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SOBRE O EVENTO

COMISSÃO ORGANIZADORA

COORDENADOR GERAL

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN

COORDENADORA GERAL ADJUNTA

Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN

DIRETORIA DA ANPUR

Eduardo Alberto Cusce Nobre – PPGAU-FAU/USP

Tomás Antônio Moreira – PPGAU-IAU/USP

Humberto Miranda do Nascimento – PPGDE-IEU/UNICAMP

Hipólita Siqueira de Oliveira – PPPUR-IPPUR/UFRJ

José Júlio Ferreira Lima – PPGAU-FAU/UFPA

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN

Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski – PPGGEO/UFPR

COMISSÃO CIENTÍFICA

Adauto Lúcio Cardoso – IPPUR/UFRJ

Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – PPEUR-PPGAU/UFRN

Amadja Henrique Borges – PPGAU/UFRN

Amíria Bezerra Brasil – DARQ/UFRN

Ana Cláudia Duarte Cardoso – PPGAU/UFPA

Ângelo Magalhães Silva – PLANDITES/UERN; PROFIAP/UFERSA

Benny Schvarsberg – PPG-FAU/UNB

Caio Santo Amore de Carvalho – PPGAU-FAU/USP

Camila D’Ottaviano – PPGAU-FAU/USP

Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ

Carlos Bernardo Vainer – IPPUR/UFRJ

Carolina Pescatori Candido da Silva – PPG-FAU/UNB

Cimone Rozendo – PGCS/UFRN

Clóvis Ultramari – PPGTU/PUC-PR

Christian Luiz da Silva – PPGTE/UFTPR

Cibele Saliba Rizek – PPGAU-IAU/USP

Cidoval Morais de Sousa – PPGDR/UEPB

Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas – PPGAU+D/UFC

Cláudio Roberto de Jesus – PPEUR/UFRN

Denise de Souza Elias – ProPGeo/UECE

Denise Morado Nascimento – PRAXIS-EA/UFMG

Edna Maria Ramos de Castro – NAEA/UFPA

Eneida Maria Souza Mendonça – PPGAU/UFES

Ester Limonad – PPGEO/UFF

Fernanda Ester Sanchez Garcia – PPGAU/UFF

Fernando Cézar de Macedo Mota – PPGDE-IE/UNICAMP

Francisco do O de Lima Júnior – PLANDITES/UERN; URCA

Frederico Rosa Borges de Holanda – PPG-FAU/UNB

George Alexandre Ferreira Dantas – PPGAU/UFRN

Geraldo Magela Costa – IGC/UFMG

Glória Cecília dos Santos Figueiredo – PPGAU/UFBA

Heloísa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG

Inês Martina Lersch – PROPUR/UFRGS

Ivo Marcos Theis – PGDR/FURB

Jane Roberta de Assis Barbosa – Cidades Contemporâneas/UFRN

Jeroen Johannes Klink – PPG PGT/UFABC

João Farias Rovati – PROPUR/UFRGS

João Sette Whitaker Ferreira – PPGAU-FAU/USP

Joana Tereza Vaz de Moura – PPEUR/UFRN

Jorge Bassani – PPGAU-FAU/USP

José Clewton do Nascimento – PPGAU/UFRN  

José Gomes Ferreira – PPEUR/UFRN

José Tavares Correia de Lira – PPGAU-FAU/USP

Josué Alencar Bezerra – PLANDITES/UERN

Jupira Gomes de Mendonça – NPGAU-EA/UFMG

Karina Oliveira Leitão – PPGAU-FAU/USP

Larissa da Silva Ferreira Alves – PLANDITES/UERN

Leila Christina Duarte Dias – PPGG/UFSC

Lindijane de Souza Bento Almeida – PPEUR/UFRN

Lúcia Maria Machado Bógus – PEPG/PUC-SP

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN

Marcos Barcellos de Souza – PPG PGT/UFABC

Maria Ângela de Almeida Souza – MDU/UFPE

Maria Cristina da Silva Leme – PPGAU-FAU/USP

Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN

Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN

Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins – PPGAU-FAU/USP

Mariana de Azevedo Barretto Fix – PPGDE-IE/UNICAMP

Norma Lacerda Gonçalves – MDU/UFPE

Pedro Vasconcelos Maia do Amaral – CEDEPLAR/UFMG

Rainer Randolph – IPPUR/UFRJ e PPGPSDR/UNOCHAPECÓ

Regina Dulce Barbosa Lins – PPGAU/UFAL

Ricardo Alexandre Paiva – PPGAU+D/UFC

Rita de Cássia da Conceição Gomes – PPEUR/UFRN

Rita de Cássia Lucena Velloso – NPGAU-EA/UFMG

Rogério Haesbaert da Costa – PPGEO/UFF

Rogério Leandro Lima da Silveira – PPGDR/UNISC

Rosana Denaldi – PPG PGT/UFABC

Rubenilson Brazão Teixeira – PPGAU/UFRN

Ruth Maria da Costa Ataíde – PPGAU/UFRN

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Junior – NAEA/UFPA

Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN

Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal – DPP/UFRN

Suely Maria Ribeiro Leal – MDU/UFPE

Temis Gomes Parente – PPGDR/UFT

Verônica Maria Fernandes de Lima – PPGAU/UFRN

Virgínia Pitta Pontual – MDU/UFPE

Winifred Knox – PPEUR/UFRN

Wrana Maria Panizzi – FA/UFRGS

Zoraide Souza Pessoa – PPEUR/UFRN

EQUIPE E INFORMAÇÕES TÉCNICAS

APOIO SECRETARIA

Mariana Fernandes Freitas; Vanessa Brígida Azevedo; Diana Ambrosio de Lima Silva e Luana Damasceno Diniz 

DIREÇÃO DE ARTE

Janilson Torres

DESENVOLVIMENTO DO SITE

Viana Patrício Barbosa Neto

SISTEMA DE SUBMISSÃO

SISGEENCO

INSTITUIÇÃO PROMOTORA

ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional

INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA

UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

APOIOS INSTITUCIONAIS

PPEUR – Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais – UFRN

PPGAU – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFRN

CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – UFRN

IMD – Instituto Metrópole Digital – UFRN

PPG – Pró-Reitoria de Pós-Graduação – UFRN

PROEX – Pró-Reitoria de Extensão – UFRN

PROPESQ – Pró-Reitoria de Pesquisa – UFRN

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

PRÉ-EVENTO - OFICINAS

No Sábado, dia 25, e no Domingo, dia 26 de maio de 2019, das 08:00 às 18:00

EVENTO - XVIII ENANPUR

De Segunda-feira, dia 27, à Quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, das 08:00 às 21:30

FESTA

Na Quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, a partir das 22:00

ASSEMBLEIA DA ANPUR

Na Sexta-feira, dia 31 de maio de 2019, das 08:00 às 14:00

09:30 > 10:00   –

10:00 > 11:30   –

11:30 > 12:30  –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 21:30   –

Abertura

Conferência

Recepção

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Mesas Redondas 1 e 2

08:00 > 10:00   –

10:10 > 12:10   –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 21:30   –

Sessões Temáticas

Sessões Temáticas

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Mesas Redondas 3 e 4

08:00 > 10:00   –

10:10 > 12:10   –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 21:30   –

Sessões Temáticas

Sessões Temáticas

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Mesas Redondas 5 e 6

08:00 > 10:00   –

10:10 > 12:10   –

Intervalo   –

14:00 > 16:00   –

16:10 > 18:10   –

18:10 > 19:00   –

19:00 > 19:30   –

19:30 > 21:30   –

 

22:00   –

Sessões Temáticas

Sessões Temáticas

Almoço

Sessões Temáticas

Sessões Livres/Especiais

Coffee Break

Premiações ANPUR

Mesa Redonda 07

 

FESTA, a partir das 22:00

08:00 > 14:00   –

Assembleia da ANPUR

PRÉ-EVENTO: OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Utopia e Transformação nas Diferentes Escalas
Oficina de projetos de pós-graduação destinada a alunos de doutorado ou mestrado
Heloisa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG – organizadora
Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN – organizadora
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN – organizadora
Maria Lucia Refinetti Martins – PPGAU/USP – organizadora

LOCAL: AUDITÓRIO 01 e 02
DOMINGO, 26 DE MAIO DE 2019, DAS 08:00 ÀS 20:30
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PRÉ-EVENTO: OFICINAS

Informação Geral

As Oficinas são abertas aos participantes do XVIII ENANPUR, que farão suas inscrições no SITE (SISGEENCO) até o limite das vagas informadas. A inscrição só é considerada concluída com a efetuação do pagamento e anexação do RECIBO na área do interessado, no sistema SISGEENCO. As atividades serão realizadas no sábado, dia 25, ou no domingo, dia 26 de maio de 2019 (ver RESUMO da Oficina de seu interesse). Os interessados poderão se inscrever em uma oficina no sábado e uma no domingo, se desejarem. As Oficinas serão realizadas durante todo o dia, com intervalo (parada) para o almoço. Os participantes terão de arcar com as suas próprias despesas de alimentação. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$30,00 por pessoa, por Oficina. No caso da OFICINA 06, o valor será de R$50,00 já incluído o almoço.
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OFICINA-01

Apre(E)nder (com) o Espaço Urbano: Narrativas sobre a Cidade de Natal através dos Desenhos de Locação
José Clewton do Nascimento – PPGAU/UFRN – organizador
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OFICINA-02

Comércio Popular e Reestruturação Urbana no Bairro do Alecrim: Espaço Público, Apropriações e Disputas Territoriais
Cláudio Roberto de Jesus – PPEUR/UFRN – organizador
Ruth Maria da Costa Ataíde – PPGAU/UFRN – organizadora
Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – PPEUR-PPGAU/UFRN – organizador
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPEUR-PPGAU/UFRN – organizadora

OFICINA-03

O Outro Lado do Rio: Velhas e Novas Configurações da Periferia de Natal
Jane Roberta de Assis Barbosa – Estúdio Conceito/UFRN/UFRN - organizadora
Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN - organizadora
Beatriz Medeiros Fontenele – PPEUR/UFRN – organizadora
Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro – PPGAU/UFRN – organizador

OFICINA-04

Paisagem e Vulnerabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Natal: Espaços Livres, Áreas Ambientais e os Dilemas de uma Região em Crescimento
Ruth Maria da Costa Ataíde – DARQ/UFRN – organizadora
Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – DPP/UFRN - organizador
Amíria Bezerra Brasil – DARQ/UFRN – organizadora
(Apoio das pós-Graduandas: Erika Milena Carvalho Guimaraes Leoncio – PPEUR/UFRN e Karitana Maria de Souza Santos –PPGAU/UFRN)

OFICINA-05

Na Brisa do Vento: Energia Eólica no Litoral Potiguar
José Gomes Ferreira – PPEUR/UFRN – organizador
(Apoio do pós-Graduando: Herbert Emmanuel Lima de Oliveira – PPEUR/UFRN).

OFICINA-06

Cartografias Insurgentes: Economia Feminista e a Agroecologia
Winifred Knox – PPEUR/UFRN – organizadora
Cimone Rozendo – PGCS/UFRN – organizadora
(Apoio das pós-Graduandas: Carine Santos – PGCS/UFRN e Victorya Carvalho – PPEUR/UFRN)

OFICINA-07

Bicicletada na Orla: do Imobiliário-turístico às Zonas de Proteção e de Interesse Social
Rodolfo Finatti – PPEUR/UFRN – organizador
Huda Andrade Silva de Lima – Observatório das Metrópoles/RMNatal
(Apoio das pós-graduandas: Alenuska Lucena Medeiros – PPEUR/UFRN; Gabriela Baesse Iglesias Alves Pereira – PPEUR/UFRN)

OFICINA-08

Pessoas em Situação de Rua na Cidade de Natal
Verônica Maria Fernandes de Lima – PPGAU/UFRN - organizadora
Ricardo Moretti – DARQ/UFRN – organizador
Tadeu Mattos – UFRN – organizador
Vanilson Torres – Coordenador do MNPR - organizador

OFICINA-09

Pipa na Lógica Litorânea do Turismo Sol e Praia
Josué Alencar Bezerra – PLANDITES/UERN – organizador
Larissa da Silva Ferreira Alves – PLANDITES/UERN – organizador

OFICINA-10

Arena do Morro: Mais do que um Projeto de Arquitetura
Nilberto Gomes de Sousa – UFRN – organizador
Yuri de Souza Duarte – UFRN – organizador

ABERTURA

Abertura

Cerimônia com a presença da Direção da ANPUR, Coordenação do XVIII ENANPUR e Autoridades da UFRN.

SEGUNDA, dia 27, 09:30 – 10:00

Local: Grande Auditório

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Conferência

TEMPOS EM / DE TRANSFORMAÇÃO – UTOPIAS
JOÃO FERRÃO
Segunda, dia 27, 10:00 – 11:30
Grande Auditório
 

Geógrafo, investigador e coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e coordenador do Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e do Conselho dos Observatórios do ICS-UL. Docente no departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa (1976-95) e na Universidade Atlântica (1996-2000). Presidente da APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (1987-1990). Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades (2005-9). Membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2010-13). Foi coordenador nacional de diversos projetos e redes de investigação internacionais, nomeadamente no âmbito de vários Programas – Quadro da Comissão Europeia e da European Science Foundation. Desenvolveu atividades de consultoria na área da geografia econômica e social e do desenvolvimento regional e urbano. Foi consultor da OCDE (Programa de Desenvolvimento Rural, 1993). Coordenou diversos estudos de avaliação de políticas públicas, para o Governo português e para a Comissão Europeia, incluindo a avaliação ex-ante dos Quadros Comunitários de Apoio II e III (Portugal). Publicou, individualmente ou em colaboração, dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e diversos livros sobre temas relacionados com geografia, ordenamento do território e políticas de desenvolvimento local e regional. É representante do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas no CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). Foi pró-reitor da Universidade de Lisboa para a sociedade e comunidades locais (2013-17).

RECEPÇÃO

Recepção

RECEPÇÃO
SEGUNDA, dia 27, 11:30 – 12:30  
Espaço de Exposição do 1º Andar 
 
Após a CONFERÊNCIA DE ABERTURA, será realizada uma recepção para todas/os participantes do XVIII ENANPUR.

SESSÕES TEMÁTICAS

ST-01

Política Habitacional - Ontem, Hoje e Amanhã
Comissão Científica:
Adauto Lúcio Cardoso – IPPUR/UFRJ
Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva – PPEUR-PPGAU/UFRN
Rosana Denaldi – PPG PGT/UFABC
Tomás Antônio Moreira – PPGAU-IAU/USP

ST-02

Direito à Cidade e à Moradia
Comissão Científica:
Benny Schvarsberg – PPG-FAU/UNB
Caio Santo Amore de Carvalho – PPGAU-FAU/USP
Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas – PPGAU+D/UFC
Regina Dulce Barbosa Lins – PPGAU/UFAL
Ruth Maria da Costa Ataíde – PPGAU/UFRN

ST-03

Abordagens Sobre o Regional, o Territorial e o Rural
Comissão Científica:
Pedro Vasconcelos Maia do Amaral – CEDEPLAR/UFMG
Rita de Cássia da Conceição Gomes – PPEUR/UFRN
Temis Gomes Parente – PPGDR/UFT

ST-04

Políticas Regionais e Territoriais
Comissão Científica:
Denise de Souza Elias – ProPGeo/UECE
Larissa da Silva Ferreira Alves – PLANDITES/UERN
Marcos Barcellos de Souza – PPG PGT/UFABC

ST-05

Desenvolvimento Regional - Velhos Problemas, Novos Desafios
Comissão Científica:
Ângelo Magalhães Silva – PLANDITES/UERN; PROFIAP/UFERSA
Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ
Rogério Leandro Lima da Silveira – PPGDR/UNISC

ST-06

Movimentos Sociais no Campo e na Cidade
Comissão Científica:
Cibele Saliba Rizek – PPGAU-IAU/USP
Eduardo Alberto Cusce Nobre – PPGAU-FAU/USP
Lindijane de Souza Bento Almeida – PPEUR/UFRN
Rogério Haesbaert da Costa – PPGEO/UFF

ST-07

A Questão Ambiental
Comissão Científica:
Ana Cláudia Duarte Cardoso – PPGAU/UFPA
Christian Luiz da Silva – PPGTE/UFTPR
Hipólita Siqueira de Oliveira – PPPUR-IPPUR/UFRJ 
Humberto Miranda do Nascimento – PPGDE-IEU/UNICAMP
José Gomes Ferreira – PPEUR/UFRN

ST-08

Técnica,Tecnologia, Inovação e Mudanças Socioespaciais
Comissão Científica:
Cidoval Morais de Sousa – PPGDR/UEPB
Fernando Cézar de Macedo Mota – PPGDE-IE/UNICAMP
Francisco do O de Lima Júnior – PLANDITES/UERN; URCA

ST-09

Extensão Universitária e Assistência Técnica no Campo e na Cidade
Comissão Científica:
Amadja Henrique Borges – PPGAU/UFRN
Inês Martina Lersch – PROPUR/UFRGS
Jane Roberta de Assis Barbosa – Cidades Contemporâneas/UFRN
Rita de Cássia Lucena Velloso – NPGAU-EA/UFMG
Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN

ST-10

Questão Metropolitana e Cidades em Rede
Comissão Científica:
Jeroen Johannes Klink – PPG PGT/UFABC
Lúcia Maria Machado Bógus – PEPG/PUC-SP
Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN

ST-11

Planejamento e Gestão Urbana e do Território
Comissão Científica:
Ivo Marcos Theis – PGDR/FURB
Joana Tereza Vaz de Moura – PPEUR/UFRN
Josué Alencar Bezerra – PLANDITES/UERN
Karina Oliveira Leitão – PPGAU-FAU/USP
Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins – PPGAU-FAU/USP
Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski – PPGGEO/UFPR
Rainer Randolph – IPPUR/UFRJ e PPGPSDR/UNOCHAPECÓ
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Junior – NAEA/UFPA
Zoraide Souza Pessoa – PPEUR/UFRN

ST-12

Desenvolvimento Urbano - Velhos Problemas, Novos Desafios
Comissão Científica:
Cláudio Roberto de Jesus – PPEUR/UFRN
Denise Morado Nascimento – PRAXIS-EA/UFMG
Maria Ângela de Almeida Souza – MDU/UFPE
Mariana de Azevedo Barretto Fix – PPGDE-IE/UNICAMP

ST-13

Abordagens Sobre a Cidade e o Urbano
Comissão Científica:
Camila D’Ottaviano – PPGAU-FAU/USP
Eneida Maria Souza Mendonça – PPGAU/UFES
Geraldo Magela Costa – IGC/UFMG
João Farias Rovati – PROPUR/UFRGS
Jorge Bassani – PPGAU-FAU/USP
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN

ST-14

Políticas urbanas: Entre o Público e o Privado
Comissão Científica:
Glória Cecília dos Santos Figueiredo – PPGAU/UFBA
Jupira Gomes de Mendonça – NPGAU-EA/UFMG
Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal – DPP/UFRN
Verônica Maria Fernandes de Lima – PPGAU/UFRN

ST-15

Arquitetura, Urbanismo e Cidade Contemporânea
Comissão Científica:
Frederico Rosa Borges de Holanda – PPG-FAU/UNB
George Alexandre Ferreira Dantas – PPGAU/UFRN
Ricardo Alexandre Paiva – PPGAU+D/UFC

ST-16

Cidade, História, Identidade e Cultura
Comissão Científica:
Amíria Bezerra Brasil – DARQ/UFRN
Carolina Pescatori Candido da Silva – PPG-FAU/UNB
Clovis Ultramari PPGTU/PUCPR
Fernanda Ester Sanchez Garcia – PPGAU/UFF
José Júlio Ferreira Lima – PPGAU-FAU/UFPA
Rubenilson Brazão Teixeira – PPGAU/UFRN
Suely Maria Ribeiro Leal – MDU/UFPE

SESSÕES LIVRES

Comissão
Científica

Carlos Bernardo Vainer – IPPUR/UFRJ
Edna Maria Ramos de Castro – NAEA/UFPA
Heloísa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG
Leila Christina Duarte Dias – PPGG/UFSC
Norma Lacerda Gonçalves – MDU/UFPE
Wrana Maria Panizzi – FA/UFRGS

SESSÕES ESPECIAIS

SE-01

Observatório das Metrópoles
A Metrópole e o Direito à Cidade na Inflexão Ultra Liberal da Ordem Urbana Brasileira: Desafios do Desenvolvimento e da Governança no Capitalismo

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro – IPPUR/UFRJ – organizador
Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR-UFRN – organizadora

Inflexão ultraliberal, financeirização e transformações na ordem urbana das metrópoles

Luiz César de Queiroz Ribeiro – IPPUR/UFRJ

Dimensão regional da reestruturação econômica das metrópoles

Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR-UFRN

Metropolização e mega-região

Sandra Lencioni – FFLCH-USP

Sistema-mundo, América Latina e metropolização

Carlos Eduardo Martins – PEPI-UFRJ

Classes, conflitos e novas Insurgências

Orlando Alves dos Santos Junior – IPPUR-UFRJ

SE-02

Rede Nacional Observatório de Remoções

Raquel Rolnik – LabCidade-FAU/USP – organizadora

Fórum Aberto Mundaréu da Luz: uma experiência em planejamento contra hegemônico

Regina Dulce Barbosa Lins – LabCidade-FAU/USP

Quadro de remoções em Fortaleza: entre a desigualdade e a perversidade

Renato Pequeno – Laboratório de Estudos da Habitação – LEHAB/UFC

Violência e exclusão socioespacial

Denise Morado Nascimento – PRAXIS-EA/UFMG

SE-03

ReCiMe - Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias
Urbanização Contemporânea: Reestruturação e Desigualdades Socioespaciais
Doralice Sátyro Maia – PPGG/UFPB
Everaldo Santos Melazzo – PPGEO/UNESP-PP
Marcio José Catelan – PPGEO/UNESP-PP
Lincoln da Silva Diniz – DGE/UFCG

SE-04

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial
Marco Aurélio Costa – coordenador do INCT em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial/IPEA – organizador
Ana Maria Fernandes PPGAU/UFBA – debatedora/comentadora

Arquivos territórios: construindo participações públicas na luta pela cidade

Regina Helena Alves da Silva – Centro de Convergência de Novas Mídias/UFMG

A avaliação sobre o desenvolvimento territorial e as desigualdades

Cátia Wanderley Lubambo – Fundação Joaquim Nabuco e UFPE

O desenvolvimento territorial no tempo presente: crise, escalas, governança e utopias

Marco Aurélio Costa – Coordenador do INCT em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial/IPEA

SE-05

A Política Científica e Tecnológica e a Internacionalização do Planejamento Urbano e Regional: Motivações, Conteúdos, Processos e Métricas
Virgínia Pitta Pontual – MDU/UFPE – organizadora
Ana Cristina Fernandes – PPGEO/UFPE
Fernanda Antônia da Fonseca Sobral – PGSOL/UNB
Luciano Mendes de Faria Filho – Faculdade de Educação/UFMG

SE-06

Diálogos Inter (multi e trans) Disciplinares dos Estudos Urbanos e Regionais: o Lugar das Humanidades na Ciência Brasileira
Benny Schvarsberg – PPG-FAU/UNB – organizador
Eduardo Alberto Cusce Nobre – Presidente da ANPUR PPGAU-FAU/USP – organizador
Angela Mercedes Facundo Navia – Representante da ABA; PPGAS/UFRN
Ricardo Ojima – Presidente da ABEP; PPGDEM/UFRN
Angela Maria Gordilho Souza – Presidente da ANPARQ; PPGAU/UFBA
Manoel Fernandes de Sousa Neto – Presidente da ANPEGE; PPGH/USP
Ana Lucia Pastore Schritzmeyer – Secretária geral da ANPOCS; FFLCH/USP

SE-07

Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais - RBEUR – primeira parte
A política editorial e os desafios atuais da RBEUR
José Tavares Correia de Lira – PPGAU-FAU/USP – organizador
Maria Cristina da Silva Leme – PPGAU-FAU/USP – organizadora

SE-08

Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais - RBEUR - segunda parte
José Tavares Correia de Lira – PPGAU-FAU/USP – organizador
Maria Cristina da Silva Leme – PPGAU-FAU/USP – organizadora

O número especial sobre Paradigmas tecno-econômicos e reconfiguração territorial

Aristides Monteiro Neto – IPEA e editor convidado da RBEUR

Rovena Negreiros Ferreira – Fundação SEADE e editora convidada da RBEUR

Corrida científica e tecnológica e reestruturação produtiva: impactos geoeconômicos e geopolíticos

Clélio Campolina Diniz – FACE/UFMG – palestrante

Ana Cristina de Almeida Fernandes – PPGEO/UFPE – debatedora

SE-09

Conversar com a Outra: Um Debate Sobre Diálogos Internos da Área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES
Clóvis Ultramari – PPGTU/PUC-PR – organizador
Christian Luiz da Silva – PPGTE/UTFPR – organizador
Waldecy Rodrigues – PPGDR/UFT – organizador
Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ
Jandir Ferrera de Lima – PGDRA/UNIOESTE
João Farias Rovati – PROPUR/UFRGS
Virgínia Pitta Pontual – MDU/UFPE
Roberto Luiz do Carmo – NEPO/UNICAMP

SE-10

Novos Atores da Cena e das Lutas Urbanas
Carlos Bernardo Vainer – IPPUR/UFRJ – organizador
Ana Maria Fernandes – PPGAU/UFBA
Cibele Saliba Rizek – PPGAU-IAU/USP
Gas-PA – Movimento Coletivo de Hip-Hop Lutarmada, Rio de Janeiro
Helena Silvestre – Luta Popular/Ocupação Esperança/Sarau do Binho, São Paulo
José Eduardo Ferreira dos Santos – Acervo da Lage, Salvador

SE-11

A flertar com o inimigo? Desafios enfrentados por abordagens de planejamento radical
Rainer Randolph – IPPUR/UFRJ e PPGPSDR/UNOCHAPECÓ – organizador
Klaus Frey – PPG PGT/UFABC – organizador

Planejamento contra-hegemônico para além de abordagens comunicativas e agnósticas – novos desafios no contexto da crise da democracia liberal
Counter-hegemonic planning beyond communicative and agnostic approaches – new challenges in the context of the crisis of liberal democracy

Klaus Frey – PPG PGT/UFABC

Para frente e para trás: práticas inovadoras e seu papel no planejamento radical. Universidade e o planejamento metropolitano: uma experiência inovativa
Forward and back again: innovative practices and its radical planning role. University and metropolitan planning: an innovative experience 

Roberto Luís de Melo Monte-Mor – CEDEPLAR/UFMG
Geraldo Magela Costa – IGC/UFMG
Heloísa Soares de Moura Costa – IGC/UFMG
Marcos Gustavo Pires de Melo – UFMG

Ações contra-hegemônicas no cotidiano: a pavimentar o caminho para o planejamento radical?
Counter-hegemonic actions in everyday life: paving the way for radical planning? 

Rainer Randolph – IPPUR/UFRJ e PPGPSDR/UNOCHAPECÓ

Discutindo planejamento insurgente através de práticas informais de habitantes de Fortaleza – Brasil

Discussing insurgent planning through informal residents´ practices in Fortaleza – Brazil

Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas – PPGAU+D/UFC 

Debatedor – a convidar

SE-12

Pensando o mundo pós-globalização
Manoel Lemes da Silva Neto – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/PUC-Campinas - organizador

Urgências da atual conjuntura histórica: do período técnico-científico-informacional ao período popular da história

Manoel Lemes da Silva Neto – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/PUC-Campinas

A pirataria como contra-racionalidade: os objetos técnicos como suporte à flexibilidade tropical e ao mercado socialmente necessário

Fábio Tozi – Departamento de Geografia – IGC/UFMG

Percepção sensível do espaço urbano e presentificações

Carmen Beatriz Silveira – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

A noção de forma-conteúdo aplicada ao estudo das conjunturas sociais

Pedro Cláudio Cunca Bocayuva – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos/UFRJ

Do sonho da hiperconexão ao pesadelo da imobilidade

Rodrigo José Firmino – PPGTU/PUC-PR

Bruno Cardoso – Programa de Pós-graduação em Antropologia e Sociologia/UFRJ

Rafael Evangelista – Programa de Pós-graduação em Popularização da Ciência e da Cultura da Universidade Estadual de Campinas

MESAS REDONDAS

MESA-01

Acesso à Moradia e Direito à Cidade: Pensando Alternativas

Camila D’Ottaviano – PPGAU-FAU/USP – organizadora
Adauto Lúcio Cardoso – IPPUR/UFRJ
Denise Morado Nascimento – NPGAU-EA/UFMG
Edesio Fernandes – DPU Associates/Lincoln Institute

MESA-02

Desenvolvimento Regional: Resistências e Utopias

Ivo Marcos Theis – PGDR/FURB – organizador
Tânia Bacelar de Araújo – PPGGEO/UFPE
Rainer Randolph – IPPUR/UFRJ e PPGPSDR/UNOCHAPECÓ
Victor Ramiro Fernández – Universidad Nacional del Litoral/Argentina

MESA-03

Edifícios Vazios e Déficit Habitacional: Ocupações como Crime ou como Alavanca para uma Política Pública Democrática nas Áreas Centrais?

João Sette Whitaker Ferreira – PPGAU-FAU/USP – organizador
José Freitas – Diretor Nacional de Ordenamento Territorial/MVOTMA – Ministério de Vivienda, Ordenamiento Territorial y Medio Ambiente do Uruguai 
Luis Fernando Massonetto – Professor de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da USP
Francisco de Assis Comaru – Professor da UFABC e assessor técnico de mutirões (AD Assessoria Técnica)

MESA-04

Neoliberalismo, Planejamento e Produção do Espaço Social

Ester Limonad – PPGEO/UFF – organizadora 
Ana Fani Alessandri Carlos – PPGH-FFLCH/USP 
Márcio Pochmann – PPGDE-IE/UNICAMP 
Silvia Mirta Gorenstein – CONICET/UNS – Universidad Nacional del Sur

MESA-05

Assistência Técnica no Campo e na Cidade, nas Águas e nas Florestas

Amadja Henrique Borges – PPGAU/UFRN – organizadora
Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha – PPGAU/UFRN – organizadora
Akemi Ino – PPGAU-IAU/USP
Ângela Maria Gordilho Souza – PPGAU/UFBA
Carlos Aberto Torres Tovar – Arquitetura e Urbanismo/Universidade Nacional da Colombia, UNAL, Sede Bogotá
João Marcos de Almeida Lopes – PPGAU-IAU/USP
Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins – PPGAU-FAU/USP

MESA-06

Extensão Universitária: Desafios e Potencialidades na Formação de Planejadores Urbanos e Regionais

João Farias Rovati – PROPUR/UFRGS – organizador
Caio Santo Amore de Carvalho – PPGAU-FAU/USP
Luciana Correa Lago – IPPUR/UFRJ
Luis Renato Bezerra Pequeno – PPGAU+D/UFC

MESA-07

Tempos em/de Transformação - Utopias

Márcio Moraes Valença – PPEUR-PPGAU/UFRN  organizador
Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros – PPEUR/UFRN – organizadora
Carlos Bernardo Vainer – IPPUR/UFRJ
Raquel Rolnik – LabCidade-FAU/USP
Ermínia Maricato – BRCidades e FAU/USP

LANÇAMENTO DE LIVROS

LANÇAMENTOS

As sessões de lançamento de livros ocorrerão da segunda-feira, dia 27 de maio, à quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, das 18:10 às 19:00, junto com o COFFEE BREAK. Os autores/as terão alocadas mesas e cadeiras para o lançamento e ficarão responsáveis pelo transporte, manuseio e comercialização dos livros.

Os interessados/as deverão inscrever seus livros no SISTEMA (SISGEENCO), seguindo os passos indicados, até o dia 15 de abril de 2019. Os livros inscritos serão também divulgados no site do XVIII ENANPUR. 

Quem tiver interesse de colocar livros para venda, poderá procurar diretamente um dos livreiros presentes ao evento: 

COOPERATIVA CULTURAL (do livro – Natal): vendas.cooperativacultural@gmail.com (Sr. Wilson) 

MULTBOOKS LTDA (de Belo Horizonte): multbooks@hotmail.com (Sr. Norberto) 

LIVRARIA CONSEQUÊNCIA (Rio de Janeiro): contato@livrariaconsequencia.com.br (Sr. Luís Octaviano) 

OFÍCIO DAS LETRAS LIVRARIA (Rio de Janeiro): oficiodasletras.livraria@gmail.com (Sr. Clodoaldo)

STAND DO IPEA (Brasília): joao.meireles@ipea.gov.br (Sr. João Vitor)

A Coordenação do XVIII ENANPUR não irá se responsabilizar pelo recebimento e manuseio de livros nem pelos arranjos realizados com os livreiros.

 

FESTA

FESTA

A FESTA será realizada na quinta-feira, dia 30 de maio de 2019, a partir das 22:00, no RASTAPÉ CASA DE FORRÓ, localizado na Rua Aristides Porpino Filho, 2198, Ponta Negra, Natal-RN, 59.090-720. Será animada por duas bandas de forró. Ingressos serão vendidos antecipadamente pelo SISTEMA (SISGEENCO) ou durante o evento na secretaria do XVIII ENANPUR por R$30,00.

ASSEMBLEIA DA ANPUR

ASSEMBLEIA

A assembleia da ANPUR será realizada na sexta-feira, dia 31 de maio de 2019, das 08:00 às 14:00. Esta atividade é de responsabilidade da presidência da ANPUR, que irá estabelecer a pauta e fazer a convocação junto aos programas associados e filiados.

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EVENTOS PARALELOS

Informação Geral

Os Eventos Paralelos são de responsabilidade de seus respectivos Organizadores. A coordenação do XVIII ENANPUR contribui com logística geral, como divulgação na página e a cessão de espaço e equipamentos.

EVENTO-01

Simpósio: Água, Poder e Território

Ester Limonad – PPGEO/UFF – organizadora
Marco Aurélio Costa – IPEA – organizador
Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR/UFRN – organizadora

EVENTO-02

Encontro Área PURD-CAPES - Programas em Consolidação

Clovis Ultramari PPGTU/PUCPR – organizador

EVENTO-03

Pilares Vivos – exposição de fotografias

Jessica Bittencourt – fotógrafa e arquiteta

EVENTO-04

Reunião da ANEPCP

Lindijane de Souza Bento Almeida – PPEUR/UFRN – organizadora

EVENTO-05

Reunião da Diretoria da ANPUR

Eduardo Alberto Cusce Nobre – PPGAU-FAU/USP – organizador 
Tomás Antônio Moreira – PPGAU-IAU/USP – organizador

EVENTO-06

Encontro BRCidades + Fórum Direito à Cidade (RN)

Ermínia Maricato – BRCidades e FAU/USP – organizadora 
Ruth Maria da Costa Ataíde – PPGAU/UFRN – organizadora

EVENTO-07

Reunião da equipe do projeto GOVERNANÇA METROPOLITANA NO BRASIL

Marco Aurélio Costa – IPEA – organizador

EVENTO-08

Reuniões do OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro – IPPUR/UFRJ – organizador
Maria do Livramento Miranda Clementino – PPEUR-UFRN – organizadora 

EVENTO-09

Reunião do Grupo de Pesquisa do Projeto CNPQ Universal sobre Infraestrutura e Território

Carlos Antônio Brandão – IPPUR/UFRJ – organizador

EVENTO-10

A Luta pela Reforma Urbana no Brasil - discussão do livro

Nabil Georges Bonduki – FAU/USP

EVENTO-11

Reunião da Rede Nacional Atlas da Moradia Popular e ATHIS

Caio Santo Amore – PEABIRU 
Karina Leitão – LABHAB/USP

APLICATIVO CELULAR

Disponível para Android (PlayStore) e IOS (AppStore).

HOSPEDAGEM

Há 40 apartamentos bloqueados no próprio hotel onde será realizado o evento, o PRAIAMARNATAL HOTEL & CONVENTION ( https://www.praiamarnatal.com.br/), para reserva de participantes do XVIII ENANPUR (ESGOTADO!). Os preços acordados são os seguintes: R$259,00 para apartamento standard individual e R$288,00 para apartamento standard duplo. Da mesma empresa, há também o PRAIAMAREXPRESS ( www.praiamarexpress.com.br ), bem próximo ao local de realização do evento, com tarifas mais em conta: R$166,00 para apartamento simples e R$208,00 para apartamento duplo. Em ambos os casos, o preço é o mesmo que o disponível pela BOOKING, mas pode haver pequenas variações. Confira qual a melhor opção antes de realizar a reserva. Em ambos os casos, é possível acomodar 3 ou 4 pessoas, com pequeno custo adicional. 

Contatos para efetuar as reservas diretamente: 

PRAIAMARNATAL HOTEL & CONVENTION
Setor de Reservas Fone: (84) 3092-8504
E-mail: reservas@praiamarnatal.com.br 

PRAIAMAREXPRESS
Setor de Reservas Fone: (84) 3092-8532
E-mail: reservas@praiamarexpress.com.br 

Para ter acesso às tarifas, é importante informar o nome do evento na ligação ou e-mail. 

Há inúmeros outros hotéis e pousadas nas proximidades do local onde será realizado o evento. Verifique a melhor opção para você pelos sites especializados.

ALIMENTAÇÃO

O local onde será realizado o XVIII ENANPUR – o Praiamar Natal Hotel –, em Ponta Negra, Natal-RN, é cercado por bons restaurantes de tipos de culinárias diversos e preços variados, como o conhecido CAMARÕES. Há também o MINA D’ÁGUA, o FAROFA D’ÁGUA, o PINGA FOGO, o FOGO E CHAMA, a CASA DE TAIPA TAPIOCARIA etc. Na esquina, há 2 Foodparks que abrem à noite.

CONTATO

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do XVIII ENANPUR por meio do email: xviiienanpur@gmail.com .

Local do Evento

Histórico de Notícias (Popup)

Um problema no sistema indicava que as vagas para as OFICINAS 01 (Apre(E)nder (com) o espaço urbano: narrativas sobre a cidade de Natal através dos desenhos de locação) e OFICINA 10 (Arena do Morro: mais do que um projeto de arquitetura) estavam esgotadas. Não estão e, por conta deste problema, há ainda bastante vagas. Há também algumas vagas disponíveis em outras oficinas. Vejam as descrições no site e façam a inscrição pelo sistema. Não haverá inscrição para as oficinas NA HORA, mesmo que sobrem vagas, por conta da necessidade de realização de seguro (já incluído na inscrição).

Quem ainda não fez o pagamento da taxa de inscrição (coautores de trabalhos dos STs, participantes de sessões livres já confirmadas, outros participantes, ouvintes), pode fazê-lo até a data do evento. A secretaria do ENANPUR também receberá pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO durante o evento no CREDENCIAMENTO. 

PROGRAMAÇÃO geral, com os dias, horários e locais de todas as atividades do XVIII ENANPUR, já está disponível no site.

Há ainda vagas nas OFICINAS (pré-eventos, realizados no sábado, dia 25, e domingo, dia 26 de maio). Vejam as descrições no site e façam a inscrição pelo sistema. As inscrições das oficinas estarão abertas até o dia 15/05. Não haverá inscrição para as oficinas NA HORA, mesmo que sobrem vagas, por conta da necessidade de realização de seguro (já incluído na inscrição).

Todas as sessões temáticas foram divididas, pelas respectivas comissões científicas, em subsessões de 4 a 6 apresentações de trabalhos cada. Dos 839 trabalhos aprovados para apresentação, 791 foram confirmados com a efetivação das inscrições no evento. As subsessões foram ajustadas de acordo com este número final.

Como recomendação geral, considerando que cada subsessão temática terá duração de duas horas, cada apresentação de trabalho será de 12 a 15 minutos, a depender do número de apresentações em cada subsessão. Todos os trabalhos serão apresentados, após o que haverá um debate com o público presente durante o tempo restante. Os horários das sessões terão de ser seguidos com rigor por conta do encadeamento de atividades do evento e da necessária montagem/desmontagem de auditórios.

Quem ainda não fez o pagamento da taxa de inscrição (coautores de trabalhos dos STs, participantes de sessões livres já confirmadas, outros participantes, ouvintes), pode fazê-lo até a data do evento. A secretaria do ENANPUR também receberá pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO durante o evento no CREDENCIAMENTO.

A programação geral, com os dias, horários e locais de todas (menos dos STs) as atividades do XVIII ENANPUR já está disponível no site. A programação das apresentações nos STs estará disponível em breve, ou até o dia 13 DE MAIO, como anunciado na página. Para ir para a programação clique aqui.

Observem, por favor, que há 20 depósitos realizados na conta do evento que NÃO FORAM INSERIDOS no sistema de cadastro/inscrição (condição necessária à identificação do depositante). Quem ainda não o fez, INSIRA o recibo em sua área de inscrição do XVIII ENANPUR (sisgeenco), IMPRETERIVELMENTE até a quinta, dia 2 de maio. Sem isso, o interessado não terá o nome/trabalho (se for o caso) incluídos na programação de STs/caderno de resumos impresso, embora seja ainda possível incluí-los depois na versão online. (Obs.: nos pagamentos por empenho, a Nota de Empenho deve ser inserida no sistema de cadastro/inscrição.) 

Quem ainda não fez o pagamento da taxa de inscrição (coautores de trabalhos dos STs, participantes de sessões livres já confirmadas, outros participantes, ouvintes), pode fazê-lo até a data do evento. A secretaria do ENANPUR também receberá pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO durante o evento no CREDENCIAMENTO.

A programação de SESSÕES LIVRES E SESSÕES ESPECIAIS já foi divulgada, mas alguns ajustes foram feitos. Favor, verifiquem em PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
A programação geral, com os horários das apresentações nas Sessões Temáticas, estará disponível ATÉ o dia 13 DE MAIO, como já anunciado na página.

A participação no ENANPUR só será confirmada com o pagamento da taxa de inscrição.

Para quem irá apresentar trabalhos nas SESSÕES TEMÁTICAS, para que tenham seus trabalhos incluídos na programação final e caderno de resumos impresso, é necessário que o pagamento seja realizado por pelo menos UM/A coautor/a, impreterivelmente, até o dia 15 DE ABRIL. Os/as demais coautores/as presentes ao XVIII ENANPUR poderão pagar a taxa de inscrição posteriormente, se quiserem, porém não terão qualquer desconto (ver informação sobre os valores no site, em TAXAS DE INSCRIÇÃO).

Para inclusão de SESSÕES LIVRES na programação final e caderno de resumos impresso, é necessário que pelo menos UM/A participante tenha pago a TAXA DE INSCRIÇÃO, impreterivelmente, até o dia 15 DE ABRIL. Os/as demais apresentadores/as presentes ao XVIII ENANPUR poderão pagar a taxa de inscrição posteriormente, se quiserem, porém não terão qualquer desconto (ver informação dos valores no site, em TAXAS DE INSCRIÇÃO).

A secretaria do ENANPUR também receberá pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO durante o evento no CREDENCIAMENTO.

Nos pagamentos por empenho, a Nota de Empenho deve ser anexada à área do interessado no sistema sisgeenco.

(Informação publicada em 26/03/2019)

A participação no ENANPUR só será confirmada com o pagamento da taxa de inscrição. Para inclusão na programação final e caderno de resumos impresso, em particular para quem irá apresentar trabalhos nas sessões temáticas, é necessário que o pagamento seja realizado, impreterivelmente, até o dia 15 de abril.

Vejam o link para a LISTA DE TRABALHOS APROVADOS NAS SESSÕES TEMÁTICAS (STs) em ATIVIDADES / SESSÕES TEMÁTICAS.

Vejam o link para a LISTA DE PROPOSTAS DE SESSÕES LIVRES APROVADAS em ATIVIDADES / SESSÕES LIVRES.

Vejam o link para a LISTA DE PROPOSTAS APROVADAS PARA A OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO

O prazo para pagamento da taxa de inscrição COM DESCONTO máximo se encerra na segunda, dia 11 de fevereiro.

Como tanto os prazos para submissão, quanto o de divulgação dos resultados foram adiados, também será adiado o prazo para pagamento da taxa de inscrição COM DESCONTO até a segunda, dia 11 de fevereiro.

A participação no ENANPUR só será confirmada com o pagamento da taxa de inscrição. Para inclusão na programação final e caderno de resumos impresso, em particular para quem irá apresentar trabalhos nas sessões temáticas, é necessário que o pagamento seja realizado, impreterivelmente, até o dia 15 de abril.

Quem realizar o pagamento da taxa após esta data, poderá ainda ter seu trabalho publicado nos ANAIS eletrônicos e poderá frequentar o ENANPUR, mas não poderá apresentar trabalho nos STs porque não estará na programação.

No caso das sessões livres, cada um dos participantes/ palestrantes/ debatedores etc. têm de realizar a sua inscrição no sistema SISGEENCO e têm de pagar a taxa de inscrição.

Informamos ainda que todos os resultados das sessões temáticas já estão disponíveis no sistema SISGEENCO. Não há mais qualquer pendência.

Ainda estamos entrando em contato com os proponentes de 25 sessões livres (aprovadas na RESERVA) para confirmar participação, se desejarem, em auditórios menores, de 30 ou 40 lugares. Também já foi divulgado o resultado da análise dos/as candidatos/as para a Oficina de Pós.

Estamos preparando as LISTAS de aprovados, em cada sessão temática e de todas as sessões livres, para divulgação no site, mas precisamos de alguns dias para concluir esta tarefa.

Também já foram enviadas as cartas de aceitação para os proponentes de sessões livres aprovadas (uma carta geral por sessão, incluindo os nomes de todos os participantes). Elas tiveram de ser preparadas uma a uma porque muitos não incluíram os nomes dos palestrantes nos campos do sistema, elencando todos no documento PDF anexo, impossibilitando a geração de mala direta. Enviaremos as cartas dos 25 aprovados na reserva tão logo confirmem o interesse da participação nas condições informadas.

Para os que tiveram trabalhos aprovados em sessões temáticas, as cartas estão no sistema SISGEENCO

ESCLARECIMENTOS:

TODOS OS RESULTADOS DAS SESSÕES TEMÁTICAS FORAM DIVULGADOS:

1. Algumas pessoas visualizaram aprovação como “poster” no sistema. NÃO há POSTER no ENANPUR. Trata-se de erro na plataforma da SISGEENCO, já corrigido. O termo correto é: APROVADO APENAS PARA INCLUSÃO EM ANAIS.

HÁ 25 PROPOSTAS DE SESSÕES LIVRES, AINDA MARCADAS COMO “EM ANÁLISE” (AMARELO):

2. Tivemos 130 propostas, das quais 55 foram APROVADAS. Mais 10 propostas estão na RESERVA (para o caso de haver desistência). Entraremos em contato com os interessados (seguindo a prioridade estabelecida pela comissão avaliadora) para eventual acomodação das sessões em reserva em Auditório menor, de 30 ou 40 lugares, se houver interesse. A comissão também deixou na reserva outras 15 propostas (reserva da reserva).

3. Na divulgação do resultado, no dia 20 de janeiro, embora 50 propostas tenham sido marcadas como NÃO APROVADO, apareceu no sistema SISGEENCO como “ACEITO”. Tão logo quando foi detectado, solicitamos ao operador do sistema a correção do problema, já realizada.

Pedimos desculpas pelo inconveniente.

Prazo para submissão de propostas de resumos para a OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO: 21 de dezembro de 2018. Divulgação dos resultados da avaliação dos trabalhos submetidos aos STs, propostas de Sessões Livres e para a Oficina de Pós-Graduação: até 21 de Janeiro de 2019

NOVOS PRAZOS:

Submissão de artigos para as Sessões Temáticas: 02/12/2018

Submissão de propostas de Sessões Livres: 02/12/2018

Submissão de propostas de resumos para a Oficina de Pós-Graduação: 21/12/2018

ESCLARECIMENTO:

O XVIII ENANPUR recebeu expressivo número de submissões de trabalhos (mais de 900) nas 16 Sessões Temáticas e propostas de Sessões Livres (mais de 90) até as 17:00 da quarta, dia 21 de novembro. Temos também quase 1600 registros no sistema SISGEENCO.

Muitos colegas (incluindo a própria secretaria da ANPUR) nos informaram de dificuldades de acesso à página do XVIII ENANPUR e ao sistema SISGEENCO, na tarde de hoje. Após análise, verificamos que este está funcionando adequadamente, mas pode ter ficado muito lento devido ao grande número de acessos ao mesmo tempo. Entendemos que, no início da noite, os acessos devem aumentar com a aproximação do horário de fechamento do prazo.

Decidimos, então, que o sistema SISGEENCO continuará aberto, até DOMINGO, dia 2 de dezembro de 2018,  23:59 no horário de Brasília, para submissão de trabalhos nos STs e de submissão de Sessões Livre. Evitem enviar seus trabalhos e propostas de última hora. O sistema não mais será reaberto.

Verificamos também que há algumas inconsistências, como duplicações e envios incompletos. Algumas pessoas não perceberam nas normas do evento – e isto foi objeto de muitos esclarecimentos – que a inclusão do trabalho COMPLETO é necessária para a submissão. Assim, permitiremos a todos/as que ainda não o fizeram que complementem e encaminhem as suas submissões. Durante o prazo de reabertura do sistema, é também possível reenviar seus trabalhos aos STs e propostas de Sessões Livres.

Informamos ainda que o prazo para submissão de propostas para a OFICINA DE PÓS-GRADUAÇÃO é a sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2018.

O nosso objetivo é permitir a toda a comunidade anpuriana a tranquilidade para realizar um bom trabalho. Faremos o que for necessário para facilitar o processo de submissão e análise dos trabalhos e propostas. Estamos monitorando o sistema e verificando os emails com frequência e, hoje, durante todo o dia.

Márcio Moraes Valença

Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros

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Normas Gerais

Cada professor/pesquisador/aluno de pós-graduação e graduação poderá ter até TRÊS participações nas Sessões Temáticas (STs) e Sessões Livres (SLs) do XVIII ENANPUR, sendo que poderá submeter, no máximo, DOIS trabalhos para as Sessões Temáticas. Serão computados os trabalhos submetidos como autor e/ou coautor. 

Para os artigos submetidos para apresentação nas Sessões Temáticas, será aceito um número máximo de QUATRO autores/as (primeiro autor e TRÊS coautores). Para as apresentações propostas nas Sessões Livres, serão aceitas apenas UMA coautoria (primeiro autor e UM coautor). 

A definição do número de trabalhos aceitos por Sessão Temática será proporcional ao número de submissões da respectiva sessão em relação ao total de trabalhos submetidos para todas as 16 Sessões Temáticas. 

Os casos omissos nestes critérios/normas serão decididos pelos coordenadores gerais.

Normas para Submissão

Sessões Temáticas – Normas para Submissão de Artigos 

Cada uma das 16 Sessões Temáticas (STs) será subdividida em SUBSEÇÕES, cujo número dependerá do número total de trabalhos aprovados. O número de trabalhos aprovados em uma Sessão Temática é proporcional ao número de submissões na sessão específica em relação ao total de submissões realizadas em todas as Sessões. Cada SUBSESSÃO terá duração máxima de DUAS horas. 

Os artigos COMPLETOS poderão ser propostos por professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, e serão analisados por comissão científica, composta por especialistas no tema da sessão. A Comissão Científica de cada uma das Sessões Temáticas selecionará os trabalhos com base na sua adequação formal, originalidade, relevância e contribuição científica e acadêmica para a ÁREA. 

Os trabalhos só poderão ser encaminhados por meio do sistema de submissão (SISGEENCO) disponível no website do evento (menu INSCRIÇÕES, CADASTRO/SUBMISSÃO). A avaliação é cega, por isso, o envio dos artigos deve seguir o modelo divulgado (ver TEMPLATE – SESSÃO TEMÁTICA) e não poderá ter qualquer identificação do/s autor/es. A identificação será feita em campos próprios no sistema online de submissão. No sistema, cada submissão terá de informar um RESUMO de, no máximo, 1.000 caracteres (aproximadamente 150 palavras), que será utilizado – se o trabalho for aprovado e o interessado realizar a sua inscrição – para inclusão no CADERNO DE RESUMOS impresso e nos ANAIS eletrônicos. O envio dos trabalhos deve ser em formato PDF. 

Cada artigo poderá ter, além do autor principal, no máximo, TRÊS coautores. Cada artigo terá limite máximo de 10.000 palavras. 

Serão aceitos para avaliação trabalhos em português, espanhol, inglês e francês. 

Os artigos aprovados serão distribuídos em duas categorias: os selecionados para a) apresentação oral e publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos; e b) para publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos apenas. 

Em ambos os casos, os interessados terão de realizar sua inscrição e pagamento de taxa dentro do calendário divulgado para ter a sua apresentação incluída na programação final, no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos. 

A apresentação de artigos nas Sessões Temáticas e a sua inclusão no Caderno de Resumos (impresso) e nos Anais (eletrônicos) estão condicionadas à inscrição e ao pagamento das taxas do evento por pelo menos um dos autores. Todos os autores/coautores presentes ao evento terão de realizar inscrição e pagamento de taxa.

Sessões Livres – Normas para Submissão de Propostas 

As Sessões Livres (SLs) poderão ser propostas por professores e pesquisadores e poderão incluir profissionais, representantes da sociedade civil (como técnicos e gestores públicos e representantes de movimentos sociais), estudantes de pós-graduação e de graduação, e serão analisadas por comissão científica, composta por renomados professores/as, sendo todos eles/as ex-presidentes da ANPUR. A avaliação NÃO é cega.

Cada Sessão Livre terá tempo de duração de DUAS horas, o que permite, no máximo, CINCO apresentações. O proponente pode ser um dos palestrantes, o debatedor – para permitir a discussão dos trabalhos com todos os presentes –, ou ambos.

Cada professor/pesquisador poderá propor apenas UMA Sessão Livre e poderá ainda participar de outras, contanto que o número máximo de participações no conjunto de STs e SLs não passe de TRÊS.

As Sessões Livres serão compostas por palestrantes de pelo menos 2 instituições diferentes e terão maior chance de aprovação aquelas com maior diversidade institucional/regional. A Comissão Científica selecionará as propostas com base também na sua adequação formal, originalidade, relevância e contribuição científica e acadêmica para a ÁREA.

As propostas a serem enviadas pelos organizadores devem conter os seguintes conteúdos:

. Título da Sessão Livre;
. Nome do/s proponente/s (máximo DOIS) e filiação institucional;
. Resumo geral expandido de 400 a 1.200 palavras;
. Nome, filiação institucional, Título e Resumo (de, no máximo, 200 palavras) para cada palestrante (máximo de CINCO, no total, incluindo proponente/s);

As propostas só poderão ser encaminhadas por meio do sistema de submissão disponível no website do evento, por PDF, conforme TEMPLATE – SESSÃO LIVRE.

No sistema de submissão, será também necessário incluir um RESUMO de até 1.000 caracteres (aproximadamente 150 palavras). Se a Sessão Livre for aprovada, será este resumo que irá aparecer no Caderno de Resumos impresso.

Para que a Sessão Livre, quando aprovada, seja incluída na PROGRAMAÇÃO FINAL, TODOS os participantes (organizador/es e palestrantes) terão de se inscrever no evento e pagar a taxa de inscrição.

Oficina de Pós-Graduação – Normas para submissão de propostas

Os interessados, doutorandos e mestrandos com pelo menos um ano de início como aluno regular, devem se inscrever previamente, apresentando um texto de duas a três páginas, indicando todos os itens abaixo e apontando a que tema seu trabalho se refere dentre os 16 das sessões temáticas do XVIII ENANPUR:

1. Nome, Programa, Mestrado ou Doutorado, Ano de início, Orientador.

2. Título da pesquisa

3. Sessão Temática pertinente

4. Qual a questão central da pesquisa

5. Objetivos

6. Metodologia: como abordará o tema para atingir os objetivos (não se trata de descrever procedimentos operacionais)

7. Principal bibliografia (cinco a dez indicações)

8. De que modo sua pesquisa dialoga com o tema da OFICINA, utopia – transformação, e o que aporta como debate e como contribuição

9. De que modo sua pesquisa dialoga com problemáticas regionais e com a discussão nacional e/ou internacional sobre o tema

10. Principais impasses e dificuldades (bases conceituais, referencial teórico, método, acesso a fontes, estrutura da tese, outros)

Prazo para inscrição: segue o mesmo calendário de submissão de trabalho ao XVIII ENANPUR.

Serão oferecidas 32 vagas. Quem não for selecionado ou não se inscreveu pode assistir.

A oficina será orientada por quatro docentes, que formarão dois grupos, cada um com 16 alunos. A atividade começa e termina com todos juntos e se desenvolve da seguinte maneira:

08:00 > 08:30 – Apresentação da proposta e sistemática de trabalho

08:30 > 10:30 – 4 alunos

10:30 > 12:30 – 4 alunos

intervalo

14:00 > 16:00 – 4 alunos

16:00 > 18:00 – 4 alunos

18:00 > 20:30 – Síntese e avaliação

Consiste em atividade didática de 15 horas de duração, sendo 11 de atividade orientada e 4 horas de trabalho individual de preparação do resumo e da apresentação e, ao final, redação de uma avaliação.

ATIVIDADE REALIZADA NO DOMINGO, 26 DE MAIO DE 2019, DAS 08:00 ÀS 20:30.

NÚMERO DE VAGAS: 32.

Datas Importantes

Inscrições e pagamentos de taxas: a partir de 20/06/2018 

Inscrição de livros para sessões de Lançamento: até o dia 15/04/2019 

Prazo final para pagamento da taxa de inscrição para ter o trabalho de ST e/ou a sessão livre incluídos no programa e CADERNO DE RESUMOS: 15/04/2019

Divulgação da programação final do evento: 13/05/2019 

Pré-evento (Oficinas): 25 e 26/05/2019

Evento: 27 a 30/05/2019 

Assembleia da ANPUR: 31/05/2019

Taxas de Inscrição

Profissionais

R$ 720
  • (Após 15/04/2019, o interessado não será mais incluído no livro de resumos)

Alunos de pós-graduação

R$ 430
  • (Após 15/04/2019, o interessado não será mais incluído no livro de resumos)

Alunos de graduação

R$ 240
  • (Após 15/04/2019, o interessado não será mais incluído no livro de resumos)

Observações

a. pagamentos por EMPENHO – realizados diretamente junto à secretaria da ANPUR – só serão aceitos se realizados e efetivados dentro do calendário divulgado (sugerimos, quando possível em suas instituições, que os colegas realizem o pagamento por processo de RESSARCIMENTO);

b. participantes das comissões científicas e comissão organizadora, incluindo a Diretoria da ANPUR, pagarão os mesmos valores especificados para os Alunos de graduação; 

c. quem não efetuar o pagamento até o dia 15/04/2019 não terá seu nome/trabalho incluído na PROGRAMAÇÃO FINAL, no CADERNO DE RESUMOS e nos ANAIS ELETRÔNICOS; 

d. todos os participantes das SESSÕES TEMÁTICAS, das SESSÕES LIVRES e das SESSÕES ESPECIAIS devem efetuar o pagamento das taxas de inscrição; 

e. no caso de coautorias (máximo 4 coautores ou autor + 3 coautores), podem apenas os (co)autores presentes ao Evento efetuar o pagamento de suas respectivas taxas de inscrição; 

f. estão isentos de pagamento da taxa de inscrição apenas os convidados das Mesas Redondas (o que não inclui as/os organizadoras/es) e o palestrante da abertura; 

g. há taxa adicional para quem desejar participar das OFICINAS (R$30,00 ou R$50,00 dia/cada), e da FESTA (R$30,00).

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REALIZAÇÃO

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