 21:30   –

Sessões Temáticas

Sessões Temáticas

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Mesas Redondas 5 e 6

08:00 > 10:00   –

10:10 > 12:10   –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 21:30   –

 

22:00   –

Sessões Temáticas

Sessões Temáticas

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Premiações ANPUR/Mesa
Redonda 7

FESTA, a partir das 22:00

08:00 > 14:00   –

Assembleia da ANPUR

PRÉ-EVENTO: OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Utopia e Transformação nas Diferentes Escalas
Oficina de projetos de pós-graduação destinada a alunos de doutorado ou mestrado
Heloisa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG – organizadora
Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN – organizadora
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN – organizadora
Maria Lucia Refinetti Martins – PPGAU/USP – organizadora
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PRÉ-EVENTO: OFICINAS

Informação Geral

As Oficinas são abertas aos participantes do XVIII ENANPUR, que farão suas inscrições no SITE (SISGEENCO) até o limite das vagas informadas. As atividades serão realizadas no sábado, dia 25, ou no domingo, dia 26 de maio de 2019 (ver RESUMO da Oficina de seu interesse). Os interessados poderão se inscrever em uma oficina no sábado e uma no domingo, se desejarem. As Oficinas serão realizadas durante todo o dia, com intervalo (parada) para o almoço. Os participantes terão de arcar com as suas próprias despesas de alimentação. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$30,00 por pessoa, por Oficina. No caso da OFICINA 06, o valor será de R$50,00 já incluído o almoço.
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OFICINA-01

Apre(E)nder (com) o Espaço Urbano: Narrativas sobre a Cidade de Natal através dos Desenhos de Locação
José Clewton do Nascimento – PPGAU/UFRN – organizador
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OFICINA-02

Comércio Popular e Reestruturação Urbana no Bairro do Alecrim: Espaço Público, Apropriações e Disputas Territoriais
Cláudio Roberto de Jesus – PPEUR/UFRN – organizador
Ruth Maria da Costa Ataíde – PPGAU/UFRN – organizadora
Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – PPEUR-PPGAU/UFRN – organizador
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN – organizadora

OFICINA-03

O Outro Lado do Rio: Velhas e Novas Configurações da Periferia de Natal
Jane Roberta de Assis Barbosa – Cidades Contemporâneas/UFRN - organizadora
Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN - organizadora
(Apoio das pós-Graduandas: Beatriz Medeiros Fontenele – PPEUR/UFRN e Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro – PPGAU/UFRN)

OFICINA-04

Paisagem e Vulnerabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Natal: Espaços Livres, Áreas Ambientais e os Dilemas de uma Região em Crescimento
Ruth Maria da Costa Ataíde – DARQ/UFRN – organizadora
Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – DPP/UFRN - organizador
Amíria Bezerra Brasil – DARQ/UFRN – organizadora

OFICINA-05

Na Brisa do Vento: Energia Eólica no Litoral Potiguar
José Gomes Ferreira – PPEUR/UFRN – organizador

OFICINA-06

Cartografias Insurgentes: Economia Feminista e a Agroecologia
Winifred Knox – PPEUR/UFRN – organizadora
Cimone Rozendo – PGCS/UFRN – organizadora
(Apoio das pós-Graduandas: Carine Santos – PGCS/UFRN e Victorya Carvalho – PPEUR/UFRN)

OFICINA-07

Bicicletada na Orla: do Imobiliário-turístico às Zonas de Proteção e de Interesse Social
Rodolfo Finatti – PPEUR/UFRN – organizador
Huda Andrade Silva de Lima – Observatório das Metrópoles/RMNatal
(Apoio das pós-graduandas: Alenuska Lucena Medeiros – PPEUR/UFRN; Gabriela Baesse Iglesias Alves Pereira – PPEUR/UFRN)

OFICINA-08

Pessoas em Situação de Rua na Cidade de Natal
Verônica Maria Fernandes de Lima – PPGAU/UFRN - organizadora
Ricardo Moretti – DARQ/UFRN – organizador
Maria Teresa Nobre – DEPSI/UFRN – organizadora
Vanilson Torres – Coordenador do MNPR - organizador

OFICINA-09

Pipa na Lógica Litorânea do Turismo Sol e Praia
Josué Alencar Bezerra – PLANDITES/UERN – organizador
Larissa da Silva Ferreira Alves – PLANDITES/UERN – organizador

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

CONFERÊNCIA

A CONFERÊNCIA será realizada na segunda-feira, dia 27 de maio de 2019, às 10:00, logo após breve cerimônia de ABERTURA.
O nome do conferencista será anunciado em breve.

SESSÕES TEMÁTICAS

ST-01

Política Habitacional - Ontem, Hoje e Amanhã
Comissão Científica:
Adauto Lúcio Cardoso – IPPUR/UFRJ
Rosana Denaldi – PPG PGT/UFABC
Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – PPEUR-PPGAU/UFRN

ST-02

Direito à Cidade e à Moradia
Comissão Científica:
Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas – PPGAU+D/UFC
Regina Dulce Barbosa Lins – PPGAU/UFAL
Ruth Maria da Costa Ataíde – PPGAU/UFRN

ST-03

Abordagens Sobre o Regional, o Territorial e o Rural
Comissão Científica:
Pedro Vasconcelos Maia do Amaral – CEDEPLAR/UFMG
Temis Gomes Parente – PPGDR/UFT
Rita de Cássia da Conceição Gomes – PPEUR/UFRN

ST-04

Políticas Regionais e Territoriais
Comissão Científica:
Denise de Souza Elias – ProPGeo/UECE
Marcos Barcellos de Souza – PPG PGT/UFABC
Larissa da Silva Ferreira Alves – PLANDITES/UERN

ST-05

Desenvolvimento Regional - Velhos Problemas, Novos Desafios
Comissão Científica:
Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ
Rogério Leandro Lima da Silveira – PPGDR/UNISC
Ângelo Magalhães Silva – PLANDITES/UERN; PROFIAP/UFERSA

ST-06

Movimentos Sociais no Campo e na Cidade
Comissão Científica:
Cibele Saliba Rizek – PPGAU-IAU/USP
Rogério Haesbaert da Costa – PPGEO/UFF
Lindijane de Souza Bento Almeida – PPEUR/UFRN

ST-07

A Questão Ambiental
Comissão Científica:
Ana Cláudia Duarte Cardoso – PPGAU/UFPA
Christian Luiz da Silva – PPGTE/UFTPR
José Gomes Ferreira – PPEUR/UFRN

ST-08

Técnica,Tecnologia, Inovação e Mudanças Socioespaciais
Comissão Científica:
Cidoval Morais de Sousa – PPGDR/UEPB
Fernando Cézar de Macedo Mota – PPGDE-IE/UNICAMP
Francisco do O de Lima Júnior – PLANDITES/UERN; URCA

ST-09

Extensão Universitária e Assistência Técnica no Campo e na Cidade
Comissão Científica:
Inês Martina Lersch – PROPUR/UFRGS
Rita de Cássia Lucena Velloso – NPGAU-EA/UFMG
Giovana Paiva de Oliveira – DARQ/UFRN

ST-10

Questão Metropolitana e Cidades em Rede
Comissão Científica:
Jeroen Johannes Klink – PPG PGT/UFABC
Lúcia Maria Machado Bógus – PEPG/PUC-SP
Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN

ST-11

Planejamento e Gestão Urbana e do Território
Comissão Científica:
Karina Oliveira Leitão – PPGAU-FAU/USP
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Junior – NAEA/UFPA
Zoraide Souza Pessoa – PPEUR/UFRN

ST-12

Desenvolvimento Urbano - Velhos Problemas, Novos Desafios
Comissão Científica:
Maria Ângela de Almeida Souza – MDU/UFPE
Mariana de Azevedo Barretto Fix – PPGDE-IE/UNICAMP
Cláudio Roberto de Jesus – PPEUR/UFRN

ST-13

Abordagens Sobre a Cidade e o Urbano
Comissão Científica:
Eneida Maria Souza Mendonça – PPGAU/UFES
Geraldo Magela Costa – IGC/UFMG
Fernando Manuel Rocha da Cruz – PPEUR/UFRN

ST-14

Políticas urbanas: Entre o Público e o Privado
Comissão Científica:
Glória Cecília dos Santos Figueiredo – PPGAU/UFBA
Jupira Gomes de Mendonça – NPGAU-EA/UFMG
Verônica Maria Fernandes de Lima – PPGAU/UFRN

ST-15

Arquitetura, Urbanismo e Cidade Contemporânea
Comissão Científica:
Frederico Rosa Borges de Holanda – PPG-FAU/UNB
Ricardo Alexandre Paiva – PPGAU+D/UFC
George Alexandre Ferreira Dantas – PPGAU/UFRN

ST-16

Cidade, História, Identidade e Cultura
Comissão Científica:
Carolina Pescatori Candido da Silva – PPG-FAU/UNB
Fernanda Ester Sanchez Garcia – PPGAU/UFF
Rubenilson Brazão Teixeira – PPGAU/UFRN

SESSÕES LIVRES

COMISSÃO CIENTÍFICA

Carlos Bernardo Vainer – IPPUR/UFRJ
Edna Maria Ramos de Castro – NAEA/UFPA
Heloísa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG
Leila Christina Duarte Dias – PPGG/UFSC
Norma Lacerda Gonçalves – MDU/UFPE
Ricardo Libanez Farret – PPG-FAU/UNB
Wrana Maria Panizzi – FA/UFRGS

SL-01

Observação:
Informações serão inseridas após seleção das propostas submetidas, em novembro de 2018.

SESSÕES ESPECIAIS

SE-01

Observatório das Metrópoles
A Metrópole e o Direito à Cidade na Inflexão Ultra Liberal da Ordem Urbana Brasileira: Desafios do Desenvolvimento e da Governança no Capitalismo

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro – IPPUR/UFRJ – organizador

SE-02

Rede Nacional Observatório de Remoções

Raquel Rolnik – LabCidade-FAU/USP – organizadora

Fórum Aberto Mundaréu da Luz: uma experiência em planejamento contra hegemônico

Regina Dulce Barbosa Lins – LabCidade-FAU/USP

Quadro de remoções em Fortaleza: entre a desigualdade e a perversidade

Renato Pequeno – Laboratório de Estudos da Habitação – LEHAB/UFC

Violência e exclusão socioespacial

Denise Morado Nascimento – PRAXIS-EA/UFMG

SE-03

ReCiMe - Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias
Urbanização Contemporânea: Reestruturação e Desigualdades Socioespaciais
William Ribeiro da Silva – UFRJ – organizador

SE-04

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial
Marco Aurélio Costa – Ipea/DF – organizador
Regina Helena Alves da Silva – UFMG – organizadora

SE-05

A Política Científica e Tecnológica e a Internacionalização do Planejamento Urbano e Regional: Motivações, Conteúdos, Processos e Métricas
Virgínia Pitta Pontual – MDU/UFPE – organizadora
Ana Cristina Fernandes – PPGEO/UFPE

SE-06

Diálogos Inter (multi e trans) Disciplinares dos Estudos Urbanos e Regionais: o Lugar das Humanidades na Ciência Brasileira
Benny Schvarsberg – PPG-FAU/UNB – organizador
Eduardo Alberto Cusce Nobre – PPGAU-FAU/USP - organizador

SE-07

Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais - RBEUR
José Tavares Correia de Lira – PPGAU-FAU/USP – organizador

SE-08

Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais - RBEUR
Maria Cristina da Silva Leme – PPGAU-FAU/USP – organizadora

SE-09

Conversar com a Outra: Um Debate Sobre Diálogos Internos da Área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES
Clóvis Ultramari – PPGTU/PUC-PR – organizador
Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ
Jandir Ferrera de Lima – PGDRA/UNIOESTE
João Farias Rovati – PROPUR/UFRGS
Virgínia Pitta Pontual – MDU/UFPE
Roberto Luiz do Carmo – NEPO/UNICAMP

MESAS REDONDAS

MESA-01

Acesso à Moradia e Direito à Cidade: Pensando Alternativas

Camila D’Ottaviano – PPGAU-FAU/USP – organizadora
Adauto Lúcio Cardoso – IPPUR/UFRJ
Denise Morado Nascimento – NPGAU-EA/UFMG
Edesio Fernandes – DPU Associates/Lincoln Institute

MESA-02

Desenvolvimento Regional: Resistências e Utopias

Ivo Marcos Theis – PGDR/FURB – organizador
Tânia Bacelar de Araújo – PPGGEO/UFPE
Rainer Randolph – IPPUR/UFRJ e PPGPSDR/UNICHAPECÓ
Victor Ramiro Fernández – Universidad Nacional del Litoral/Argentina

MESA-03

Edifícios Vazios e Déficit Habitacional: Ocupações como Crime ou como Alavanca para uma Política Pública Democrática nas Áreas Centrais?

João Sette Whitaker Ferreira – PPGAU-FAU/USP – organizador
Participantes ainda não definidos

MESA-04

Extensão Universitária: Desafios e Potencialidades na Formação de Planejadores Urbanos e Regionais

João Farias Rovati – PROPUR/UFRGS – organizador
Caio Santo Amore de Carvalho – PPGAU-FAU/USP
Luciana Correa Lago – IPPUR/UFRJ
Luis Renato Bezerra Pequeno – PPGAU+D/UFC

MESA-05

Assistência Técnica no Campo e na Cidade, nas Águas e nas Florestas

Amadja Henrique Borges – PPGAU/UFRN – organizadora
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN – organizadora
Akemi Ino – PPGAU-IAU/USP
Ângela Maria Gordilho Souza – PPGAU/UFBA
Carlos Aberto Torres Tovar – Arquitetura e Urbanismo/Universidade Nacional da Colombia, UNAL, Sede Bogotá
João Marcos de Almeida Lopes – PPGAU-IAU/USP
Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins – PPGAU-FAU/USP

MESA-06

Neoliberalismo, Planejamento e Produção do Espaço Social

Ester Limonad – PPGEO/UFF – organizadora 
Ana Fani Alessandri Carlos – PPGH-FFLCH/USP
Márcio Pochmann – PPGDE-IE/UNICAMP
Silvia Mirta Gorenstein – CONICET/UNS – Universidad Nacional del Sur

MESA-07

Tempos em/de Transformação - Utopias

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN  organizador
Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN – organizadora
Faranak Miraftab – Department of Urban and Regional Planning / University of Illinois at Urbana Champaign
João Ferrão – Geógrafo, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.  

LANÇAMENTO DE LIVROS

LANÇAMENTOS

As sessões de lançamento de livros ocorrerão da segunda-feira, dia 27 de maio, à quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, das 18:10 às 19:00, junto com o COFFEE BREAK. Os autores/as terão alocadas mesas e cadeiras para o lançamento e ficarão responsáveis pelo transporte, manuseio e comercialização dos livros.

Os interessados/as deverão inscrever seus livros no SISTEMA (SISGEENCO), seguindo os passos indicados, até o dia 15 de abril de 2019. Os livros inscritos serão também divulgados no site do XVIII ENANPUR. 

FESTA

FESTA

A FESTA será realizada na quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, a partir das 22:00, no RASTAPÉ CASA DE FORRÓ, localizado na Rua Aristides Porpino Filho, 2198, Ponta Negra, Natal-RN, 59.090-720. Será animada por duas bandas de forró. Ingressos serão vendidos antecipadamente pelo SISTEMA (SISGEENCO) ou durante o evento na secretaria do XVIII ENANPUR por R$30,00.

ASSEMBLEIA DA ANPUR

ASSEMBLEIA

A assembleia da ANPUR será realizada na sexta-feira, dia 31 de maio de 2019, das 08:00 às 14:00. Esta atividade é de responsabilidade da presidência da ANPUR, que irá estabelecer a pauta e fazer a convocação junto aos programas associados e filiados.

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EVENTOS PARALELOS

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APLICATIVO CELULAR

Disponível para Android (PlayStore) e IOS (AppStore).

HOSPEDAGEM

Há 40 apartamentos bloqueados no próprio hotel onde será realizado o evento, o PRAIAMARNATAL HOTEL & CONVENTION ( https://www.praiamarnatal.com.br/), para reserva de participantes do XVIII ENANPUR. Os preços acordados são os seguintes: R$259,00 para apartamento standard individual e R$288,00 para apartamento standard duplo. Da mesma empresa, há também o PRAIAMAREXPRESS, bem próximo ao local de realização do evento, com tarifas mais em conta: R$218,00 tanto para apartamento standard individual quanto duplo. Em ambos os casos, o preço é o mesmo que o disponível pela BOOKING, mas pode haver pequenas variações. Confira qual a melhor opção antes de realizar a reserva. Em ambos os casos, é possível acomodar 3 ou 4 pessoas, com pequeno custo adicional. 

Contatos para efetuar as reservas diretamente: 

PRAIAMARNATAL HOTEL & CONVENTION
Setor de Reservas Fone: (84) 3092-8504
E-mail: reservas@praiamarnatal.com.br 

PRAIAMAREXPRESS
Setor de Reservas Fone: (84) 3092-8532
E-mail: reservas@praiamarexpress.com.br 

Para ter acesso às tarifas, é importante informar o nome do evento na ligação ou e-mail. 

Há inúmeros outros hotéis e pousadas nas proximidades do local onde será realizado o evento. Verifique a melhor opção para você pelos sites especializados.

ALIMENTAÇÃO

O local onde será realizado o XVIII ENANPUR – o Praiamar Natal Hotel –, em Ponta Negra, Natal-RN, é cercado por bons restaurantes de tipos de culinárias diversos e preços variados, como o conhecido CAMARÕES. Há também o MINA D’ÁGUA, o FAROFA D’ÁGUA, o PINGA FOGO, o FOGO E CHAMA, a CASA DE TAIPA TAPIOCARIA etc. Na esquina, há 2 Foodparks que abrem à noite.

CONTATO

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do XVIII ENANPUR por meio do email: xviiienanpur@gmail.com .

Local do Evento

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Normas Gerais

Cada professor/pesquisador/aluno de pós-graduação e graduação poderá ter até TRÊS participações nas Sessões Temáticas (STs) e Sessões Livres (SLs) do XVIII ENANPUR, sendo que poderá submeter, no máximo, DOIS trabalhos para as Sessões Temáticas. Serão computados os trabalhos submetidos como autor e/ou coautor. 

Para os artigos submetidos para apresentação nas Sessões Temáticas, será aceito um número máximo de QUATRO autores/as (primeiro autor e TRÊS coautores). Para as apresentações propostas nas Sessões Livres, serão aceitas apenas UMA coautoria (primeiro autor e UM coautor). 

A definição do número de trabalhos aceitos por Sessão Temática será proporcional ao número de submissões da respectiva sessão em relação ao total de trabalhos submetidos para todas as 16 Sessões Temáticas. 

Os casos omissos nestes critérios/normas serão decididos pelos coordenadores gerais.

Normas para Submissão

Sessões Temáticas – Normas para Submissão de Artigos 

Cada uma das 16 Sessões Temáticas (STs) será subdividida em SUBSEÇÕES, cujo número dependerá do número total de trabalhos aprovados. O número de trabalhos aprovados em uma Sessão Temática é proporcional ao número de submissões na sessão específica em relação ao total de submissões realizadas em todas as Sessões. Cada SUBSESSÃO terá duração máxima de DUAS horas. 

Os artigos COMPLETOS poderão ser propostos por professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, e serão analisados por comissão científica, composta por especialistas no tema da sessão. A Comissão Científica de cada uma das Sessões Temáticas selecionará os trabalhos com base na sua adequação formal, originalidade, relevância e contribuição científica e acadêmica para a ÁREA. 

Os trabalhos só poderão ser encaminhados por meio do sistema de submissão (SISGEENCO) disponível no website do evento (menu INSCRIÇÕES, CADASTRO/SUBMISSÃO). A avaliação é cega, por isso, o envio dos artigos deve seguir o modelo divulgado (ver TEMPLATE – SESSÃO TEMÁTICA) e não poderá ter qualquer identificação do/s autor/es. A identificação será feita em campos próprios no sistema online de submissão. No sistema, cada submissão terá de informar um RESUMO de, no máximo, 1.000 caracteres (aproximadamente 150 palavras), que será utilizado – se o trabalho for aprovado e o interessado realizar a sua inscrição – para inclusão no CADERNO DE RESUMOS impresso e nos ANAIS eletrônicos. O envio dos trabalhos deve ser em formato PDF. 

Cada artigo poderá ter, além do autor principal, no máximo, TRÊS coautores. Cada artigo terá limite máximo de 10.000 palavras. 

Serão aceitos para avaliação trabalhos em português, espanhol, inglês e francês. 

Os artigos aprovados serão distribuídos em duas categorias: os selecionados para a) apresentação oral e publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos; e b) para publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos apenas. 

Em ambos os casos, os interessados terão de realizar sua inscrição e pagamento de taxa dentro do calendário divulgado para ter a sua apresentação incluída na programação final, no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos. 

A apresentação de artigos nas Sessões Temáticas e a sua inclusão no Caderno de Resumos (impresso) e nos Anais (eletrônicos) estão condicionadas à inscrição e ao pagamento das taxas do evento por pelo menos um dos autores. Todos os autores/coautores presentes ao evento terão de realizar inscrição e pagamento de taxa.

Sessões Livres – Normas para Submissão de Propostas 

As Sessões Livres (SLs) poderão ser propostas por professores e pesquisadores e poderão incluir profissionais, representantes da sociedade civil (como técnicos e gestores públicos e representantes de movimentos sociais), estudantes de pós-graduação e de graduação, e serão analisadas por comissão científica, composta por renomados professores/as, sendo todos eles/as ex-presidentes da ANPUR. A avaliação NÃO é cega.

Cada Sessão Livre terá tempo de duração de DUAS horas, o que permite, no máximo, CINCO apresentações. O proponente pode ser um dos palestrantes, o debatedor – para permitir a discussão dos trabalhos com todos os presentes –, ou ambos.

Cada professor/pesquisador poderá propor apenas UMA Sessão Livre e poderá ainda participar de outras, contanto que o número máximo de participações no conjunto de STs e SLs não passe de TRÊS.

As Sessões Livres serão compostas por palestrantes de pelo menos 2 instituições diferentes e terão maior chance de aprovação aquelas com maior diversidade institucional/regional. A Comissão Científica selecionará as propostas com base também na sua adequação formal, originalidade, relevância e contribuição científica e acadêmica para a ÁREA.

As propostas a serem enviadas pelos organizadores devem conter os seguintes conteúdos:

. Título da Sessão Livre;
. Nome do/s proponente/s (máximo DOIS) e filiação institucional;
. Resumo geral expandido de 400 a 1.200 palavras;
. Nome, filiação institucional, Título e Resumo (de, no máximo, 200 palavras) para cada palestrante (máximo de CINCO, no total, incluindo proponente/s);

As propostas só poderão ser encaminhadas por meio do sistema de submissão disponível no website do evento, por PDF, conforme TEMPLATE – SESSÃO LIVRE.

No sistema de submissão, será também necessário incluir um RESUMO de até 1.000 caracteres (aproximadamente 150 palavras). Se a Sessão Livre for aprovada, será este resumo que irá aparecer no Caderno de Resumos impresso.

Para que a Sessão Livre, quando aprovada, seja incluída na PROGRAMAÇÃO FINAL, TODOS os participantes (organizador/es e palestrantes) terão de se inscrever no evento e pagar a taxa de inscrição.

Oficina de Pós-Graduação – Normas para submissão de propostas

Os interessados, doutorandos e mestrandos com pelo menos um ano de início como aluno regular, devem se inscrever previamente, apresentando um texto de duas a três páginas, indicando todos os itens abaixo e apontando a que tema seu trabalho se refere dentre os 16 das sessões temáticas do XVIII ENANPUR:

1. Nome, Programa, Mestrado ou Doutorado, Ano de início, Orientador.

2. Título da pesquisa

3. Sessão Temática pertinente

4. Qual a questão central da pesquisa

5. Objetivos

6. Metodologia: como abordará o tema para atingir os objetivos (não se trata de descrever procedimentos operacionais)

7. Principal bibliografia (cinco a dez indicações)

8. De que modo sua pesquisa dialoga com o tema da OFICINA, utopia – transformação, e o que aporta como debate e como contribuição

9. De que modo sua pesquisa dialoga com problemáticas regionais e com a discussão nacional e/ou internacional sobre o tema

10. Principais impasses e dificuldades (bases conceituais, referencial teórico, método, acesso a fontes, estrutura da tese, outros)

Prazo para inscrição: segue o mesmo calendário de submissão de trabalho ao XVIII ENANPUR.

Serão oferecidas 32 vagas. Quem não for selecionado ou não se inscreveu pode assistir.

A oficina será orientada por quatro docentes, que formarão dois grupos, cada um com 16 alunos. A atividade começa e termina com todos juntos e se desenvolve da seguinte maneira:

08:00 > 08:30 – Apresentação da proposta e sistemática de trabalho

08:30 > 10:30 – 4 alunos

10:30 > 12:30 – 4 alunos

intervalo

14:00 > 16:00 – 4 alunos

16:00 > 18:00 – 4 alunos

18:00 > 20:30 – Síntese e avaliação

Consiste em atividade didática de 15 horas de duração, sendo 11 de atividade orientada e 4 horas de trabalho individual de preparação do resumo e da apresentação e, ao final, redação de uma avaliação.

ATIVIDADE REALIZADA NO DOMINGO, 26 DE MAIO DE 2019, DAS 08:00 ÀS 20:30.

NÚMERO DE VAGAS: 32.

Datas Importantes

Submissão de artigos para as Sessões Temáticas: 20/06/2018 a 21/11/2018 

Submissão de propostas de Sessões Livres: 20/06/2018 a 21/11/2018

Submissão de propostas de resumos para a Oficina de Pós-Graduação: 20/06/2018 a 21/11/2018 

Divulgação dos resultados: 17/12/2018 

Inscrições e pagamentos de taxas: a partir de 20/06/2018 

Inscrição de livros para sessões de Lançamento: até o dia 15/04/2019 

Divulgação da programação final do evento: 13/05/2019 

Pré-evento (Oficinas): 25 e 26/05/2019

Evento: 27 a 30/05/2019 

Assembleia da ANPUR: 31/05/2019

Taxas de Inscrição

Profissionais

* Fique atento aos períodos de mudança de valor
R$ 500 (20/06/2018 a 31/01/2019)*
  • 20/06/2018 a 31/01/2019 - R$ 500,00
  • 01/02/2019 a 15/04/2019 - R$600,00
    (Após esta data, o interessado não mais será incluído no livro de resumos)
  • Após 16/04/2019: R$720

Alunos de pós-graduação

* Fique atento aos períodos de mudança de valor
R$ 300 (20/06/2018 a 31/01/2019)*
  • 20/06/2018 a 31/01/2019 - R$ 300,00
  • 01/02/2019 a 15/04/2019 - R$ 360,00
    (Após esta data, o interessado não mais será incluído no livro de resumos)
  • Após 16/04/2019: R$430

Alunos de graduação

* Fique atento aos períodos de mudança de valor
R$ 165 (20/06/2018 a 31/01/2019)*
  • 20/06/2018 a 31/01/2019 - R$ 165,00
  • 01/02/2019 a 15/04/2019 - R$ 200,00
    (Após esta data, o interessado não mais será incluído no livro de resumos)
  • Após 16/04/2019: R$ 240

Observações

a. pagamentos por EMPENHO – realizados diretamente junto à secretaria da ANPUR – só serão aceitos se realizados e efetivados dentro do calendário divulgado (sugerimos, quando possível em suas instituições, que os colegas realizem o pagamento por processo de RESSARCIMENTO);

b. participantes das comissões científicas e comissão organizadora, incluindo a Diretoria da ANPUR, pagarão os mesmos valores especificados para os Alunos de graduação; 

c. quem não efetuar o pagamento até o dia 15/04/2019 não terá seu nome/trabalho incluído na PROGRAMAÇÃO FINAL, no CADERNO DE RESUMOS e nos ANAIS ELETRÔNICOS; 

d. todos os participantes das SESSÕES TEMÁTICAS, das SESSÕES LIVRES e das SESSÕES ESPECIAIS devem efetuar o pagamento das taxas de inscrição; 

e. no caso de coautorias (máximo 4 coautores ou autor + 3 coautores), podem apenas os (co)autores presentes ao Evento efetuar o pagamento de suas respectivas taxas de inscrição; 

f. estão isentos de pagamento da taxa de inscrição apenas os convidados das Mesas Redondas (o que não inclui as/os organizadoras/es) e o palestrante da abertura; 

g. há taxa adicional para quem desejar participar das OFICINAS (R$30,00 dia/cada), e da FESTA (R$30,00).

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